10º Catavídeo exibirá em Florianópolis cerca de 100 produções audiovisuais

de 31/10 a 07/11 · Florianópolis, SC
O objetivo está em estabelecer um canal livre de exibição e discussão.
1
Phelipe Janning · Florianópolis, SC
28/10/2008 · 82 · 5
 

O 10º Catavídeo vem aí cheio de novidades. Durante uma semana, a cidade vai poder conferir o que foi produzido durante o último ano em audiovisual catarinense. A mostra apresenta cerca de 100 vídeos somando quase 13 horas de produções realizadas no Estado, muitos deles ainda são inéditos. Além da programação oficial, serão oferecidos cursos e oficinas profissionalizantes, mesas de debates e mostras alternativas. O evento acontece no Sesc Prainha, em Florianópolis, de 31 de outubro a 7 de novembro.

Para abrir a mostra, um vídeo comemorativo irá exibir registros e entrevistas dos dez anos de evento. Em seguida será apresentado o longa-metragem "Sistema de Animação", documentário de Alan Langdon e Guilherme Ledoux, que apresenta a trajetória do baterista Toicinho, seguido de um pocket show com bate-papo.

Vídeos experimentais, vídeo-arte, animação, ficção e documentários fazem parte da programação oficial, que acontece sempre às 19 horas. Nos dias 1º e 2 de novembro acontecem as sessões alternativas: "Sob o Teu Olhar", às 16h, exclusiva para documentários e a "Sessão Maldita", às 23hs, em frente a Kibelândia, no centro da cidade.

Durante a Mostra serão oferecidas três oficinas profissionalizantes. "Direção de Arte" será ministrada por Fátima Lima, professora de Cenografia da Udesc e Direção de Arte na Unisul; "Formatação de Projeto" com o Pedro MC; e "Documentário e Som" com Iur Gomez e Bob Barbosa, oferecidos em parceria com a Casa Brasil, que atua em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano. O projeto leva às comunidades ações em tecnologias livres aliadas a cultura, arte, entretenimento, articulação comunitária e participação popular. Para Thiago Skárnio, coordenador da Alquimídia, a idéia é trabalhar com a comunidade visando a inclusão social. "Ficamos muito contentes em aproximar dois projetos importantes.” As vagas serão abertas ao público em geral.

As oficinas e mesas de debates acontecem durante o dia. Este ano também serão realizados dois eventos externos: "Circuito em Construção", que traz as discussões dos seminários estaduais para a auto-sustentabilidade cineclubista, encontro realizado no Rio de Janeiro; e Ovonovelo, evento em comemoração aos 40 anos do Grupo de Cinema Universitário Amador (GUCA), que será realizado no Cineclube Nossa Senhora do Desterro - CIC.

Também está previsto na programação um bate-papo com o pessoal do Anima King, produtores do "Minhocas", primeiro longa de animação produzido no Estado. Participam da conversa Arthur Nunes, diretor do filme, Poli, coordenador de produção e Demian Costa, desenhista e animador 2D.

Lançamentos

A programação exibirá o lançamento de dois vídeos-documentários. “Cine Art 7: Os descaminhos da memória”, antigo cineclube da capital, é narrado e apresentado por seu idealizador Darci Costa, que trás um panorama das antigas salas de cinema de rua. Já o vídeo “Desconstruindo o estigma”, idealizado pela Ong Adeh Nostro Mundo, mostra a constituição da identidade das travestis, e os transtornos psicológicos que sofrem ao encarar a sociedade.

Produções

Boa parte dos vídeos inscritos foram produzidos em Florianópolis e nos municípios de São José, Itajaí, Blumenau, Joinville, Timbó, Balneário Camboriú, Tubarão e Criciúma. Além de formar público, a mostra também pretende incentivar ainda mais a produção audiovisual, através da troca de experiência.

Para Iur Gomes, presidente do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine), o evento vem se destacando desde a sua primeira edição, em 1999. “O Funcine entra na parceria como um dos suportes financeiros, na tentativa de ampliar a distribuição dos vídeos gerados no Estado, que normalmente são engavetados e não circulam em festivais.”

Confir

onde fica
Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100
Centro - Florianópolis - SC
Fone: 3229-2200 / 3229-2208

Cineclube Nossa Senhora do Desterro
Centro Integrado de Cultura - CIC
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600
Agronômica

Casa Brasil
Unidade Florianópolis I
Endereço: Rua 13 de Maio 76, Prainha
Centro
quando ir
31/10/2008 a 07/11/2008
quanto custa
Mostras, oficinas e debates com entrada gratuita.

A festa comemorativa de abertura será realizada no Célula, sexta dia 31, junto com a comemoração dos 10 anos do grupo Pintô Sujera, com as bandas:
- Gubas e os Possíveis Budas
- Massiva
- Coletivo Operante
website
www.catavideo.org
contato
Programação completa no site

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Felipe Obrer
 

Vale o lembrete: na sexta-feira haverá exibição do Sistema de Animação no SESC da Prainha.

Abraço,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 27/10/2008 09:54
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Luiz Mazzaropi
 

Parabens e sucesso
André Luiz Mazzaropi
O Filho do jeca
www.andreluizmazzaropi,com.br

Andre Luiz Mazzaropi · Taubaté, SP 27/10/2008 17:01
sua opinião: subir
Renato Turnes
 

Vale a pena conferir a Mostra e todas as atividades do Catavídeo, um espaço de exibição livre, de total diversidade audiovisual.
Ótimo texto!
Abraços

Renato Turnes · Florianópolis, SC 27/10/2008 19:04
sua opinião: subir
asdra
 

Porque não pensei nisso antes......
carálho...
podia fazer uma mostra para fumentes inveterados no Blues!

asdra · Florianópolis, SC 27/10/2008 19:19
sua opinião: subir
guteen
 

esta cidade tem que ressuscitar os cinemas finados no centro parabéns a iniciativa!!!

guteen · Florianópolis, SC 1/11/2008 19:24
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados