Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

2º Seminario CRIATIVIDADE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA

de 13/11 a 20/11 · Belo Horizonte, MG
Rolim. A.R.
programação
1
Luisy Silva · Belo Horizonte, MG
13/11/2009 · 1 · 0
 

O CETEC* e a UFMG realizam de 16 a 20 de novembro a segunda edição do seminário “Criatividade, Educação, Tecnologia” no auditório 4 da FACE-UFMG. A programação começa na segunda-feira, dia 16/11, às 18 hs, com o psicanalista Célio Garcia (estratégias de sobrevivência e criatividade) e Bernardo Jefferson (Pós-grad. FAE) que analisa a criatividade no cotidiano. Na terça-feira, Alfredo Gontijo (CETEC e Física-UFMG) aborda fenômenos auto-organizados e a criatividade enquanto Nívio Ziviani (Prof. Titular do DCC) discute a sua experiência no tema. No dia 18, Nelson Vaz (ICB-UFMG) apresenta Biologia e Criatividade enquanto o filósofo Ricardo Fenati pergunta se desejamos mesmo ser criativos. Na quinta-feira, Eunice Alencar (UCB-DF) aborda os desafios da criatividade na educação e José Cabral Filho discute a criatividade no ensino de Arquitetura. Na sexta-feira 20, 14 hs, é a palestra do filósofo inglês David Miller (Univ. Warwick) sobre relações entre Ciência e Tecnologia. Miller trabalhou com Karl Popper e é reconhecido como o principal intérprete da corrente de pensamento fundada pelo famoso filósofo. Haverá tradução simultânea da palestra.
*CETEC (Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais), centro de pesquisas estadual vinculado à Sec. De C&T de MG

PROGRAMAÇÃO :
16 a 20 novembro 2009

16/11 segunda -18hs
Célio Garcia - Psicanalista, Doutor em Psicologia e professor aposentado da UFMG.
Estratégias de sobrevivência e criatividade.

Bernardo Jefferson - Doutor em filosofia, atua nas áreas de Educação, Filosofia e História da Ciência. É coordenador do programa de pós-graduação em Educação da UFMG.
A criatividade cotidiana e as históricas resistências institucionais

17/11 terça-feira – 18hs
Alfredo Gontijo – Professor titular do Departamento de Física da UFMG e presidente do CETEC.
Critividade e fênomenos auto-organizados.

Nivio Ziviani - Professor do Departamento de Ciência de Computação da UFMG. É Professor Emérito do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
Algoritmos, Ciência da Computação e Recuperação da Informação.

18/11 quarta-feira – 18hs
Nelson Vaz - Doutor em Bioquímica e imunologia, professor titular do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
Biologia e Criatividade

Ricardo Fenati – Filósofo, professor aposentado da UFMG e professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.
Criatividade. É isto mesmo que desejamos?

19/11 quinta- feira -16hs
Mesa Experimental- Apresentação e debate de experiências educacionais em criatividade e tecnologia.

Augusto Borges – Escola Libertas.
Alexandre Campos e Manuel Guerra – Oi Kabum.
Francisca Caporali – Educadora independente em Nova York.
Fernando Pacheco – TecnoArte – Cetec.
Mediador – Roberto Andrés – Arquitetura – UFMG

18hs
Palestras
Eunice Alencar – Doutora em Psicologia, Professora na Universidade Católica de Brasília. Atua nas áreas de psicologia escolar e educacional.
Criatividade na Educação : Importância e desafios.
José Cabral Filho – Doutor em Arquitetura, Professor da UFMG e Coordenador do LAGEAR (Laboratório Gráfico para Experimentação de Arquitetura). Atua nas áreas de arquitetura e tecnologia da informação.
Da representação multimidial às interfaces tangíveis.

20/11 sexta-feira 14h
Palestra de encerramento
David Miller – Colocando a Ciência para Trabalhar

David Miller foi assistente de Karl Popper nos anos de 1960 na London School of Economics com quem trabalhou durante 30 anos. É professor do departamento de filosofia da Universidade Warwick (Inglaterra). É membro da sociedade Britânica de Filosofia da Ciência. Secretário do Colóquio Britânico de Lógica e preside o Comitê Nacional de Lógica, Metodologia e

onde fica
Faculdade de Ciências Economicas - UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - BH/MG
quando ir
13/11/2009 a 20/11/2009
quanto custa
entrada franca
contato
(31) 3489-2320
arq.luisabelle@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados