3 Dias ou Menos: Temporada de descentralização

de 14/4 a 12/5 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
"3 dias ou menos" discute a violência urbana
1
Bete F Nogueira · Rio de Janeiro, RJ
14/4/2016 · 0 · 0
 

Shakespeare não errou. Ninguém duvida que a vida transborda som e fúria em pleno século 21. Em sua nova trilogia, a Cia. Sala Escura de Teatro quer falar disso e ampliar o território do diálogo com o público. Na peça 3 Dias ou Menos a violência urbana serve de mote para contar uma história cheia de surpresas e poesia. Investe também em sensorialidade. De cara, ao chegar ao teatro, o público se depara com uma instalação de caixas de som, criadas pelo artista Flávio Graff, que fornecem todo o cenário para os atores contarem a história, que teve primeira temporada em 2015 no Sesc de Copacabana.

Além de comemorar cinco anos, tempo em que realizou montagens de sucesso junto ao público e à crítica (caso da ótima Trilogia dos Sonhos), a Sala Escura de Teatro, fundada pelo autor e diretor Iuri Kruschewsky e pela atriz Ana Beatriz Macedo, celebra também a conquista de seu primeiro edital, o Viva a Arte!, combustível para por na rua um projeto antigo e transitar por toda a cidade com a montagem, dialogando a respeito do uso de armas na engrenagem da violência. Recado que será dado a partir do dia 20 de abril, quando estreia no Teatro Ipanema, ocupando o horário alternativo, mas também emendando apresentações em Arenas e Lonas Cariocas das Zonas Norte e Oeste e escolas municipais de toda a cidade até maio. Além dos espetáculos, haverá oficinas e conversas com a equipe de criação, após as apresentações.

A cenografia, assinada pelo premiado artista multimídia Flávio Graff, é uma instalação cênica onde diversas caixas de som vazadas são dispostas de maneira que se criem, pelo palco, diversas sonoridades e ambientes. Os desenhos de luz e som são apontados como outro diferencial da montagem. A sonoplastia assume um co-protagonismo por meio de um sistema de som surround, com diversas caixas de som acomodadas pelo teatro que, aliadas a um jogo de sombra, convergem para o estabelecimento do suspense. “Uma brincadeira com o home theater, já que nossa peça preza muito pelo clima de suspense e o surround normalmente é um aliado para filmes desse gênero. Assim como a luz, desenhada por Ana Luzia de Simoni e João Gioia que, através de muitos jogos de sombra, nos darão esse clima clássico do suspense”, continua o diretor.

Sobre a história
3 Dias ou Menos mira no cotidiano de cinco jovens, cujas vidas se conectam através de um mesmo revólver, que circula ilegalmente pelo Brasil. De onde veio e para onde vai a dita cuja é o mistério da trama quando a arma chega às mãos de uma mulher que a compra para se defender. Ou não. “Pinceladas ficcionais e romantizadas conduzem a narrativa e o jogo cênico vai apresentando situações limites vividas pelos personagens. Escrevi tudo com bastante leveza e até com tintas lúdicas para suavizar o peso do tema”, destaca Iuri. Atriz e também fundadora da Sala Escura de Teatro, Ana Beatriz Macedo vai além: “O que nos motivou foi falar também da afetação da nossa sensibilidade nos dias de hoje, a resposta que nossa emoção dá aos fatos da realidade”.

Cidadania e Educação
A possibilidade de circular por várias áreas da cidade partida tem razão de ser, como ressalta o produtor Matheus Marques: “A ideia é construir um diálogo horizontal unindo o teatro e uma imersão social junto a estudantes e público em geral. Para isso, foi estabelecida uma estrutura que conta com um grupo de Articuladores, produtores e gestores culturais que atuam localmente e podem mobilizar o público de cada lugar em que 3 Dias ou Menos for apresentada. Teremos também agentes da equipe da Produtora Fomenta para triangular junto às ações da imprensa e potencializar os canais de informação junto às platéias”.

onde fica
Teatro Ipanema
Temporada de 20 de abril a 12 de maio.
Quartas e quintas, às 20h.
Ingressos a R$ 10.
Duração: 75 min. Horário de bilheteria: 14h às 22h. Tel 21 2267-3750.
quando ir
14/4/2016 a 12/5/2016, s 20:00h
quanto custa
R$ 10.
website
www.salaescuradeteatro.com.br/
contato
Bete Nogueira (99826-9001)

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados