Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

A cara da nova arte brasileira

de 20/7 a 06/8 · Goiânia, GO
1
Edson Wander · Goiânia, GO
31/7/2006 · 35 · 0
 

Um dos eventos mais importantes da arte brasileira, o 6º Salão Nacional de Arte de Goiás – Prêmio Flamboyant segue aberto à visitação pública no centro de compras goianiense até 6 de agosto. A coletiva reúne 30 obras selecionadas e cinco premiadas que vão integrar a Coleção Lourival Louza, do Museu de Arte Contemporânea de Goiás. O salão é uma boa mostra do que se produz hoje no país em artes visuais com a incorporação de novas linguagens como a videoarte, instalação e videoinstalação, fotografia etc. Tem muita gente boa de todo o país e jurados de renome. Nesta sexta edição, foram inscritas mais de mil obras em diferentes categorias de arte: vídeo, desenho, pintura, instalação, perfomance, fotografia, objeto, escultura e gravura. Somente 30 obras foram selecionadas para a final que escolheu as cinco premiadas pelo trio de júri formado por Juliana Monachesi (curadora do mapeamento nacional de artes Rumos Visuais, do Itaú Cultural) e os artistas plásticos Siron Franco e Paulo Whitaker. A curadoria é do artista plástico goiano Divino Sobral. A mostra põe em destaque as obras premiadas dos cariocas Alexandre Vogler e Mariana Manhães, dos paulistas Manoel Veiga, Leandro Lima e Gisela Motta e do goiano Fernando Peixoto, todo novos valores da arte contemporânea (faturaram prêmios de aquisição no valor de R$ 10 mil cada). Outros 25 trabalhos selecionados também têm espaço no salão. A sexta edição do Prêmio Flamboyant tem representantes de São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. Outra coisa que este salão mo
stra é que as artes plásticas (e visuais), diferente de música e cinema, por exemplo, têm conseguido se desenvolver razoavelmente bem fora dos grandes centros e obter o reconhecimento nacional.



onde fica
shopping Flamboyant: Av. Jamel Cecílio, 3300, St. Jardim Goiás
quando ir
20/7/2006 a 06/8/2006
quanto custa
Entrada franca
website
www.salaonacionaldeartedegoias.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados