48h DITADURA NUNCA MAIS

de 31/3 a 02/4 · ,
Lúcia Gomes
Convite para ações em todo o Brasil
1
etetuba · Belém, PA
21/3/2009 · 125 · 50
 

Convidamos a todos os artistas, produtores culturais, Quadrilhas e Pássaros Juninos, Grupos Folclóricos, Escolas de Samba, Blocos de Carnaval, amantes da arte e cidadãos em geral para realizarem 48h DITADURA NUNCA MAIS nos dia 31 de março e dia 01 de abril.
Mais uma Ação de resistência ao período hediondo em que nem mesmo se podia reunir mais de três pessoas nas ruas para revindicar os seus direitos, homens e mulheres brasileiras foram brutalmente assassinados por defenderem a democracia em nosso país... Hoje cabe a nós resgatarmos a memória da história recente do Brasil que os vendidos de sempre tentam apagar.
Qualquer manifestação que elucide, execre, denuncie as atrozes práticas desse nefasto período é bem-vinda nas 48h DITADURA NUNCA MAIS, um espaço aberto que tem apenas a data fechada nos primeiros dias do famigerado golpe militar de 64. Golpe este que implantou a DITADURA que a Folha de São Paulo afirma não ter existido de 1964 a 1985 no Brasil.
Ações agendadas:
1- O projeto Cinema de Rua exibe "Pra frente Brasil" na 'preliminar' do filme, tem a projeçãop audiovisual de uma série de entrevistas que estamos fazendo com cidadãos que sofreram tortura na ditadura militar. É na General Gurjão esquina com a Bailique - Belém do Grão Pará, a partir de 19h de 31 de março, data do quadragésimo quinto aniversário do golpe militar que deu inicio aos anos de chumbo no Brasil....
2- http://criados-mudos.blogspot.com/ - CRIADOS-MUDOS, NASCIDOS NA DITADURA... MANIFESTAÇÃO POÉTICA PROVOCATIVA DE UMA GERAÇÃO BRASILEIRA QUE CRESCEU SOB O REGIME DE VIOLÊNCIA DITATORIAL MILITAR, DE CENSURA E DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS....
Imprima e copie os cartazes do blog, cole nas ruas de seu bairro, na sua escola, na igreja, no clube e em todos os lugares que considerar importante manter viva a memória de tempos ditatoriais.... se quiser participar do projeto, envie uma foto sua amordaçado e o ano de nascimento [de 1964 a 1985] para etetuba@uol.com.br
3- Situ-Ações Micropolíticas no Cotidiano partindo de Intervenções-Obras-Experiências pontuais e efêmeras. Realização: Coletivo Curto-Circuito. Descrição: Ações Performativas em ambientes urbano de intensa circulação de habitantes inspiradas na exposição A Sala Escura da Tortura, apresentada pela primeira vez em Paris, em 1973. A mostra é formada por trabalhos de quatro artistas latino-americanos exilados em Paris na década de 1970 que pintaram seus quadros a partir de depoimentos do cearense Frei Tito. A idéia do Coletivo Curto-Circuito é tornar a sala escura em sala clara, isto é, desenvolver uma experiência na luz do dia criando interferências nos espaços públicos urbanos da cidade de Fortaleza. Dimensão Variável – Fábrica Interdisciplinar de Arte. R. Pinto Madeira 678, Trv. Ubajara 54, Centro. Fortaleza-CE.
4- vou pegar o nome de um desaparecido politico de Minas Gerais, o José Carlos de Mata Machado, a polícia diz que o cara foi morto no Recife, numa troca de tiros na avenida Caxangá.. LOCAL ONDE EU MOREI O TEMPO TODO, NAS IMEDIAÇÕES DA CAXANGA.. SEMPRE PEGUEI OS ONIBUS, TODOS OS QUE PASSAM NA CAXZANGA NO RECIFE ligar a camera de video ... vou entrevistar algumas pessoas que tem o mesmo nome dele.. no caso José Carlos, pegar a lista telefonica e ligar pra pessoas que tem o nome desse dasaparecido politicfo.... e dizer.. alo.. to fazendo um video aqui.. posso te fazer uma pergunta sobre memoria do golpe de meia quatro.. dai eu fico gravando isso.. fazendo a pergunta e a voz das pessoas tambem sendo gravadas.. Depois publico no youtube. Eliane Velozo, pernambucana residente em BH.
5- FOTOATIVA realiza foto-varal em frente a sua sede, e convocam todos para levar foto ou documento para pendurar no varal. Pça das Mercês. 31/3. Belém/PA.

onde fica
EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL. Em espaços virtuais e cibernéticos, no lugar que você estiver.
quando ir
31/3/2009 a 02/4/2009
quanto custa
A grande maioria é de entrada franca ou de acesso pela internet.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
clara arruda
 

E vamos divulgar com imenso prazer.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 18/3/2009 09:53
sua opinião: subir
etetuba
 

Avisamos a todos os que quiserem participar do projeto "Criados-Mudos, nascidos na ditadura", que enviem suas fotos amordaçados que logo em seguida publicamos no blog. Ver detalhes em http://criados-mudos.blogspot.com/2009/03/imprima-copie-cole.html

etetuba · Belém, PA 18/3/2009 10:11
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Iniciativa louvável, Etetuba !
A anistía NÃO DEVE ser instrumento de desmemorização desse ponto obscuro e hediondo da nossa história recente.
Daqui a pouco, passam uma borracha até nos livros oficiais, que ja parcamente "pincelam" esse tema profundo e precioso.
Na sua devida proporção, seria como esquecer o holocausto e/ou as "mães da praça de maio" e/ou 400 anos de escravidão e seus navios negreiros, por todo o planeta.
Aqui farei o que for possível para alcançar visibilidade satisfatória, amigo !
grato e abraço
Joe

joe_brazuca · São Paulo, SP 18/3/2009 10:23
sua opinião: subir
mariozinho
 

NUNCA MAIS!!!

mariozinho · Rio de Janeiro, RJ 18/3/2009 10:30
sua opinião: subir
ayruman
 

Grande e louvável iniciativa. Merece toda divulgação possível!
Um grande abraço. jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 18/3/2009 10:43
sua opinião: subir
azuirfilho
 

etetuba · Belém (PA)
48h DITADURA NUNCA MAIS · 30/3 a 01/4

Isso mesmo Poeta Amigo
Manter a Chama da reprovaçáo acesa, de todos os crimes cometidos pela Ditadura Militar, torturas, mortes e desaparecimento. enterro com indigente como em Perus e, pelo Brasil afora em cemitérios clandesctnos como sáo muitos casos como de Deputado Rubens Paiva do Rio e do Honestino da UNE dente os inumeros e um sem fim de crimes hodiondos cometidos contra os direitos Humanos.
parabéns pelo Trabalho.
Temos todos de apoiar e de alguma forma participar deste Ato de Amor Humano e de rejeiçáo a tortura em qualquer hipótese.
Tortura nunca mais.
Abracáo amigo

azuirfilho · Campinas, SP 18/3/2009 11:09
sua opinião: subir
delen
 

Belo trabalho amigo , parabéns pela iniciativa , pode ter certeza que estaremos divulgando seu trabalho aos quatros cantos do overmundo . Abraços ...

delen · Cotia, SP 18/3/2009 11:32
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Já está no meu Blog.

Cintia Thome · São Paulo, SP 18/3/2009 11:51
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Maravilhosa iniciativa
ditadura nunca mais, mas ainda vivemos derrotados
com problemas mais recentes que nos aviltam
e destroem a grandeza de um país.
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 18/3/2009 11:58
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

bela iniciativa, muito bom depois eu volto.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 18/3/2009 12:00
sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

Estimado ETETUBA, Vove já viu como brilha uma lanterninha numa noite escura? Assim é voce. Brilará sempre mesmo sendo um lanterninha. Almejo que em breve seja um gerador com um HOLOFOTE. Pois é amigo. O pai de meu filho menor, um dos fundadores do Pasquim levou tantos choques no Quartel Caetano de Farias que aos 42 anos teve um infarto pedeu 1/3 do coração e não pode fazer nada pois todas as veias estavam fragilizadas. Não podiam fazer nada. Um Catedrático em Matemática, Jornalista, QI altissimo e um ano depois teve o último que acabou com o coração dele. Morreu aos 42 anos me pedindo para não deixar ele morrer pois o nosso filho tinha 9 meses. Faleceu.
Todos que viveram esta época, tem em si ou na família, vestígios deste periodo negro. Sucesso sempre. Parabéns pela iniciativa.
Bjs Mirtes Carvalho

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 18/3/2009 12:05
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Ja está no meu blog tb...
abraço

joe_brazuca · São Paulo, SP 18/3/2009 14:12
sua opinião: subir
Yusseff Abrahim
 

Emocionante.
Me deu uma idéia por aqui.
Vamos conversar muito sobre isso ainda, Etetuba.
E Mirtes, muito obrigado por compartilhar suas memórias com a gente. Isso nos ajuda a reascender nossa vigilancia e militancia. Nasci em 1974, logo, vivi apenas o início do período de transição mesmo assim sem entender muita coisa.
Grande beijo!

Yusseff Abrahim · Manaus, AM 18/3/2009 15:19
sua opinião: subir
graça grauna
 

Grande iniciativa. Paz e bem.

graça grauna · Recife, PE 18/3/2009 15:29
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Beleza de movimento! Vamos lembrar ao homem que ele ainda tem jeito!

raphaelreys · Montes Claros, MG 18/3/2009 16:05
sua opinião: subir
Fatima Merigue de Mendonça
 

beleza, bjus e votos

Fatima Merigue de Mendonça · Itu, SP 18/3/2009 16:28
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Poetas, seresteiros, namorados, correi!
É chegada a hora de escrever e cantar...
(Gilberto Gil, Lunik 9)
Grande momentos virados de nós mesmos virão!
boca no trombone, Etetuba!

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 18/3/2009 17:19
sua opinião: subir
Juliaura
 

blogaremos,
abacateiro, brincaremos no regato até que nos tragam frutos teu amor teu coração (Refazenda, também do Gil)

Juliaura · Porto Alegre, RS 18/3/2009 17:22
sua opinião: subir
Ivette G.M.
 

Estaremos irmanados neste dia, contra a Ditadura (aliás o Brasil foi sempre pródico nos regimes de exceção). Esta lembrança constante precisa servir de alerta para a necessidade de manutenção da democracia.
Ivette G M

Ivette G.M. · Cotia, SP 18/3/2009 17:38
sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Etatuba.

Abaixo aditadura
Viva a democracia!
Um povo que tem memória
Não aceita covardia
De quem deixou amargura
Roubando nassa alegria.

Abraços

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 19/3/2009 02:11
sua opinião: subir
Agenor
 

DITADURA NUNCA MAIS!....
Nunca mais a opressão, a censura, a perda das liberdades individuais, a violência, a imposição à força, os desmandos, o arbítrio, etc..........
Estamos juntos nesta.
Abraços

Agenor · Aquidauana, MS 19/3/2009 11:48
sua opinião: subir
Lena Girard
 

NUNCA MAIS MESMO!
bEIJOS

Lena Girard · Belém, PA 19/3/2009 13:31
sua opinião: subir
Nivaldo Lemos
 

(Desculpe-me Etetuba, postei meu comentário sem querer em Sugestões.) Repetindo, então:

Etetuba,
apesar do curioso pseudônimo, sua iniciativa de resgatar nossa história é um exemplo a todos que a (re)negam e/ou a esqueceram. Parabéns.

Abraços

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 19/3/2009 18:46
sua opinião: subir
Ecila Yleus
 

belo trabalho, parabéns.

Ecila Yleus · Recife, PE 19/3/2009 19:34
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Muito bom. Nunca é demais relembrar, voltar, criticamente, ao tema dos acontecimentos.
abraço
andre

Andre Pessego · São Paulo, SP 19/3/2009 21:21
sua opinião: subir
Pérola Pedrosa
 

Gostei da idéia!!

Pérola Pedrosa · Macapá, AP 20/3/2009 05:57
sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

Voltei e votei. Bjs

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 20/3/2009 08:27
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

joe_brazuca · São Paulo, SP 20/3/2009 12:02
sua opinião: subir
etetuba
 

Sobre o 'Criados-Mudos[
Criado-mudo, móvel quase sem utilidade... O termo "criado-mudo" se deve ao fato de que a mesa de cabeceira serve como auxiliador, portando objetos os quais não se pretende carregar. Tal função era cumprida por mordomos e criados entre pessoas ricas. Por ser um objeto inanimado e ter utilidade prática equivalente à de um mordomo, é chamado de criado mudo.
crado, de criação....
criado de criadagem..., subserviência...

Eu nasci em 1967, e cresci sob o regime do medo...

Lembro de um fato na escola, devia ter uns 11 anos, foi tipo em 78... era na época que o governo fazia palestras nas escolas publicas do Pará sobre a construção da hidroelétrica de Tucurui.
Eu estudava no Núcleo Pedagógico Integrado que é a escola da UFPA, universidade onde minha mãe era professora de filosofia [departamento monitorado como foco de resistência]. E quando vieram palestrar no NPI eu me arvorei a fazer 1 única pergunta.... Nas imagens que mostravam de Tucurui apareciam vários pescadores e outros ribeirinhos, e eu perguntei o que iria acontecer com essas pessoas. O palestrante - depois soube que era oficial das forças armadas - me levou pra frente da plateia de 300 estudantes e me apresentou como 'representante do pensamento que quer o atraso nacional', e passou uns 10 minutos - pra mim uma eternidade onde eu tentava o controle emocional pra não chorar - falando como gente como eu impedia o progresso... Depois que voltei pro meu lugar, perguntou a platéia se peferiam manter 20 pescadores em suas palafitas num fim de mundo ou o progresso da eletricidade que ia beneficiar milhares de pessoas... A aclamação pela eletricidade é óbvia, e eu passei um tempo sendo chamdo de atraso nacional por lá.

Também era óbvio que eu nada falava desse epsódio, pra mim era constrangedor e não comentei nem em casa que eu havia sido ridicularizado e humilhado publicamente na escola. Mas uns 15 dias depois minha mãe chega possessa em casa perguntando o que eu tinha feito.... Ela - que não sabia do fato - tinha sido convocada a comparecer na sala do reitor, onde estavam presentes o dito oficial palestrante e policiais federais que lhe pediam explicações da minha pergunta...., pois aquilo não era pergunta para uma criança de 11 anos, e se eu tinha me manifestado daquele jeito era porque eu escutava essas coisas em casa e a origem do questionamento deveria ser ela, que era do 'antro subversivo' da filosofia e ciências humanas... Ela, deveras astuta, se livrou da pressão na reitoria da UFPA dizendo qualquer coisa assim 'eu não sei o que está acontecendo com esse menino, nem quem pode ter colocado essas coisas na cabeça dele, mas fiquem tranquilos que eu vou tomar providências, pois vocês estão certos e isso não é pergunta que se faça'... E a mim ela disse que se orgulhava da minha percepção humanista diante da propaganda técno-progressista, mas que esses questionamentos fossem feitos a ela ou a pessoas de confiança dela, jamais em público... Que vivíamos numa ditadura e questionamentos críticos em público podiam prejudicar todos ao meu redor.

Pra mim a coisa toda foi entendida mais ou menos assim.... 'se eu falar o que não se fala minha mãe será presa e demitida, eu posso até pensar, mas não posso falar'.... dai em diante fui 'criado mudo'....

Dessa experiência pessoal é que vem a idéia de fazer os criados-mudos... E também é evidente que quando eu senti que eu podia, comecei a falar... e a esculachar..., pois se eu tive que ser subserviente pra sobreviver, isso foi apenas um período da minha vida, aliás um período da história brasileira que eu faço questão de relembrar e de tornar conhecido das gerações mais novas.
http://criados-mudos.blogspot.com/2009/03/imprima-copie-cole.html
O trabalho é coletivo, e até posso dizer que é anônimo, pois recebo fotos de gente que eu não conheço e vindas de várias cidades, mas eu imagino que essas pessoas tenham vivido situações semelhantes, pois aderem a proposta - se manifestam.

E como os cartazes estão disponíveis na internet, espero que sejam impressos e colados em lugares públicos, e que ter contato com os cartazes nesses lugares possa provocar a reflexão sobre os anos de chumbo...

O Criados-Mudos é parte de uma mobilização nacional de artistas e eu posso dizer que o que nos une é a valorização [e contra qualquer violação] dos Direitos Humanos, e a preservação da memória da história recente brasileira. Nossa articulaçnao começou numa conversa minha com a Lúcia Gomes, ela havia se manifestado quando da prisão da adolescente na cela com 20 homens em Abaetetuba, e tava fazendo um trabalho nos banheiros públicos de Belém, e esse trabalho tem a memória da ditadura como tema... e ambos estamos indignados com a publicação de textos saudosistas e que amenizam a violência dos [governos] militares, e resolvemos provocar a reação, afinal os artistas também foram peça-chave para a reação e contestação da ditadura.

E viva Cacilda Becker, estamos todos na Roda-viva....

Arthur

etetuba · Belém, PA 20/3/2009 12:06
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Arthur...
eu ja era mais velhinho...nasci em 55...e corri dos brucutus da policia do exército na frente da PUC , aqui em Sampa, por ex, quando o Paulo Freire retornou do exílio e foi recebido no TUCA...Tive tios meus presos, pois perteciam ao PC, e coisa e tal...
Na Faculdade, fomos avisados de patrulhas do DOI-CODI, estariam fazendo batidas à "caça" de quem estava escrevendo e distribuindo os jornais "sub", pelas redondezas...e claro, ficamos "de molho" escondidos por algum tempo, avisados pela professora de Geografia e Política, tb estigmatizada matéria "subversiva"...Essas e outras "amenidades", que nos tornaram todos "criados-mudos"...
Sua experiência e´marcante e ilustra bem o que foram os anos de chumbo, pela truculência e ignorância dos então, donos do "pudê"...

e viva Cacilda Becker...

joe_brazuca · São Paulo, SP 20/3/2009 13:02
sua opinião: subir
camuccelli
 

Acredito também.Espero saber em que lugar aqui no RIO DE JANEIRO.

camuccelli · Rio de Janeiro, RJ 20/3/2009 15:29
sua opinião: subir
ValderiVeras
 

Acredito que sua iniciativa não permita, nunca mais, que nossa memória se fragilize a ponto de criar mudas consciências... só não deixe que se use a memória rediviva deste período terrível para assaltar os cofres públicos com indenizações milionárias, porque aí nossos mártires se tornam estelionatários, e nosotros ficamos como otários entre o diabo e os santos de pau oco!

ValderiVeras · Teresina, PI 21/3/2009 10:26
sua opinião: subir
alexleovan
 

Abaixo a Ditadura! Mas ainda existem vestigios dela nas forças de estado.
E pior q nasci nesse período trevoso.

alexleovan · Belém, PA 21/3/2009 12:28
sua opinião: subir
herculano alencar
 

Viva a cultura!

herculano alencar · São Paulo, SP 21/3/2009 14:28
sua opinião: subir
Nydia Bonetti
 

Deus nos livre de beber outra vez deste cale-se.
Belo trabalho.
Um abraço

Nydia Bonetti · Piracaia, SP 21/3/2009 18:43
sua opinião: subir
roquemedeiros
 

VOTADO!
...e quando a gente sente o que o planeta sente o que fazer???
http://www.overmundo.com.br/banco/minha-agua-minha-vida
AGUARDANDO SEU COMENTARIO.

roquemedeiros · Nazaré, BA 21/3/2009 19:02
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

grande iniciativa, parbéns.votado.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 21/3/2009 22:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cláudia Campello
 

Era mtaaaa covardia.
Tenho um amigo que fora preso (nao lembro o ano)
pq ter anunciado em propaganda possuir 4 lojas
sendo 3 no brasil e 1 no MT........hehehehe
...coitado por um deslize pegou 3 dias de cadei, é mole ???

DITADURA ??? só a DITA -DURA, NÉ NÃO ?!
aquela poli-titica nunca mais.

bjsssss;)

Cláudia Campello · Várzea Grande, MT 22/3/2009 07:04
sua opinião: subir
Julio Cesar Corrêa
 

Atitude louvável pq aqueles anos não podem ser esquecidos. Os que morreram e sofreram de alguma forma devem ser lembrados. Embora eu concorde com a Folha. Já que a ditadura mesmo começou apenas com o AI-5. Antes havia apenas um governo militar no poder. Onde já se viu ditadura com passeatas reunindo 100 mil pessoas, com sindicatos funcionando, com estudantes entrando em confronto com a polícia e músicas como PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES indo para a final em festivais de músicas? Ao contrário da Argentina e do Chile, quando o sistema fechou de vez, aqui foi em capítulos. A cada sequestro de embaixador ela ia piorando. Mas isso não ameniza o seu aspecto terrível.

Julio Cesar Corrêa · Rio de Janeiro, RJ 22/3/2009 08:32
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Etetuba.
Iniciativa útil, oportuna e necessária.
Por feliz coincidência estive com um amigo que sabia que era filho de comunista e que me contou fortes estórias dos anos de chumbo, que merecem ser partilhadas com vocês.
Vou buscar um tempo para trazê-las a este pedaço.

Abrs,

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 22/3/2009 18:36
sua opinião: subir
Orisvaldo Tanniy
 

Lindíssimo.Votado!

Orisvaldo Tanniy · Teresina, PI 23/3/2009 11:06
sua opinião: subir
Dalila Aroca
 

Oi Etetuba!
Tudo bem!

Somos os condutores da estória
temos o poder de resgatar a memória,
temos o privilégio de libertar os fantasmas,
através de atitudes democráticas.
Parabéns como é bom ser assim
hoje em dia livre para dizer e refletir
sobre a verdade sem medo da tortura,
da lavagem cerebral dos ditadores covardes
sem lei que censuravam a palavra e os atos
de pessoas cheias de coragem e força espiritual.
Uma homenagem aos nossos guerreiros urbanos
que escancaram as portas do tempo
para que outros pudessem entrar
e traduzir um movimento de arte,politica,
documento social e liberdade de expressão
numa destemida articulação da engenharia cultural.
Essa é a nossa herança que precisamos
defender eles lutaram e morreram,
mas não abandonaram o sonho.
Dalila

Dalila Aroca · Osasco, SP 23/3/2009 12:49
sua opinião: subir
wancisco franco
 

Parabéns pela iniciativa!
Que a memória dos povos jamais seja apagada pela história oficial!

wancisco franco · São Paulo, SP 23/3/2009 13:34
sua opinião: subir
heraldo hb /.
 

grande e oportuna idéia.

'té+

heraldo hb /. · Duque de Caxias, RJ 24/3/2009 16:35
sua opinião: subir
Gilbson Alencar
 

Como o Joe falou, daqui a pouco passam a borracha nos fatos históricos (pelo menos nos livros e aquivos)....isso me lembra o 1984 de George Orwell. Vou divulgar sim, excelente iniciativa. Se alguém tiver a oportunidade leia "Direito à Memória e à Verdade", um verdadeiro arquivo com os nomes e demais informações das vítimas da bruta ditadura brasileira.
Abraço.

Gilbson Alencar · Brasília, DF 26/3/2009 11:37
sua opinião: subir
Juliaura
 

Brava gente, brasileira!

Juliaura · Porto Alegre, RS 10/4/2009 16:19
sua opinião: subir
meus traços e linhas
 

Apalusos de pé para a iniciativa! um tema oportuno que não deve permanecer no ostracismo, quem bem conhece e teve parentes massacrados que o diga!
abçs!

meus traços e linhas · Cabedelo, PB 29/4/2009 23:46
sua opinião: subir
jaderdavila
 

o governo lula está preparando um decreto que é ditadura deles.
isso é pra combater tambem?
ditadura é pra combater só quando é de direita?
vc olhou a ditadura do passado, é pra olhar pra ditadura do futuro?

jaderdavila · São Paulo, SP 19/2/2010 13:09
sua opinião: subir
etetuba
 

faca o seu. se achas que vivemos outra ditadura, exponha a sua opiniao.

etetuba · Belém, PA 19/2/2010 13:27
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

- És Eva, na verdade, Carlota. Eva, de Juvêncio e Isabel, minha filha, ambos fuzilados pela polícia fardada daqui numa perseguição política. Tinhas três meses. Estavas nos braços da tua mãe quando foram cercados numa quadra escura, tocaiados por duas dezenas de fuzis e metralhadoras. Quem nos contou esse episódio estava atrás de uma janela, no escuro, espiando pela fresta da persiana, acordado pelo gritedo numa rua pacata Dos Libres. Só 20 anos depois do episódio essa versão da história nos chegou, no meio de uma das nossas manifestações na praça...
...
No entanto, não brincamos em serviço. Temos o nome do comandante daquela operação e vamos processá-lo. E agora tens o nome do chefe dos associados do lado de lá. Vamos fazer exame de DNA eu e tu e levar isso à justiça se não te opões, se nos queres auxiliar a punir os daqui pelas perversidades cometidas. A velha senhora falava banhada em lágrimas, tremendo o corpo, agitando um dos pés o tempo inteiro, o que mais impressionou Carlota, foi ver-se em espelho no característico gesto dela quando exaltada.
- Sim, sim vovó. Vamos fazer isso já! Quero ajudar no que for possível. Fico o tempo necessário. Meus dois filhos estão com meu companheiro, bem cuidados. Quero saber mais de nossa família, do meu pai, da mamãe. Carlota falava já abraçada à pequena senhora, ambas num sofá de pano puído numa saleta reservada da sede da Associação.
A porta abriu-se após leve batida de aviso, um rostinho miúdo de uma jovem perguntou se podiam fazer as fotos para a assessoria da entidade enviar à imprensa com a história de Carlota e abertura desse novo capítulo da Operação Condor, a aliança político-militar entre as ditaduras no Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai, coordenadora da repressão articulada a opositores desses seis países do cone sul da América do Sul. Articulação inconstitucional em todos os países, a par de clandestina e ilegal, só agora do inteiro conhecimento de Carlota de da maioria dos povos destas nações.

Trecho do capítulo 31 de minha nova novela, a ser lançada em abril,
onde Carlota descobre que foi sequestrada com três meses após a chacina de um grupo Montonero pela polícia política argentina articulada com a brasileira.
E querem voltar os estupradores da democracia.
Tortura nunca mais!

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 19/2/2010 14:14
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados