Aniversário do Theatro José de Alencar celebra a Palhaçada

de 16/6 a 17/6 · Fortaleza, CE
Divulgação
O homenageado Palhaço Trepinha bem acompanhado
1
Felipe Gurgel · Fortaleza, CE
18/6/2007 · 76 · 1
 

A Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) comemora os 97 anos do Theatro José de Alencar (TJA) evidenciando os artistas da alegria. O Palhaço é o mote da programação dedicada ao aniversário do TJA, de 12 a 17 junho.

Uma série de apresentações, oficinas, seminários e o circo projetam a palhaçada. E homenageia a figura de Trepinha – 77 anos de idade e 65 de picadeiro, o palhaço mais antigo em atividade no Ceará.

A semana comemorativa começou na última terça, 12, e segue até este domingo, 17, a data exata do aniversário. A palhaçada toma espaço a partir da Praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza. Lá, o Palhaço Trepinha arma a lona do circo, convidando a população para o riso de 8h30 às 17h30, em pleno pique do Centro da cidade.

A reflexão da palhaçada também acentua a programação. No sábado, dia 16, o TJA abre o seminário E o palhaço, o que é? Riso e resistência – poeira, palco e picadeiro. Entre artistas-pesquisadores convidados, o Palhaço Trepinha comanda o especial Troca de Saberes.

Para o último dia, 17, a alegria atravessa manhã, tarde e noite. De 9 às 21h, a festa se espalha entre os espaços do TJA e Praça José de Alencar. Música, cortejos de palhaço, brincantes, atores – todos pela celebração dos 97 anos do Theatro.

Confira a programação especial:

Sábado, 16

8h30 às 17h30 na Praça José de Alencar: grátis
Circo do Palhaço Trepinha

8h às 18h30 no palco principal: grátis
THEATRO DE PORTAS ABERTAS
Seminário “E o palhaço, o que é? Riso e resistência – poeira, palco e picadeiro”
Artistas-pesquisadores convidados: João Andrade Joca, Oswald Barroso, Sidney Souto (CE), Márcio Libar (RJ) e Mário Bolognesi (SP). Especial: Troca de Saberes com o Palhaço Trepinha (PB/CE)

18h30 no palco principal: grátis
THEATRO DE PORTAS ABERTAS
O riso brincante do Nordeste, aula-espetáculo de Oswald Barroso, com participação das atrizes Vanéssia Gomes e Sâmia Bittencourt. Encerramento do seminário E o palhaço, o que é?

Domingo, 17

Hoje é o Aniversário do Theatro: 97 Anos

9h às 17h30 na Praça José de Alencar: grátis
Circo do Palhaço Trepinha

15h às 17h30 na Praça José de Alencar: grátis
Balança o chão da Praça – A Praça em Festa
Mateus e Catirinas, palhaços do reisado, brincantes dos 4 cantos do Ceará com folguedos e brincadeiras, batuqueiros e percussionistas, bandas de música, quadrilhas juninas... A Praça amplia o espaço do Theatro que amplia nossa experiência de Praça

9h às 21h no TJA em vários espaços: grátis
THEATRO DE PORTAS ABERTAS
Música + Palhaçaria com o Mestre Trepinha

17h30 no Pátio nobre
O pregoeiro
Solo do ator Márcio Libar (atuação e direção). Assistente de direção: Fábio Freitas. Supervisão cênica: Júlio Adrião. Coreografias: Steven Harper e Maria Angélica Gomes. Uma das principais referências de palhaço no Brasil na cena contemporânea, a partir do Rio de Janeiro, onde mora, Libar é movido pelo desejo de sacudir as pessoas, tocando seus corações, seja com o palhaço Cuti-cuti, com a oficina A Nobre Arte do Palhaço ou atuando por políticas públicas para a área

18h30 no Pátio nobre
Chuva de pétalas de flores com alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro + Palco principal e jardim
Trepinha puxa o cortejo de palhaços + Maestro Poty Big Band Show

onde fica
Theatro José de Alencar - Praça José de Alencar, s/n, Centro de Fortaleza
quando ir
16/6/2007 a 17/6/2007, às 08:30h
quanto custa
É de graça!
website
www.secult.ce.gov.br
contato
(85) 3101.2583/2567 - tja@secult.ce.gov.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Cecilia de Paiva
 

Excelente a homenagem e a divulgação é bem válida, pena que estarei nessa terrinha apenas em julho, espero ver mais informações sobre o jose de alencar com uma programação para julho.

Cecilia de Paiva · Campo Grande, MS 19/6/2007 12:26
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados