Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Aberto o edital para novos pólos regionais do Brasil Memória em Rede

de 11/6 a 11/7 · São Paulo, SP
Coordenadores dos 6 pólos regionais da rede.
1
ana leo · São Paulo, SP
6/7/2008 · 90 · 2
 

O Pontão de Cultura Brasil Memória em Rede inicia suas atividades com a formação de mais 6 pólos regionais, que tem como objetivo articular organizações locais em torno do tema memória e desenvolvimento comunitário. Atualmente a rede conta com 6 pólos regionais no Brasil que se formaram na Expedição do Redescobrimento, ação coletiva criada pela rede em 2007 e que se encontra atualmente em fase de finalização. O objetivo do Pontão de Cultura é aprofundar a descentralização da rede possibilitando o envolvimento de novas organizações que realizem projetos de memória no Brasil, dando mais visibilidade para as memórias regionais, e contribuindo para o fortalecimento, preservação e valorização de grupos sociais, culturas e comunidades.

O edital aberto destina-se a organizações que tenham interesse em tornar-se coordenadoras dos novos pólos regionais. Elas devem necessariamente estar localizadas em estados diferentes dos pólos já existentes, situados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pará, Goiás e Santa Catarina. As organizações que estiverem presentes nestes estados poderão participar das atividades dos pólos regionais já existentes.

Cada pólo regional será composto por um grupo de no mínimo 5 pessoas da região, sendo que pelo menos 3 delas pertencentes a outras organizações que também desenvolvam trabalhos com memória. Todas passarão por uma formação na metodologia de memória oral do Museu da Pessoa, que os auxiliará no desenvolvimento do projeto de memória, que realizarão em sua região.

O grupo deve pensar conjuntamente um tema que seja relevante para o desenvolvimento regional e, ao mesmo tempo, de interesse nacional. Os projetos de memória serão desenvolvidos em torno deste tema, e como resultado criarão um acervo público e interconectável, que será divulgado na plataforma virtual da rede e em outros meios definidos pelos próprios pólos regionais. Além da metodologia do Museu da Pessoa, outras metodologias poderão ser utilizadas no desenvolvimento do projeto.

Aberto à participação de organizações dos diferentes segmentos da sociedade, o edital de inscrição para se tornar uma organização coordenadora dos Pólos regionais estará disponível no site www.brasilmemoriaemrede.org.br até o dia 11 de julho.

As organizações que não queiram coordenar um pólo regional, mas participar do desenvolvimento dos projetos de memória no pólo de sua região, devem escrever para bmr@bmr.org.br para que sejam conectadas com as organizações coordenadoras dos pólos após o fim do processo de seleção.

onde fica
Brasil
quando ir
11/6/2008 a 11/7/2008
website
www.brasilmemoriaemrede.org.br
contato
Ana Nassar ou Sarah Falleiros
11 2144-7150
bmr@bmr.org.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Nic NIlson
 

Aplausos de pé por estas iniciativas e eventos. Trabalhando aqui na TESSER, Terceiro Setor Serviços, me sinto orgulhoso por vcs. So queria fazer uma observação, sem importancia, mas tenho lutado tanto p q nosso espaço se torne um ponto de cultura, mas nao entendo pq de nao receber o aval. Mas nao importa, vamos fazendo aqui nossos filmes, nossos teatros, biblioteca, livros, e agora espaço p internet e curos de ingles.
http://ts-servicos.vilabol.com.br
Abcs e força a todos

Nic NIlson · Campinas, SP 4/7/2008 19:55
sua opinião: subir
MarcilioMedeiros
 

Ana,
Maravihoso esse trabalho.
Abs,

MarcilioMedeiros · Aracaju, SE 5/7/2008 01:18
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados