Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

AFROLATINIDADE - Matriz africana na música latina

de 07/5 a 29/5 · Brasília, DF
Paula Monte
Songoro Cosongo
1
Rodrigo Machado · Brasília, DF
9/4/2010 · 1 · 0
 

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília apresenta, de 7 a 29 de maio, o projeto musical Afrolatinidades, que traz, ao Teatro I do CCBB, uma série de quatro shows compondo um panorama da música afro-latina na atualidade. A programação, ainda inédita no Brasil, presenteia o público com encontros entre artistas que, em suas criações musicais, têm estilos e ritmos vindos da América Latina e África.


Os quatro encontros propostos pelo Afrolatinidades permitem um passeio através das Américas, conduzido pela influência Africana na formação das mais diversificadas e ricas sonoridades musicais, um dos maiores elos entre as culturas latinas. Neste sentido, o Afrolatinidades transformará o palco do CCBB Brasília num campo de pesquisa e observação das diversidades que existem nas misturas de ritmos afro-latinos, por meio de genuínas imagens e releituras de estilos originais, criados por músicos e interpretes de diferentes lugares do continente.

Em cada show teremos a apresentação de dois convidados, um nacional e outro internacional, buscando apresentar diferentes países da América Latina, sempre com os olhares voltados para elementos da influência Africana na música Latina. A banda Songoro Cosongo, que será o grupo base dos quatro encontros, compõe esta aquarela de ritmos e estilos. O Songoro Cosongo é formado por instrumentistas do Brasil, Colômbia, Argentina, Venezuela e Chile, encarnando assim o mais legítimo representante desta integração, pois apresenta em seu trabalho uma verdadeira troca cultural entre brasileiros e nossos vizinhos.


PROGRAMAÇÃO


Abrindo o projeto, nos dias 7 e 8 de maio, sexta e sábado, às 21h30, o Afrolatinidades apresenta o programa Tropicalidade Caribenha, quando subirão ao palco o cubano Francisco Pancho Amat e o também cubano, porém radicado no Brasil, René Ferrer, para mostrarem toda a riqueza cultural e musical da Salsa, do Son Cubano e do Bolero.


O segundo módulo do projeto, nos dias 14 e 15 de maio, também às 21h30, traz as Batidas Mistas, com características marcantes das misturas dos ritmos indígenas, africanos e espanhóis, por meio da batida forte do venezuelano Cheo Hurtado e da brasileira Aline Gonçalves, estudiosa da música colombiana. Estes importantes representantes da Venezuela e Colômbia trarão os ritmos Cumbia, Puya e Joropo.


A Cadência dos Andes, com a mescla de ritmos peruanos, afros e espanhóis, nos dias 21 e 22, às 21h30, será a marca do terceiro encontro do Afrolatinidades, com o palco para o Chile e Peru, na música do chileno Horácio Salinas que dividirá a apresentação com o peruano, radicado no Rio de Janeiro, Ricardo Bartra tocando Landó, Festejo, Cueca e Vals, num show de uma proposta um pouco mais introspectiva, característica dos povos destas regiões, com músicas mais cadenciadas e letras aflorando sentimentos.


Os ritmos afro-latinos amplamente difundidos nas grandes cidades encerram o projeto nos dias 28 e 29 de maio, às 21h30, com o módulo Centros Urbanos - Argentina e Uruguai, quando, no palco, se encontrarão os uruguaios Hugo Fattoruso e Fabrício dos Reis e o brasileiro René Rossano, trazendo a Milonga, o Tango e o Candombe.

onde fica
Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília.
SCES Trecho 2, lote 22.
C.I.: Livre para todos os públicos.
quando ir
07/5/2010 a 29/5/2010, às 21:30h
quanto custa
R$ 15,00 e R$ 7,50 (meia-entrada para estudantes, professores, pessoas com mais de 60 anos e clientes BB).
website
site: www.bb.com.br/cultura www.twitter.com/ccbb_df
contato
61 3310-7087.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados