Sátira musical Os Bruzundangas no CCBb Brasília

de 30/5 a 23/6 · Brasília, DF
Sabrina Pivato da Paz
1
Rodrigo Machado · Brasília, DF
24/5/2024 · 0 · 0
 

Sátira musical Os Bruzundangas em temporada no CCBB Brasília

Uma inédita adaptação da obra de Lima Barreto para os palcos. Sob a direção de Dani Ornellas e Renato Carrera e com trilha original de Maíra Freitas, a montagem apresenta contundentes críticas sociais apontadas pelo autor 100 anos atrás

Quando Renato Carrera e Dani Ornellas decidiram oficializar sua companhia de teatro, o nome ainda não havia surgido, tampouco um texto de estreia. Foi quando Lima Barreto (1881-1922), se apresentou, saltando o livro Os Bruzundangas da prateleira de uma livraria para as mãos de Renato, que o leu, se apaixonou e decidiu montá-lo.

Assim começou a história da Bruzun Company, que deu nome à companhia composta por Hugo Germano e Jean Marcell Gatti, e os direcionou ao musical Os Bruzundangas. A comédia satírica dirigida por Dani e Renato estreia dia 30 de maio de 2024 no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília.

A peça, uma primeira adaptação da célebre literatura de Lima para o teatro, é uma comédia satírica que bebe da fonte do teatro de revista com números de vedetes. A dramaturgia que apresenta a vida brasileira, no começo da Primeira República, é composta de várias crônicas sobre a temática social brasileira através de um viés político.

Bruzundanga é um país fictício, com o qual o nosso Brasil contemporâneo tem afinidades com seus dilemas sociais, econômicos e culturais. Em cena, os quatro atores cantam, dançam e interpretam aventuras embaladas por canções originais na direção de Maíra de Freitas.

“Este texto endossa uma questão nossa, da nossa língua, nossa brasilidade, nossa realidade e com humor. Lemos o livro inteiro juntos e em voz alta, para entender o que daria pra transformar em dramaturgia. Trabalhamos sempre em cima do ator e da palavra, compreendendo a fala daquela época, realizando uma pesquisa consciente do que falamos em cena”, relata Renato Carrera.

Publicada postumamente em 1922, a obra de Lima privilegia os pobres, os boêmios e os arruinados, assim como a sátira que criticava de maneira sagaz e bem-humorada os vícios e corrupções da sociedade e da política. E este perfil veio ao encontro da demanda da companhia, que busca mostrar Lima Barreto de uma forma que ele não costuma ser mostrado.

“Não vemos uma foto do Lima sorrindo, por exemplo, só se fala que ele era alcoólatra e coisas do tipo, sendo ele é um dos nossos maiores escritores”, discute Dani Ornellas, que recorda: “na minha infância eu passava com meus pais pelo CCBB carioca sem adentrar o espaço, que parecia não ser feito para pessoas como nós, pretos. E, estrear na direção teatral naquele espaço e com esta peça, me fez sentir como um reforço do meu propósito de dar voz aos meus pais e a tantas outras pessoas pretas e indígenas que foram enterradas no entorno desse prédio e nele não puderam entrar. É muito significativo”, pondera Dani Ornellas.

À frente da direção musical, Maíra Freitas traz um colorido à encenação, onde imprime seu ritmo para as palavras de Lima Barreto. “De todas as letras, a única composta por mim é a que abre a montagem. As demais foram tiradas de frases do livro, buscando a rima e a coerência de ideias exprimidas por Lima”, revela Carrera, que escreveu as músicas sendo algumas em parceria com Maíra.

“Quando a gente fala em musical o pensamento vai na Broadway, né? Mas como podemos pensar nisso se a terra primeira, onde nasceu a música, foi a África, território onde, até hoje, as crianças trabalham o movimento corporal desde muito cedo? Então desconstruir a ideia de um musical eurocêntrico e americano, e conseguir fazer a música brasileira ressoar em corpos brasileiros me interessa como musical", complem

onde fica
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul
Temporada: de 30 de maio a 23 de junho de 2024
Horários: de quinta-feira a sábado, às 20h e domingo, às 18h
Capacidade do teatro: 327 lugares (sendo 7 espaços para cadeirantes e 3 assentos para pessoas obesas)
Duração: 90
quando ir
30/5/2024 a 23/6/2024
quanto custa
R$ 30 (inteira), e R$ 15 (meia)
website
https://ccbb.com.br/

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados