A Arte como Propulsora da Integração 'Arte e Comunidade'

26/11 · Joinville, SC
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
19/11/2007 · 78 · 0
 

Sobre o ensino de artes nas escolas, ninguém melhor para falar a respeito do que professores de arte. Pois bem. será lançado no dia 26 de novembro o livro A Arte como Propulsora da Integração Arte e Comunidade, das professoras Eliana Stamm e Silvia Sell Duarte Piloto.

Através de um trabalho realizado nas escolas de tempo integral — uma iniciativa do governo do estado — estas arte-educadoras coletaram dentre diversos projetos de ensino, experiências que tiveram como objetivo relacionar a arte com a vivência cotidiana e as colocaram no presente livro.

A educação contemporânea, qualquer licenciado sabe que precisa ser repensada. Na verdade, não tanto a educação como o relacionamento entre o que é ensinado e o que dali será necessário para a vida. Outra questão que precisa ser comentada a esse respeito é a revolução que os arte-educadores enfrentam cotidianamente: em tempos multimídia, de que forma trazer o aluno para o mundo artístico através da sala de aula?

Questões como essas são apresentadas nos três capítulos da obra, que pretende discutir a articulação do ensino formal com o ensino não-formal (e aí entram as mídias todas a que os educandos têm acesso hoje), a concepção de “artista professor” e tudo quanto isso queira dizer e, principalmente, porque mais ousado, o livro procura discutir a arte como propulsora em um currículo integrado. Por que não se pode partir do ensino de artes para os demais temas?

O mais bacana de um projeto destes é que ele traz para o mundo aquilo que acontece em sala de aula e ainda sob uma ótica pedagógica e crítica. Dessa forma, tanto o projeto de ensino das escolas de tempo integral como o projeto de a arte-educação seguir como carro-chefe no currículo escolar podem ser expostos às críticas, sejam positivas ou negativas, que surgem em decorrência de uma publicação.

É preciso estar atento a publicações desse porte. Quando se pensa em começar a discutir ensino, isso não se faz somente nos âmbitos constitucionais, mas sobretudo é preciso consultar o professor, que está ali diariamente plantando e colhendo frutos de seus projetos de ensino.

onde fica
O livro será lançado na Câmara de Vereadores de Joinville, e o endereço é Rua Hermann August Lepper, 1100.
quando ir
26/11/2007, às 19:00h
website
http://www.joinvillecultural.sc.gov.br/
contato
Com a Fundação Cultural de Joinville no telefone:
47 3433-2190 e 47 3433-0021
Ou através do email:
fundacao@joinvillecultural.sc.gov.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados