1º Encontro do Convivium Engenho de Farinha - Slow Food Florianópolis

10/11 · Florianópolis, SC
Foto: Marcia Riederer
Engenho dos Andrades. Tradicional engenho de farinha. Foto: Marcia Riederer
1
Marcelo Terça-Nada! · Belo Horizonte, MG
9/11/2007 · 76 · 2
 

*texto de divulgação / Convivium Engenho de Farinha

O Convivium Engenho de Farinha, localizado em Florianópolis, faz parte do Slow Food e já vem se reunindo há algum tempo. Tem a farinha de mandioca e a atividade dos engenhos tradicionais como sua bandeira, porém discute e atua pela preservação de todos os produtos regionais e pela valorização da agricultura familiar e melhoria de condições para essas famílias.

Fazer a farinha no engenho construído em 1860, um dos últimos de Florianópolis que ainda utiliza tração animal no processo, além de dar visibilidade ao saber fazer da comunidade, valorizar a cultura local, é uma oportunidade ímpar para que os membros do convivia se conheçam e vivenciem todo o processo de produção de farinha. Para finalizar, à noite confraternizam e saboreiam pratos preparados com a farinha de mandioca que cada um ajudou a fazer.

Os objetivos do Iº Encontro do Convivium Engenho de Farinha são integrar novos membros e propiciar um espaço para que as pessoas se conheçam, criem vínculos, e troquem informações sobre o que cada um faz, onde e com quem atuam. Buscou-se conceber algo que respeite a filosofia do Slow Food. Então, por que não preparar a farinha no Casarão Engenho dos Andrade ao longo do dia e utiliza-la no jantar?

A participação do Chef Ofir Oliveira do restaurante Sabor Selvagem (culinária e cultura da Amazônia) na preparação do jantar com um cardápio à base produtos oriundos da mandioca prestigia o evento e permite a articulação e a valorização de saberes de diferentes culturas.

No dia 10 de novembro de 2007 estarão iniciando oficialmente as atividades do Convivium Engenho de Farinha com este grande evento:

A FARINHADA
9:30 Raspagem da Mandioca
10:30 Cevagem da Mandioca
11:00 Prensagem e retirada do tucupi
12:30 Almoço
14:30 Exibição de filmes
16:30 A torra da farinha
17:30 Café comunitário (traga um bolo, uma rosca de polvilho, biju...)
19:30 Apresentações
» O que é o Slow Food - Márcia Riederer
» O papel dos agricultores - Seu Osmar
» O papel das universidades - Bianca & Jucinei
» Os chefs no slow food - Chef Ofir
» O Convivium Engenho de Farinha - Claudio Andrade
20:00 Jantar do Chef Ofir preparado com a farinha feita durante o dia e os produtos trazidos pelos produtores convidados.

Slow Food
O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989, como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo. Saiba mais: www.slowfoodbrasil.com

Convivium
Os Convivia são a expressão local da filosofia Slow Food. Eles articulam relações com os produtores, fazem campanhas para proteger alimentos tradicionais, organizam degustações e palestras, encorajam os chefs a usar alimentos regionais, indicam produtores para participar em eventos internacionais e lutam para levar a educação do gosto às escolas. E, o mais importante: cultivam o gosto ao prazer e à qualidade de vida no dia-a-dia. Saiba quais são os Convivia Slow Food no Brasil

onde fica
O Engenho dos Andrade fica no Caminho dos Açores, nº1180, Santo Antônio de Lisboa, ao lado do restaurante Samburá, em Florianópolis.
quando ir
10/11/2007
quanto custa
Se você é produtor, informe os produtos que trará, se não é produtor, o valor de adesão é de R$ 25,00 por pessoa.
Favor confirmar sua participação com Cláudio no fone (48)32352572
website
http://www.slowfoodbrasil.com/
contato
florianopolis@slowfoodbrasil.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Candice Gonçalves
 

Só tenho isso a dizer: a-do-rei! quero fazer parte dessa comunidade do Slow Food!!!! Como faço? Abraços.

Candice Gonçalves · Crato, CE 9/11/2007 01:14
sua opinião: subir
Marcelo Terça-Nada!
 

Ei Candice,
Que legal que você adorou! O Convivium Slow Food mais próximo de você está em Fortaleza, você pode se associar a esse Convivium ou criar um novo na sua cidade. Dê uma olhada no site do Slow Food para ter mais informações:
- Convivium Slow Food
- Quais são os Convivia que já existem
- Como se associar

Tem um texto que publiquei aqui no Overmundo sobre o encontro nacional do Slow Food que aconteceu no começo de outubro de 2007, acho que você vai gostar: Um brinde à diversidade gastronômica
Abraços,
Marcelo

Marcelo Terça-Nada! · Belo Horizonte, MG 9/11/2007 09:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados