40º Festival de Inverno da UFMG

de 13/7 a 26/7 · Diamantina, MG
Universidade Federal de Minas Gerais
1
Mariano Vale · Diamantina, MG
7/6/2008 · 124 · 2
 

Arte: Essencial é o tema do Festival de Inverno 2008 da UFMG, que será realizado em Diamantina, a 292 quilômetros de Belo Horizonte, de 13 a 26 de julho, com oficinas de formação, mostras e apresentações. A 40ª edição do evento foi lançada ontem, em cerimônia oficial no auditório da Reitoria, no câmpus da Pampulha, em BH, e contou com a exibição do filme 40 Invernos, de Evandro Lemos e Sérgio Vilaça, concerto da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG e abertura da exposição 40 encontros entre a arte e o conhecimento.

Para Maurício Campomori, diretor geral do festival, este é um ano especial, de reflexão, análise e revisão das ações realizadas em quatro décadas voltadas para o desenvolvimento da arte e da cultura.

“Certamente, este é o festival mais importante porque foi pioneiro e gerou conceito que vem sendo inclusive transformado por outros realizadores. Este ano, voltamos nosso olhar para o que é essencial na arte, o que de fato importa à força criadora e o que nos ajuda a olhar para o futuro”, afirma o coordenador. Campomori lembra que esses são elementos determinantes num momento de grande pragmatismo que influencia artistas em todas as áreas.

Curador do festival, Fabrício Fernandino observa que nesses 40 anos o evento investiu no aprofundamento da arte contemporânea, potencializando experiências interdisciplinares dos processos de criação. Desta vez, é chegado o momento de refletir para onde apontaram as realizações. “Vamos fazer uma espécie de pausa, parar para respirar e repensar os acontecimentos, voltando às origens, filosoficamente e também na prática”, adianta o curador. Fernandino conta que cada uma das áreas (música, cênicas, audiovisuais, plásticas e literatura) terá oficinas de especialização, mas também para iniciantes, como uma oportunidade de revisitar as bases do aprendizado. Outra novidade é que serão selecionados participantes que farão visitas à comunidade quilombola da região para que seja construído um espetáculo e uma performance multimídia e interdisciplinar que serão apresentados no final do festival. “Será a festa da criação, com instalação em um prédio da cidade”, acrescenta o curador.

Este ano, o Festival de Inverno da UFMG oferece 884 vagas em 50 oficinas e cursos de atualização. Coordenador da área de música, o professor Mauro Rodrigues resume a temática do evento: “O essencial é a busca. Apostamos nisso porque está na arte o que há de mais íntimo, profundo e humano”.

onde fica
Diamantina - Minas Gerais
Diamantina esta a 298 Km de Belo Horizonte.
O acesso é feito através de rodovias federais, a partir da capital mineira.
quando ir
13/7/2008 a 26/7/2008
quanto custa
Inscrição: de 3 a 20 de junho
Matrícula: de 25 de junho a 7 de julho
Inscrições no site, o formulário está disponível no www.fundep.ufmg.br. O prazo para inscrição em atividades sem seleção prévia é de 25 deste mês a 10 de julho.
R$ 30,00 (trinta reais)
Crianças de até 12 anos - R$ 15,00
website
http://www.ufmg.br/festival/
contato
www.fundep.ufmg.br
callcenter@fundep.ufmg.br
(31) 3409.4220

compartilhe

comentários feed

+ comentar
ayruman
 

E viv a Arte. E viva a Vida
Saudações Ayrumânicas do Coração do Brasil.
jbconrado

ayruman · Cuiabá, MT 9/6/2008 15:28
sua opinião: subir
ayruman
 

E viva a Arte. E viva a Vida
Saudações Ayrumânicas do Coração do Brasil.
jbconrado

ayruman · Cuiabá, MT 9/6/2008 15:28
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados