A Moda na passarela da arte

de 14/1 a 18/2 · Belo Horizonte, MG
1
Sarah Torres · Belo Horizonte, MG
15/12/2008 · 126 · 3
 

Terceira edição do Verão Arte Contemporânea vai sobre a livre expressão da moda. Evento acontece de 14 de janeiro a 18 de fevereiro em BH.

Entre os dias 14 de janeiro e 18 de fevereiro de 2009, acontece, em Belo Horizonte, a terceira edição do Verão Arte Contemporânea. Trata-se de um evento proposto em 2007 por um grupo de artistas mineiros, preocupados com a reflexão política e estética sobre a arte contemporânea e que agora faz parte do calendário cultural da cidade. Em uma parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do projeto BH Espera por Você, a mostra desse ano fará parte também de uma série de estratégias que pretende transformar a capital mineira em um pólo para o turismo cultural.

Durante 35 dias, mais de 15 espaços culturais se abrem às manifestações da dança, teatro, música, artes plásticas, cinema e vídeo. Os trabalhos foram selecionados segundo critérios que permitem refletir sobre o diálogo entre as diversas linguagens artísticas e cujas estéticas estejam comprometidas com a complexidade do mundo atual.

Fiel à proposta de sempre promover um atrativo cultural diferenciado a cada produção do VAC, em 2009 a novidade é o tema Arte na Moda e Moda na Arte. Com este objetivo, foi proposta a Passarela Aberta, um espaço voltado para leigos e interessados em desfilar suas roupas criadas dentro de um conceito específico que é um olhar diferenciado sobre a criação artística e a moda nos dias atuais. “Queremos propor uma reflexão sobre a quebra de fronteiras entre a moda e as demais áreas da criação da arte, incentivando a criação de uma moda que se distancie de seu caráter utilitário em favor de uma livre expressão", explica a diretora Ione Medeiros.

Em sua diversa programação nesta terceira edição, o Verão Arte Contemporânea recebe também, além dos mineiros, trabalhos de outros estados, como:

* São Paulo - Paulo Beto ( compositor e DJ), Rubens Espírito Santo (Artista plástico que vai lançar um livro na abertura do evento), além da exibição de um vídeo com desfile do estilista Jun Nakao (onde as modelos rasgam a roupa no final) - e o músico mineiro, residente em S Paulo, Marku Ribas.

* Rio de Janeiro - Grupo Chelpa Ferro que entra na parceria do MAP com uma exposição na área das Artes Plásticas.

* Bahia - o artista plástico e precursor do cinema de animação no Brasil, Francisco Liberato e Alba Liberato- além do coletivo de intervenção urbana Gia.

Alguns espetáculos terão entrada franca e para os outros serão vendidos ingressos a preços populares. Estimamos atingir um público de aproximadamente e 20 mil pessoas de acordo com a capacidade dos teatros e espaços culturais envolvidos no projeto que conta com a participação de 50 grupos e artistas convidados.

O site www.oficcinamultimedia.com.br/veraoarte.htm traz informações sobre as edições passadas e o histórico do Verão Arte Contemporânea. Há também um Blog: http://vac2009.multiply.com

onde fica
O Verão Arte Contemporânea é voltado para um público eclético, pois envolve atividades em espaços abertos e fechados compreendendo:

Rua - onde o público terá acesso a exibições de filmes e música popular - Cinema e Duelo de MC's.

Galpões - como Odeon, Caixa Clara, Centro Cultural da UFMG, Espaço Ambiente, Auditório do Museu de Arte da Pampulha - para apresentações de dança e de espetáculos teatrais experimentais.

Teatros Convencionais - como Francisco Nunes, Marília, Palácio das Artes, Galpão Cine Horto, Fundação de Educação Artística - para dança, teatro e música popular e erudita.

Cinemas - Sala Humberto Mauro e Usiminas Belas Artes - Filmes de Quintal
Galerias - como Museu de Arte da Pampulha
Bar Dançante - como A Obra - com shows musicais
quando ir
14/1/2008 a 18/2/2009
quanto custa
Alguns espetáculos terão entrada franca e para os outros serão vendidos ingressos a preços populares.
website
www.oficcinamultimedia.com.br/veraoarte.htm

compartilhe

comentários feed

+ comentar
azuirfilho
 

Sarah Torres · Belo Horizonte (MG)
A Moda na passarela da arte, Belo Horizonte, MG · 14/1 a 18/2

Um Trabalho admirável de divulgacáo de um evento que tem Parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.
Terceira edição do Verão Arte Contemporânea vai sobre a livre expressão da moda. Evento acontece de 14 de janeiro a 18 de fevereiro em BH.
Parabéns e fazemos votos de que seja um sucesso.
Maior satisfacáo a sua volta a Ativa, trazendo para nós o que esta acontecendo.
Abracáo Amigo.

azuirfilho · Campinas, SP 15/12/2008 10:06
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Claudia Almeida · Niterói, RJ 16/12/2008 06:07
sua opinião: subir
ayruman
 

Bela iniciativa. Sucessos a Todos. Em 2009 continuemos a Fazer Arte! Abraços. jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 26/12/2008 18:17
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados