A 'pintura de agulha' de Maria Celeste: exposição Alma Vestida.

de 12/11 a 14/12 · Itajaí, SC
SESC/Divulgação
Maria Celeste pinta com agulha e inscreve seu nome na arte popular brasileira.
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
16/11/2007 · 89 · 1
 

ENTRE GUINARD E BISPO DO ROSÁRIO. ALI ESTÁ MARIA CELESTE

De um lado está Guignard, o moderníssimo artista plástico mineiro que, como se diz, pintava com tudo em seu lugar. Guignard pintava o estado de Minas e seu povo e o fazia de forma tão brilhante como talvez não pudesse outra pessoa. Do outro lado, temos Bispo do Rosário, artista louco e louco artista que buscava através de inúmeras formas encontrar-se, comunicar-se com Deus. Ambos artistas, contemplando com uma certa ingenuidade (proposital ou real) o mundo em que viviam.

Entre os dois opostos (o acadêmico e o insano) está Maria Celeste Neves, a catarinense de 85 anos que descobriu-se artista aos 64. Percorrendo o Brasil e o mundo há pelo menos uma década, a obra da artista catarinense agora chega a Itajaí, depois de já ter se encontrado com a História. Descoberta pela crítica de arte em 1999, quando inscreveu-se num concurso nacional de “talentos da maturidade”, Maria Celeste agora pertence ao patamar dos artistas de importância do estado catarinense.

Na ocasião do concurso, Maria Celeste teve de driblar os limites impostos pela organização para inscrever sua obra. Como pinta e borda, literalmente, e bordado não fazia parte do rol de categorias, inscreveu seu trabalho como “pintura de agulha”. Ganhou o prêmio de 1º. lugar e o difícil reconhecimento da academia.

A artista denominada naïf (ou arte primitiva) vai muito além da denominação. Maria Celeste é uma artista popular e sua obra se vale justamente da ingenuidade acadêmica da artista para se encher de beleza. Aos poucos, Maria Celeste ocupou museus de arte, galerias, espaços acadêmicos ou não e agora é parabenizada com uma mostra do SESC-SC que expõe sua obra e sua vida ao público catarinense.

O bordado artístico de Maria Celeste está inscrito, hoje, dentre uma fértil produção de arte brasileira: a arte popular. E aos poucos se vem percebendo a necessidade de abrir espaço para estes artistas ditos ingênuos e isso se dá, por exemplo, com o surgimento de espaços de cultura popular por todo o estado de Santa Catarina. Maria Celeste, que borda enquanto assiste às novelas da Globo, é hoje tema de muitas e importantes discussões sobre arte contemporânea, tal qual é ainda o nome de Bispo do Rosário, o louco genial.

Para conhecer a obra dessa senhora octogenária (e grandemente produtiva) que “pinta com a agulha”, uma visita à Galeria Municipal de Arte, em Itajaí, é mais do que necessária. Seja para tão-somente conhecer a artista, seja para mergulhar na ingênua e complexa arte com a qual ela nos presenteia.


onde fica
Fundação Cultural de Itajaí
Galeria Municipal de Arte
Rua Lauro Müller, 53 – Centro.
quando ir
12/11/2007 a 14/12/2007
quanto custa
Entrada Franca, mas atenção aos horários:
De 2ª a 6ª - Das 13 às 19 horas.
contato
Telefones:
47 3349-1214
47 3349-1516

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Daniel Sinis
 

parabens para Maria Celeste

Daniel Sinis · Angra dos Reis, RJ 4/12/2007 02:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados