Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

A qualidade e a legitimidade da música brasileira

de 02/2 a 12/2 · Brasília, DF
1
Rodrigo Machado · Brasília, DF
27/1/2012 · 2 · 0
 

O Centro Cultura Banco do Brasil aposta na qualidade musical e na legitimidade de um novo conceito de música brasileira com a série de concertos:

O Brasil das Orquestras Populares

Quatro concertos, que, de 2 a 12 de fevereiro, trazem ao Teatro I do CCBB Brasília, com curadoria de Carla Mullulo e João Braune e produção da Fomenta Produções, a criatividade e as inovações musicais, vindas de quatro Estados brasileiros, em apresentações que mesclam a sonoridade popular com a aparência erudita das orquestras.

O cenário musical brasileiro é constantemente renovado dado à criatividade e a multiplicidade cultural do País. Dentro dessa perspectiva, a série musical O Brasil das Orquestras Populares traça um panorama do ecletismo, criatividade e as inovações artísticas da música brasileira por meio das apresentações de quatro orquestras, que promovem o encontro da formação erudita com a sonoridade de canções populares.

Esta nova roupagem das orquestras, que explora novos conceitos e inusitadas execuções de instrumentos com grande desempenho e qualidade artística, pode ser observada em várias regiões do Brasil. O Brasil das Orquestras Populares é uma boa oportunidade para conhecer orquestras que se empenham neste tipo de inovação. Estão programadas para a série: a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, de Pernambuco, a Orquestra de Cordas de Curitiba, Paraná, a Orquestra Republicana, do Rio de Janeiro, e o Grupo Imbaúba, do Amazonas.

Os shows comporão uma série eclética e afinada, valorizando iniciativas que exploram formações diferenciadas e trabalhos musicais consistentes, que envolvem dinâmicas e nuances tímbricas.

Abrindo a programação da série de concertos, dias 2 e 3 de fevereiro, a riqueza popular de Recife ao som da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, que reúne ritmos como frevo, coco, mangue beat, cavalo-marinho, dentre outros, através de releituras de clássicos populares da região norte da capital pernambucana como Vassourinha, Cabelo de Fogo e Elefante. Ainda na primeira semana, nos dias 4 e 5, A Orquestra à Base Cordas de Curitiba, que, sob a batuta do maestro João Egashira, apostou na brasilidade ao substituir violinos, violas, violoncelos e contrabaixos por bandolins, cavaquinho, violões, viola caipira, piano e percussão, para explorar ritmos como pagode-de-viola, baião, polca mato-grossense, rasqueado, samba caipira, mazurca e fado.

Abrindo a segunda semana, a carioca Orquestra Republicana, nos dias 9 e 10/02, com seu repertório que passeia por composições de Pixinguinha, Paulinho da Viola e Ernesto Nazaré. O que encanta nesta Orquestra é o constante improviso, sem nenhum acerto prévio, fazendo de cada concerto uma surpresa e um deleite aos amantes da boa música.

Encerrando o projeto, nos dias 11 e 12 de fevereiro, o Grupo amazonense Imbaúba, que desenvolve um trabalho acústico instrumental inspirado em batidas ritualísticas da região da Amazônia, sugerindo uma reflexão sobre os hábitos do homem perante a natureza.

onde fica
Teatro I - Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
quando ir
02/2/2012 a 12/2/2012, às 21:00h
quanto custa
R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada válida para estudantes, professores, maiores de 60 anos e clientes BB). A venda antecipada de ingressos para cada semana inicia-se no domingo da semana anterior, restrita a quatro bilhetes por pessoa.
contato
61 3108.7600

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

2 e 3/02 - Orquestra Popular Bomba do Hemetério. zoom
2 e 3/02 - Orquestra Popular Bomba do Hemetério.
4 e 5/02 - Orquestra À Base de Corda de Curitiba. zoom
4 e 5/02 - Orquestra À Base de Corda de Curitiba.
9 e 10/02 - Orquestra Republicana. zoom
9 e 10/02 - Orquestra Republicana.
11 e 12/02 - Grupo Imbaúba. zoom
11 e 12/02 - Grupo Imbaúba.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados