Na semana que se completa 10 anos que Plínio Marcos partiu para outras “Quebradas”, como costumava dizer (19/11/99), receberemos o jornalista, ator, diretor de teatro e amigo de Plínio, Oswaldo Mendes, autografando “Bendito Maldito – Uma Biografia de Plínio Marcos”. Na mesma tarde haverá o lançamento de “Sol dos Poros”, do poeta Ricardo Carneiro e Silva, segundo livro publicado pelo selo O Autor na Praça. Haverá leituras de textos de Plínio e poesias de Ricardo. Contaremos com a participação de Kiko Barros, filho do Plínio, Carlos Costa, o Carlão do Boné e outros amigos e admiradores do grande dramaturgo brasileiro e do poeta. Também estaremos lembrando os 50 anos da primeira montagem de “Barrela” (01/11/1959) e comemorando os 10 anos do Espaço Plínio Marcos, onde acontece quinzenalmente O Autor na Praça, que começou com Plínio em maio de 1999. Contaremos com a participação do Grupo Sombrero de Teatro, que estão em cartaz no Teatro Irene Ravache, com a peça “Grito!” e integrantes do elenco de “Homens de Papel”, em cartaz no Teatro Coletivo, peças com textos de Plínio Marcos na cidade de São Paulo. Visite o sítio oficial de Plínio Marcos: www.pliniomarcos.com, outras informações abaixo.
Sobre o livro “Bendito Maldito – Uma Biografia de Plínio Marcos”, a biografia de um dos maiores dramaturgos brasileiros foi escrita por Oswaldo Mendes, crítico de teatro e amigo de Plínio desde 1969. O lançamento da biografia coincide com os 50 anos da estréia de “Barrela”, primeira peça de Plínio Marcos, que em 1º de novembro de 1959 fez uma única apresentação em Santos, sendo proibida em seguida. Ao escrever a biografia, Mendes reproduziu a estrutura de uma clássica peça em três atos. Ela permite acompanhar, dramaticamente, a evolução do personagem, enquanto outras vidas cruzam seu caminho. No primeiro ato, o herói se apresenta, define caminhos, faz opções que determinarão a sua história. No segundo ato, uma sucessão de acontecimentos aflora as certezas e as contradições, os conflitos explodem. No terceiro ato, o desfecho que sintetiza as ações de uma vida inteira. Uma linha do tempo acompanha a narrativa e permite ao leitor identificar a época em que aconteceu a ação e o ajuda a entender motivações de muitos episódios.
Sobre o livro "Sol dos Poros" - A ARTE POÉTICA - A poesia tem como alimento principal tudo aquilo que a leva ao encantamento. Sem a magia, não existe beleza, não existe o arrebatamento. A violência, o erotismo, muitos são os registros que permitem a criação literária e naturalmente é fundamental que haja uma incessante busca pelo novo, pelas transformações e particularmente pela eliminação das costuras que levam ao lugar-comum.
Nesse seu livro de estreia, “Sol de Poros”, o poeta Ricardo Carneiro e Silva põe-se à prova. A ousadia leva à maturidade e somente se expondo, outros universos serão alcançados. Digo sempre: devemos experimentar. Própria dos jovens, sua alma inquieta conduz-nos a uma viagem na qual se observa uma representação do Eu metafórico, o subjetivo, e um extenso comprometimento com a invenção. As imagens, o movimento, são peças claras de significação de sua poética, como: “ao ir-me indo/vou para onde ninguém/ousou buscar”.“...Agora escrevo o amanhã/por não saber se há.” Esta publicação de começo deve ser saudada. É um exercício de descortinamento que se acentua, que se cerca essencialmente da cumplicidade com a poesia e com a palavra. (Celso de Alencar)
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!