Quem curte arte contemporânea, não pode deixar de conhecer o 14º. Salão da Bahia, no Museu de Arte Moderna da Bahia, entre 17 de dezembro de 2007 e 17 de fevereiro de 2008. São pinturas, esculturas, performances, fotografias, vídeos, instalações e intervenções. Caleidoscópios para todos os gostos!
Em sua 14ª. Edição, o Salão inova ao abrigar também os vencedores dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia 2007. As obras premiadas nas edições dos Salões realizados em Juazeiro e Feira de Santana, reúnem trabalhos entre gravuras, instalações, vídeo e a mais nova premiação que contempla a produção reflexiva, ou seja, artigos e projetos de curadoria.
O Salão da Bahia traça um importante panorama da produção da arte contemporânea brasileira com especial destaque para a produção baiana. Foram mais de 1.500 artistas inscritos, reunindo um total de 2.332 trabalhos vindos de quase todos os estados brasileiros. O Salão reafirma seu caráter de amplitude nacional na medida em que traz, entre os selecionados, trabalhos de artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Ceará.
Do total de inscritos, foram selecionados 41 artistas, cujas obras passaram por uma rigorosa avaliação da comissão de seleção que também direcionou o trabalho de curadoria da exposição do 14º Salão da Bahia.
Solange Farkas, diretora do MAM e curadora geral do 14º Salão da Bahia, é a responsável pela criação de um novo conceito de montagem, ampliando o percurso expositivo do Museu e explorando todas as possibilidades do Solar do Unhão (edificação do século XVII, localizada em sítio histórico) dentro de uma perspectiva que respeita o conteúdo simbólico e a estética que trazem em si. A idéia é que as obras dialoguem com o público, refletindo um conceito estético global do Salão, não limitando a experiência do visitante a cada trabalho, mas sim, o convidando a apreciar o todo.
Premiação
Serão seis prêmios de aquisição no valor de R$ 15 mil cada um e as obras premiadas passarão a fazer parte do acervo do MAM. Além destes prêmios, este ano, foi criada uma premiação especial para artistas baianos. Trata-se da concessão de três residências artísticas, sendo uma na França, uma na Inglaterra e outra em São Paulo.
O processo da residência consiste no custeamento da estadia e de toda a infra-estrutura para que o artista desenvolva seu trabalho dialogando com a arte contemporânea em voga no mundo. Com a inserção do resultado desse trabalho no ambiente baiano, espera-se um enriquecimento da produção local.
Catálogo
O catálogo desta edição, que será lançado em janeiro, tem projeto gráfico criado pela dupla de artistas Detanico&Lain, imagens e textos conceituais e referenciais dedicados aos artistas e suas obras.
Salão como ponto de reflexão
Uma das propostas do Salão da Bahia é incentivar o contato dos cidadãos baianos e de visitantes com as artes visuais contemporâneas, passando a ser um ponto de reflexão e um local para discussão. Nesse sentido, o Núcleo de Arte e Educação preparou uma programação especial com visitas guiadas e ciclos de palestras. Os eventos serão gratuitos e abertos para toda a comunidade.
Ótima dica, Iuri!
Abraço
http://interludios.blogspot.com
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!