A Cidade nas Telas

10/12 · Rio de Janeiro, RJ
Tota Paiva
Cacá Diegues participa de bate-papo no estúdio do Revista do Cinema Brasileiro
1
Projeto Paralelo · Rio de Janeiro, RJ
8/12/2011 · 0 · 0
 

Através de personagens urbanos e da relação deles com o meio em que estão inseridos, o cinema busca mostrar um pouco do que é a identidade do brasileiro. O Revista deste sábado vai passear por algumas cidades do nosso país, através de filmes que fazem uma análise do imaginário nacional a partir da dinâmica da vida urbana. No estúdio, Maria Luisa Mendonça recebe um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro: o diretor, produtor e roteirista Cacá Diegues.

Em uma reportagem sobre o filme Ponto Final, o diretor Marcelo Taranto fala sobre o encontro de diversas histórias em um mesmo ambiente. No filme, uma sequência de cenas que se passam, em sua maioria, dentro de um ônibus ou em um terminal da linha rodoviária, traz questões sobre vida, morte e o sofrimento da perda.

O vai e vem de automóveis também é cenário para o filme Curitiba Zero Grau, de Eloi Pires. Na semana mais fria da capital paranaense, quatro homens – um vendedor de automóveis, um motoboy, um catador de papel e um motorista de ônibus – sintetizam a luta pela sobrevivência em meio ao movimento do trânsito. O público vai conferir uma reportagem sobre o filme, a única ficção brasileira selecionada para a Mostra Competitiva do Festival do Cinema Ibero-Americano.

O ritmo agitado de uma metrópole como o Rio de Janeiro também pode ser sufocante, como mostra Eryk Rocha em Transeunte. O longa se passa no Centro da cidade, onde tudo acontece ao mesmo tempo. Rostos desconhecidos expressam realizações, sonhos, tristezas e dramas pessoais. Conhecido por seus documentários, o diretor fala no programa sobre o desafio de fazer uma ficção.

Em uma dessas andanças pelas ruas da cidade, os diretores Marcelo Guerra e Gustavo Coelho se depararam com uma frase que se tronaria nome de filme. Luz, Câmera e Pichação era o que estava escrito em um papel prestes a virar tinta em muro. Assim surgiu um projeto cheio de adrenalina, suor e riscos, que desvenda histórias de jovens da periferia, muitas vezes incompreendidos, e que vivem na mira da violência.

O Revista vai ao ar às 20h30, com reprise na terça, à 1h, na TV Brasil.

onde fica
TV Brasil
quando ir
10/12/2011, às 20:30h
website
http://www.revistadocinemabrasileiro.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados