Espetáculo cômico alia circo e sustentabilidade
A bordo de um micro-ônibus, dois comediantes irão percorrer o DF de norte a sul. Em cada parada, apresentam um hilariante espetáculo circense e plantam uma semente de sustentabilidade
Antes de se conhecerem, Valentin Etcheves e Marcella Romar, ele de formação no circo e ela como gestora ambiental e artista, já haviam percorrido muitas paisagens desse grande Brasil e fora também. O que lhes rendeu oportunidades de aprendizado e experiência.
Agora, como fruto do encontro entre os dois, quase quatro anos atrás, chegou a vez de compartilharem - em dupla - tudo que sabem com o povo do DF, que os acolheu de braços abertos e gargalhadas, aquilo que alimenta a alma de um artista cômico. E nesse grande giro pelo DF, nos meses de junho e julho em com o sugestivo nome de CircomVida, está o desejo de levar arte, cultura e conscientização ambiental.
O CircomVida, apresentado pela Neo Energia e o Instituto Neo Energia e realizado com recursos da LIC - Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, irá percorrer 19 localidades do DF entre elas Escolas Públicas, Parque, Praças, Lares e Institutos de Assistência Social e Centro Cultural. Em alguns espaços as atividades serão abertas e gratuitas à comunidade em geral, enquanto em outras elas estarão restritas ao público assistido.
Para convidar o olhar, atrair a atenção e capturar o coração do respeitável público, Marcella e Valentin criaram dois personagens: Os Irmãos Sukulonsky, que são gêmeos, porém, de mães distintas, mas essa é uma outra história que não vem ao caso. Nas divertidas apresentações, que têm como enredo a história do Circo, os irmãos percorrem uma travessia aventureira que começa na Rússia, atravessa mares, desertos, planícies e montanhas até desembarcarem no Planalto Central.
A história narrada começa no circo tradicional de lona, daquele comandado por uma família e que passa de geração a geração. Até o contemporâneo, com integrantes que optam por viver em comunidade, ou não, se apresentam em espaços alternativos, residem em ambientes urbanos e, para se locomoverem, convertem veículos convencionais em picadeiros, o que os torna um dos atrativos.
Como é o caso do micro-ônibus dos Irmãos Sukulonsky convertido em Circo Móvel e cenário brincante. Onde tudo que eles precisam, cabe dentro, inclusive para as apresentações de malabarismo, equilíbrio, palhaçaria, dança e música. Inserido no roteiro do espetáculo está o cuidado em passar uma mensagem de harmonia entre as diferenças e sintonia com a natureza, ao utilizarem materiais que respeitam o meio-ambiente.
Recado que ganha acento ao final da apresentação, quando o público é convidado a conhecer o Circo Móvel. Um veículo vivo que busca ser o mais sustentável possível nas mãos desses dois artistas. Depois desse bate-papo, vem o contato com a terra por meio do plantio de uma muda de árvore nativa do Cerrado.
Para Marcella, “nosso planeta está vivenciando um colapso e temos a certeza de que a introdução dos conhecimentos de uma vida sustentável, sem danos ambientais, é importante e nossa responsabilidade”, se compromete. E para amplificar essa mensagem, “utilizamos a linguagem circense como meio de chamar a atenção para a preservação ambiental e a utilização de energias renováveis”, ressalta.
Em complementação à programação, Marcella e Valentin ministram, em cada uma das paradas, uma oficina com dinâmicas e brincadeiras. Por meio de jogos artísticos, conduzem os e as participantes para uma movimentação consciente. Atividade que tem como fundamento: no circo, o impossível é só uma questão de prática; e a magia acontece quando saímos da
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!