"A Batalha do Passinho" em comunidades cariocas

de 22/5 a 27/5 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
A Batalha do Passinho
1
Joca Vidal · Rio de Janeiro, RJ
19/5/2015 · 0 · 0
 

Surgido nas favelas cariocas, o Passinho explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar o funk, o Passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos.

Depois de ganhar o Prêmio de Melhor Filme na Mostra Novos Rumos do Festival do Rio 2012 e de rodar o mundo passando por festivais de cinema em Nova York, Londres e Paris, o documentário A Batalha do Passinho, de Emílio Domingos, aporta nas comunidades do Rio para uma série de exibições gratuitas, seguidas de bate-papo com o diretor e com dançarinos do Passinho.

Serão 3 apresentações: no Cantagalo, Ilha do Governador e Rocinha.

“Fazer A Batalha do Passinho foi viver no olho do furacã;o dos acontecimentos. Acompanhei o movimento crescer e se estabelecer como a mais nova representaç;ã;o cultural carioca. O Passinho é; algo que o Rio de Janeiro nunca viu antes. Ele mistura o mundo virtual com o real e coloca a periferia e sua cultura num lugar diferente. De certa forma ele é; a representaç;ã;o das mudanç;as que a sociedade brasileira sofreu nos ú;ltimos 10 anos. Tudo é; ainda muito novo. Nã;o é; só; a danç;a que é; nova. É; o jeito de se vestir, de falar, de entender e de se colocar no mundo. É; uma revoluç;ã;o cultural que está; acontecendo diante de nossos olhos. Em A Batalha do Passinho consegui traç;ar um arco do primeiro ato desse movimento. Como surgiu? Quem eram as pessoas que estavam lá; desde o inicio? Quais eram os sonhos desses jovens? “, comenta o diretor Emílio Domingos.

onde fica
Quadra da Escola de Samba Alegria da Zona Sul – 22/05 (sexta-feira), às 18hrs
Estrada do Cantagalo, 176, Copacabana. Bate-papo após a sessão: Cristian (dançarino), Leandra Perfects e o diretor Emílio Domingos

Largo do Cajueiro – 23/05 (sábado), às 18hrs
Largo do Cajueiro, em frente à Associação de Moradores da Vila Joaniza, Vila Joaniza, Ilha do Governador. Bate-papo após a sessão: dançarinos Cebolinha e Yuri e o diretor Emílio Domingos

Biblioteca Parque da Rocinha - 27/05 (quarta-feira), às 16hrs
Estrada da Gávea, 454, Rocinha, São Conrado. Bate-papo após a sessão: dançarinos Jackson e Lyppe e o diretor Emílio Domingos.
quando ir
22/5/2015 a 27/5/2015
quanto custa
Grátis
website
https://www.facebook.com/events/1589846247958879/

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados