Angela Leite retrata fauna e flora brasileiras em desenhos e gravuras

de 27/5 a 08/6 · São Paulo, SP
Angela Leite
"Jacaré-de-papo-amarelo" (2007)- xilogravura de Angela Leite
1
Pedro Biondi · Brasília, DF
21/5/2009 · 5 · 1
 

Na mostra “Trilha Natural Brasileira”, a artista plástica Angela Leite usa os elementos que caracterizam sua obra – excelência artística combinada a um rigor quase científico e a um olhar militante – para conduzir o visitante a um passeio por entre espécies de nossa fauna e nossa flora.

São 23 desenhos recentes e inéditos, em nanquim, a maioria em preto e branco. E 37 xilogravuras, representativas de suas quatro décadas de carreira.

A exposição será no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), em evento emblemático do crescente trabalho conjunto desenvolvido pela artista e pesquisadores da área.

Nascida em 1950 no Rio de Janeiro, Angela se dedica desde 1968 à arte em estreita ligação com o meio ambiente. Participou de cerca de 200 salões e exposições nacionais e internacionais e recebeu prêmios no país e no exterior. A militância também se dá por meio de palestras, oficinas, artigos e entrevistas em defesa da fauna e da flora, em especial as brasileiras.

Obra na internet

Ao longo da carreira, a artista trabalhou sobretudo com a gravura em madeira. O desenho a lápis de cor e a nanquim também foi técnica prioritária. Cerca de 200 desses trabalhos estão disponíveis para visualização na página www.angelaleite.com.br.

Estão ali onças, baleias, borboletas, golfinhos, tartarugas-marinhas, papagaios de todos os naipes, jequitibás, cedros e variadas palmeiras. Reflexões e crônicas da autora fazem companhia aos bichos e árvores retratados.

Para ampliar o diálogo entre arte e ciência que marca sua obra, ela recorre a pesquisadores e à literatura especializada, além de se dedicar à exaustiva observação dos animais em seu hábitat ou em cativeiro. As árvores passaram a fazer parte de sua temática em 1996.

Trabalho elogiado por críticos de arte e cientistas

“Angela pesquisa intensamente sobre seus objetos de trabalho, buscando a opinião de zoólogos, botânicos e ecólogos para dar mais vida a suas obras”, comenta o professor Miguel Trefaut, do Departamento de Zoologia do IB-USP. “Torna-as, assim, flagrantes instantâneos de cenas naturais de nossa rica biodiversidade”. O crítico Olívio Tavares de Araújo destaca “um desenho seguro” e “um corte impecável”, e conclui: “Angela consegue jogar majestosa e claramente seus bichos no espaço”.

Outros depoimentos e análises sobre a obra e o engajamento da artista – entre eles, de Ibsen de Gusmão Câmara, Álvaro Machado, Carlos Von Schmidt, Aloysio Biondi, Antonio Carlos Abdalla, Olney Krüse e Paulo Vanzolini – podem ser conferidos no site de Angela Leite.

onde fica
Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo - Cidade Universitária

Rua do Matão, 277, Departamento de Botânica, Edifício André Dreyfus

Informações: (11) 3091-7543
quando ir
27/5/2009 a 08/6/2009
quanto custa
A entrada é gratuita. A exposição fica aberta das 9 à 22 horas, e o vernissage será em 26 de maio às 19 horas.
website
www.angelaleite.com.br
contato
Antonio Biondi - (11) 7488-5449 / 7734-5309 - angelaleite.gravura@uol.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

vale a pena visitar o site da Angela Leite linkado acima - as xilogravuras e os desenhos são realmente incríveis!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 22/5/2009 17:00
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados