Abayomy Afrobeat Orquestra

27/9 · Brasília, DF
J.D. Olivier
1
Rodrigo Machado · Brasília, DF
6/9/2013 · 1 · 0
 

Natura apresenta Abayomy Afrobeat Orquestra no Distrito Federal

A vigorosa e contagiante musicalidade do encontro entre os ritmos brasileiros e o afrobeat nigeriano chega a Brasília, dia 27 de setembro

A Abayomy Afrobeat Orquestra, com seus sopros, guitarras, teclado, baixo, bateria, percussão e vocais, é a atração do Teatro Oi Brasília, dia 27 de setembro, num show patrocinado pelo programa Natura Musical. O repertório da orquestra formada por13 integrantes é composto por composições próprias, releituras de músicas brasileiras e do Afrobeat, gênero musical criado pelo ativista nigeriano Fela Kuti.
A banda nasceu em outubro de 2009 para a primeira edição carioca do Fela Day, evento que celebra o nascimento de Fela Kuti, realizado simultaneamente em diversas cidades do mundo. Desde então, vem se destacando pela qualidade musical, com shows dançantes e vibrantes.
Abayomy é uma palavra da língua Yoruba plena de significados positivos, algo como “encontro feliz” ou “aquilo que nos dá prazer”. Afrobeat é um gênero musical e um movimento cultural criado por Fela Kuti, na Nigéria (África), nos anos 70, e tem como base a percussão africana, com ricas improvisações e identidade contemporânea, mesclando música Yoruba com jazz, highlife e funk, e uma marcante presença de vocais.
A Orquestra fará, com patrocínio da Natura, três shows de divulgação do seu primeiro disco, em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O projeto foi selecionado no Edital Nacional do programa Natura Musical em 2012. Para a gerente de marketing institucional da Natura, Karen Cavalcanti, “o projeto valoriza a fusão de ritmos e o resgate das matrizes culturais que influenciaram a música brasileira. A Abayomi mostra essa mistura entre a raiz e o contemporâneo”.
O primeiro álbum da orquestra, lançado em 2012, com produção de André Abujamra, reúne seis composições inspiradas em pontos de Candomblé afro-brasileiros sob o prisma do Afrobeat. Dentre as faixas, destacam-se “Eru”, que abre o disco, com instrumental pulsante e letra bilíngue, em Yoruba e Português; “Malunguinho” e “Obatalá”, duas releituras para músicas dos terreiros, a primeira é oriunda do culto à Jurema, no nordeste do Brasil, e a segunda é um k´orin (canto) de tradição Yoruba, e “Emi Yaba”, uma composição em Yoruba de Alexandre Garnizé.
Tony Allen – baterista nigeriano que foi da banda de Fela Kuti, co-criador e um dos principais expoentes do Afrobeat em atividade, é um entusiasta da banda: “eles tocam afrobeat como ninguém mais toca na Nigéria”. A Abayomy fez o show de abertura de Tony Allen no Circo Voador (Rio de Janeiro), o mais marcante da trajetória da banda. Na mesma noite, também dividiu o palco com a banda de Tony numa jam session histórica com a presença do guitarman Oghene Kologbo, outro nome importante do Afrobeat, que se tornou amigo e parceiro em novas músicas da Orquestra.
Seun Kuti, filho de Fela Kuti, de passagem pelo Rio de Janeiro, fez uma participação num show da Abayomy, que também se apresentou no evento de lançamento da primeira e única biografia autorizada de Fela Kuti (“Fela: esta vida puta”, do cubano Carlos Moore), no Teatro Rival (Rio de Janeiro). Além disso, Abayomy gravou uma versão de “Meus Filhos, Meu Tesouro”, de Jorge Benjor, com Tony Allen, Kologbo e o rapper carioca BNegão, outro amigo e parceiro de muitos anos. Esta gravação gerou um LP single, lançado em abril de 2013 na França pelo selo Comet.

onde fica
Local: Teatro Oi Brasília
Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, vizinho ao Palácio da Alvorada.
Capacidade: 400 pessoas.
quando ir
27/9/2013, às 20:00h
quanto custa
Ingressos: R$ 20,00 (inteira). Bilheteria: (61) 3424.7121. Funcionamento: De terça a sábado, das 13h às 19h. Em dias de eventos fica aberta até às 21h30.
website
https://soundcloud.com/abayomyorquestra

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados