A França na rota dos selos

de 08/10 a 12/12 · Rio de Janeiro, RJ
Enki Bila (1951)
1
Renata Barros - Seven Comunicação · Rio de Janeiro, RJ
9/11/2009 · 0 · 0
 

Exposição inédita mostra o patrimônio postal francês fazendo
um passeio pelas coleções do Museu dos Correios de Paris

Até 20 de dezembro de 2009, no âmbito do Ano da França no Brasil, o Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro acolhe o Museu dos Correios da França situado em Paris (Musée de La Poste), para apresentar “A França na rota dos selos”, uma exposição inédita sobre as coleções postais e filatélicas francesas.

A mostra apresentará peças inéditas de suas coleções sobre três temas que através da filatelia refletem a história postal da França: a representação da República Francesa por suas Mariannes, selos contemporâneos e os artistas que acompanharam as emissões filatélicas e, momento histórico legendário, a aventura da Aeropostal, de seus primeiros tempos às linhas sul-americanas.

A EXPOSIÇÃO
A mostra é dividida em três temas, apresentando coleções originais do Museu dos Correios de Paris.

No módulo “Marianne, as faces da República nos selos franceses” o público irá conhecer selos da coleção Marianne, que atestam a evolução da imagem símbolo desta criação. Em 1792, durante a Primeira República, a Convenção Nacional decide que a marca do Estado seria uma figura que representasse a liberdade. Foi preciso então dar um nome à República. Marianne (Mulher do Povo), título de uma canção política de 1792, foi o nome escolhido, popularizando-se em toda a França. Ao longo dos anos vários artistas franceses foram convidados para desenhar o perfil da República, entre eles Pierre Gandon, Decaris, Jean Cocteau,, Cheffer, Eugène Delacroix, Louis Briat, Eve Luquet, Thierry Lamouche, Yves Beaujard.

No segundo módulo é apresentada uma série de oito Selos de Artistas Contemporâneos. O selo postal, que representa na verdade um recibo por um serviço prestado se torna um meio de expressão e se aproxima, a partir dos anos 70, da obra de arte. Assim, neste módulo, os visitantes viajarão pela série artística com quatro selos postais reproduzindo quadros de Georges Braque, Henri Matisse, Paul Cézanne e Roger de La Fresnaye. Muito apreciada pelo público, esta série abre-se em seguida a outras áreas e períodos artísticos. O selo postal torna-se então uma redução em miniatura de obras de arte célebres. Ele é impresso em máquinas de talho-doce a seis cores e seu formato muda – fica duas vezes maior que o formato habitual.
Depois da reprodução, é a vez da criação. A partir de 1974, diversos selos postais foram realizados com base em obras originais encomendadas especialmente pelos Correios a artistas contemporâneos de renome. O primeiro na lista é Joan Miro; depois sucedem-se artistas pintores e desenhistas tais como Alechinsky, Arman, Soulages, Ubac, Trémois, Dali, entre outros.

Por último, o módulo “A Aeropostal: a aventura do correio” vai mostrar, por meio de fotografias e testemunhos diretos ou posteriores, os primeiros tempos da aviação postal aérea. Na trajetória da aviação, a Aeropostal é, sem dúvida, uma das companhias mais conhecidas. Seu nome está gravado com letras de ouro em clássicos da literatura, por escritores de renome mundial como Joseph Kessel. Está ainda presente na memória dos franceses como um modelo de entusiasmo e de abnegação, e na memória do mundo postal como um exemplo de esforço coletivo e de esperança no futuro do correio aéreo. Seus agentes tornaram-se fatalmente herói, espécie de semideuses tais como Jean Mermoz, Henri Guillaumet ou ainda Antoine de Saint-Exupéry.

O Musée de La Poste (seu nome original), que completa 63 anos este ano, ocupa desde 1973 cinco andares do prédio localizado ao lado da central do Correio de Paris, no bairro de Montparnasse.

onde fica
Local: Centro Cultural Correios – 2º andar
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro - Rio de Janeiro
Telefone: 21 2253-1580‎;
Horário: terça-feira a domingo, das 12h às 19h
Classificação etária: Livre
Acesso para portadores de necessidades especiais.
Visita guiada para escolas com agendamento prévio pelo e-mail
rotadosselos@gmail.com.
quando ir
08/10/2009 a 12/12/2009
quanto custa
ENTRADA FRANCA
contato
Assessoria de Imprensa do evento
Seven Star Comunicação e Marketing
Aline Borba e Daniele Barros
21 3352 1905 // 82150900 // 78921433

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados