6ª FestiPoa Literária acontece de 10 a 19 de maio

de 10/5 a 19/5 · Porto Alegre, RS
Fabriano Rocha
1
Simone L · Porto Alegre, RS
9/5/2013 · 0 · 0
 

A 6ª edição da Festa Literária de Porto Alegre - FestiPoa Literária inicia no dia 10 de maio e homenageia este ano o escritor Cristovão Tezza, escritor catarinense radicado em Curitiba. Novidade desta edição da festa será o papel de escritor-anfitrião, a ser desempenhado por Altair Martins ao longo dos dez dias do evento.

Um dos grandes momentos culturais da cidade, a festa literária reúne uma programação artística variada, priorizando a diversidade e a pluralidade de vozes literárias e o equilíbrio entre escritores consagrados e a nova geração. Entre os mais de cem autores convidados, destaque para Cristovão Tezza, Altair Martins, Antonio Cicero, Alice Sant'Anna, Lirinha, Marcelo Yuka, Liniers, Daniel Galera, Cláudia Tajes, JR Duran, Ronaldo Fraga, Angélica Freitas, Carpinejar, Charles Kiefer, José Castello, Vicente Cecim, Luiz Ruffato, João Gilberto Noll e Sergio Sant’Anna.

“O objetivo da FestiPoa Literária, além de colaborar com a divulgação da literatura, é tentar questionar, contestar, provocar o debate e a reflexão acerca da produção literária contemporânea”, afirma Fernando Ramos, idealizador do evento. “Ações que promovem o livro, a literatura e a leitura ajudam a melhorar nossa vida social e cultural. A arte e, sobretudo, a poesia é fundamental para a cidade. Pensando muito nisso, o evento passará a implementar uma série de atividades ao longo do ano, em parceria com instituições, pontos de cultura e Ongs, com a finalidade de difundir mais a leitura de literatura, a ficção é a pauta desse trabalho, queremos fazer o elogio do imaginário; essas ações estarão reunidas em um programa chamado ‘Invenção de leitores’ a ser lançado no evento”, informa Ramos.

Leituras, lançamentos de livros, oficinas, cursos, debates, shows, filmes, saraus, concurso literário, performances: tudo realizado para colocar a literatura no centro das atenções, com a participação de dezenas de escritores e artistas convidados. A variedade de gêneros (prosa, poesia, crítica literária, literatura infanto-juvenil, humor gráfico) e a qualidade estética dos trabalhos dos artistas participantes nortearam a elaboração da programação, segundo a curadoria da FestiPoa. As atividades acontecerão em vários pontos da cidade: Palavraria, Casa de Cultura Mario Quintana, PUC-RS, Sintrajufe-RS, Sala de Cinema PF Gastal, Meme Santo de Casa - Estação Cultural, Cinema GNC do Shopping Iguatemi, Espaço Cultural 512 e Casa de Teatro.

A 6ª edição da Festa Literária de Porto Alegre – FestiPoa Literária, cuja idealização e produção é de Fernando Ramos, editor do jornal Vaia, é patrocinada por IESA Veículos e BNDES, com financiamento do Lei Federal de Incentivo a Cultura (Minc/Lei Rouanet), pela Secretaria da Cultura do RS, Caixa Econômica Federal e possui apoio cultural de Sintrajufe-RS e Itaú Cultural.

Toda programação do evento tem entrada franca e pode ser acessada no site www.festipoaliteraria.com.

Concurso literário autor estreante - Categoria “Conto”
A Festa Literária de Porto Alegre - FestiPoa Literária e a editora Modelo de nuvem querem revelar e promover a literatura produzida por novos escritores e escritoras nacionais, especialmente contistas. O concurso Contista estreante convida escritores de todo o país a enviarem seu livro inédito de contos. O livro deve ser inédito, ou seja, não pode ter publicado por nenhuma editora até a data da inscrição, e deve possuir até 20 contos no máximo. A FestiPoa Literária e a Modelo de nuvem buscam publicar a obra de estréia do/a contista concorrente.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia 10 de maio de 2013. O regulamento está disponível no site www.festipoaliteraria.com

onde fica
Porto Alegre
quando ir
10/5/2013 a 19/5/2013
quanto custa
Entrada franca
website
www.festipoaliteraria.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados