Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

“A Caixa do Elefante” traz o encantamento do teatro de bonecos para Brasília

de 18/7 a 20/7 · Brasília, DF
Paulo Balardim
Abelardo
1
Espaço Cultural Brasil Telcom · Brasília, DF
20/7/2008 · 81 · 0
 

A companhia gaúcha apresenta duas peças no Espaço Brasil Telecom, nos dias 18, 19 e 20 de julho.

A companhia porto-alegrense A Caixa do Elefante traz à Brasília dois espetáculos que prometem animar ainda mais a Mostra de Teatro Infantil do Espaço Brasil Telecom. “Histórias da Carrocinha” e “Encantadores de Histórias” descortinam a magia do teatro de bonecos nos dias 18, 19 e 20 de julho.

Fundado em 1991, o grupo é um dos mais expressivos da atualidade, tendo percorrido importantes festivais internacionais de teatro de animação na Europa, América do Norte e América do Sul. Em suas apresentações, textos populares mesclam poesia e comicidade, montados com primor técnico que envolve um delicado trabalho de construção e manipulação.

“Histórias da Carrocinha”, que conta dez anos de estrada, é uma homenagem ao mestre Javier Villafañe, poeta e bonequeiro argentino que passeou pelo mundo inteiro com sua “Andariega”, pequena carroça que servia de palco para os seus bonecos. O espetáculo conta três histórias: O Padeiro e o Diabo, A Rua dos Fantasmas e O Vendedor de Balões.

Na peça “Encantadores de Histórias”, dois contadores recriam ambientes fictícios e os personagens de Hans Christian Andersen, numa adaptação original que transforma suas narrativas em versos, em uma alusão ao cordelista e ao trovador. As histórias utilizam músicas especialmente compostas para o espetáculo e executadas ao vivo pelos atores, acompanhados por gaita de oito baixos e rabeca.

A intenção do grupo é estimular a leitura das obras literárias de Andersen e resgatar a tradição oral dos contos fabulosos de forma dinâmica e divertida em um espetáculo temperado pela poética visual do teatro de bonecos. “Encantadores de Histórias” foi o vencedor dos prêmios IEACEN Teatro de Arena e do Fumproarte, ambos em 2006.

Montados em uma caixa cheia de portas mágicas, os encantadores encenam dois contos: “O soldadinho de chumbo”, no qual um valente soldadinho perneta se apaixona por uma pequena bailarina de papel e enfrenta inúmeras aventuras; e “Tudo está bem quando acaba bem” fala sobre um casal de idosos campesinos que decide trocar seu cavalo em uma feira da cidade. No caminho, o homem se depara com outros camponeses, um cobrador de impostos e apostadores, com os quais barganha para obter vantagens.

Serviço – A Caixa do Elefante
“Encantadores de histórias”

18 de julho, às 19 horas
19 de julho, às 11h30
20 de julho, às 11h30

“Histórias da carrocinha”
19 e 20 de julho, às 17 horas

onde fica
Local: Espaço Brasil Telecom
Endereço: Brasília Alvorada Hotel – SHTN Trecho 1 Lote 1B Conjunto C
quando ir
18/7/2008 a 20/7/2008
quanto custa
Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia entrada para estudantes, professores, idosos e clientes celular pós-pago Brasil Telecom). À venda na bilheteria do teatro (de terça a sexta das 12 às 19 horas, sábado, das 14 às 22h e domingo, das 16h às 22h) e no site www.espacobrasiltelecom.com.br.
website
www.espacobrasiltelecom.com.br
contato
PABX: (61) 3306.2959

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Encantadores de Histórias zoom
Encantadores de Histórias
Histórias da Carrocinha zoom
Histórias da Carrocinha
Encantadores de Histórias zoom
Encantadores de Histórias

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados