1948 - Declaração Universal dos Direitos Humanos – 2008
- 60 ANOS –
Espetáculo que celebra os 60 anos da promulgação da Lei Universal dos Direitos Humanos. Indispensável à formação ética de todos os que aspirem aos avanços civilizadores da humanidade pela incomparável envergadura dos diálogos entre indivíduo e poder, debate cujo desfecho se dá no desenrolar dos fatos que recaem sobre o indivíduo e refletem no Estado.
ANTÍGONA, de Sófocles
Tradução: Millôr Fernandes
Direção: Mariozinho Telles
ELENCO:
Maria Rita Rezende, Guilherme Salvador, Anita Terrana, Ana Helena Lima, Priscila Jannuzzi, Lúcia Ribeiro, Carlos Lima, Alexandre França, Belisa Taam, Claudia Merlo Cabral, Vanessa Castro, Andressa Gonçalves e Mariozinho Telles.
Nos textos clássicos tanto se tem descoberto e interpretado quanto há por ser feito e inventado, à luz de cada época em que são revisitados e têm a sua mensagem consolidada através dos séculos, imprimindo, subsidiando e provocando a evolução do pensamento, o desenvolvimento humano. A atualidade encontrada na problemática de muitos dos seus enredos desafia o sentido da evolução de uma sociedade que celebra a sua era tecnológica.
“Mais forte do que o destino é a cegueira dos que não querem ver!”
ANTÍGONA, de Sófocles, tem sido alvo de intermináveis estudos das mais variadas naturezas, referência para o desenvolvimento de teses multidisciplinares, parâmetro para a criação de leis, fonte de investigação e modelo para a estratégia política em tempos de guerra.
A ação da peça estabelece um confronto entre os ideais básicos de uma sociedade, os interesses do Estado e as questões familiares encontram-se no impasse, as tradições religiosas e as atualidades políticas estabelecem um insolúvel conflito entre presente, passado e futuro que a humanidade ainda há de resolver algum dia.
“Nenhum Estado pertence a um homem só!”
O conhecimento de ANTÍGONA, de Sófocles, é necessário a todos os que aspirem aos avanços civilizadores da humanidade pela incomparável envergadura deste debate do indivíduo com a intransponível autoridade impessoal do poder, em um diálogo que se estende além das palavras e que invariavelmente só encontra o seu desfecho no desenrolar dos fatos que recaem sobre o indivíduo e refletem no Estado. A ação de Antígona é tida como o germe do chamado “direito natural”, do qual deriva o “direito de resistência”; abre o precedente para a formulação e o desenvolvimento de uma nova concepção jurídica, que tem o seu início na Magna Carta de João Sem Terra, em 1215, "the law of land"¹ (Lei da Terra); O termo jurídico "due process of law" é decorrente das ratificações da Magna Carta e da sua tradução para o Inglês em 1354 durante o reinado do Rei Eduardo II (escrita originalmente em latim para que o povo não tomasse conhecimento de seu conteúdo), representa um princípio genérico que vem encontrar a consagração em 1948 com a Declaração Universal dos Direitos do Homem, formulada pela ONU em Paris(*), determinando que toda pessoa tem direito, em condições de plena igualdade, a ser ouvida publicamente e com justiça por um tribunal independente e imparcial, para a determinação de seus direitos e obrigações ou para o exame de qualquer acusação contra ela em matéria penal.
(*)Leia a íntegra da Declaração no site:
http://teatroderoda.org
É consenso entre juristas de todos os tempos e lugares que apesar de todas as conquistas celebradas, muito ainda há por ser posto em prática.
Antígona também é tida como precursora na Desobediência Civil:
"Existem leis injustas; devemos submeter-nos a elas e cumpri-las, ou devemos tentar emendá-las e obedecer a elas até à sua reforma, ou devemos transgredi-las imedia
" Nenhum Estado pertence a um homen só "
Guilherme Salvador · Rio de Janeiro, RJ 20/11/2008 10:12
Antígona, de Sófocles, que já assisti na excepcional tradução de Millôr Fernandes - certamente desta vez numa competente direção de Mariozinho Telles - é bem apropriada para esta comemoração.
Os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos deveriam ter mais lembranças como esta que é feita por vocês, Mariozinho.
Hoje assistimos à trágica criação e crescimento (para o lamento de todos que pensam a vida como valor supremo) da figura do pobre refugiado ambiental, se já não bastassem os outros sofridos refugiados e fugidos das perseguições e de toda sorte de misérias.
Vemos o capitalismo selvagem mostrar sua face mais cruel e olhamos, com impotência, o crescimento das intolerâncias e desigualdades sociais.
Mas Antígona e a Declaração são precisos.
Farei o possível para estar presente numa das apresentações.
Abraços e a minha alegria pela realização de tão importante evento cultural e histórico.
Saudades de vocês, Mariozinho. Sucesso a todos! Super beijo!
Sayonara Lino · Juiz de Fora, MG 20/11/2008 20:27
Obrigada pelo convite, votado!
Bjs...Mil...
Querido Mariozinho, adorei o convite, e quero lhe informar, que também sou atriz, meu filho Diego Guerra, também o é, e tenho também algumas peças escritas, obrigada pela visita..e paz e luz
Poetisaluz · Petrópolis, RJ 21/11/2008 00:37
obrigada pelo convite,irei com certeza!
beijos!
Uma bela matéria,se realmente os direitos fossem respeitados.Meu querido,com o pc ainda enfrentando problemas apenas nos votos e no over,comparaço apressadamente numa lan para deixar eu carinho por essa matéria.
clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 21/11/2008 08:00
grato pelo convite. indiscutivelmente é uma peça que merece o olhar.
votos de; Sucesso!
Silveira
ei mariozinho...me parece ser uma bela montagem...
vou fazer o possível para ir ao teatro e conferir isso de perto.
abraços
Olá Overmano. Gostei da sua iniciativa. Pena que a fistãncia não permite verificar in loco este evento fenomenal. Pelo sucesso nobre overmano. É óbvio que tens meu voto...
José Cycero · Aurora, CE 21/11/2008 18:01Acho muito interessante essse tipo de divulgação.
camuccelli · Rio de Janeiro, RJ 21/11/2008 18:58
Mariozinho,
muito boa e oportuna sua resenha sobre Antógona em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, hoje tantas vezes violado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Parabéns e espero puder ir ver a peça no Tatro de Roda.
Abraços.
Desculpe-me o erro de digitação. Leia-se Antígona onde escrevi Antógona.
Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 21/11/2008 20:08muito interessante, gostei parabéns.votado.
O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 21/11/2008 23:41
Mariozinho,
Excelente indicação para um imperdível acontecimento.
Abraço
A Trilogia Tebana é muito atual, exatamente por discutir as relações de poder e pessoa, Estado e Indivíduo, instituições e mudanças. Parabéns. Quero ir à peça.
Marcelo Moraes Caetano · Rio de Janeiro, RJ 22/11/2008 11:02
obrigada pelo convite , Mariozinho. A iniciativa de montar Antígona já vale os parabéns e o nosso agradecimento. Tentarei prestigiar sua montagem. Desejo muito sucesso.
Celeia Machado · Rio de Janeiro, RJ 22/11/2008 13:28Excelente! Uma iniciativa digna de todos os aplausos. Abraços.
Juscelino Mendes · Campinas, SP 22/11/2008 16:20Obrigado pelo convite, Mariozinho. Acho a montagem muito oportuna. Parabéns pela iniciativa!
Marco Ermida Martire · Rio de Janeiro, RJ 22/11/2008 18:20Por muitas razões, Antígona é um texto necessário. E sempre, sempre belo. Até lá! Sucesso!
eucanaã ferraz · Rio de Janeiro, RJ 23/11/2008 15:27Sucesso pra vocês!! sem dúvida, um programa imperdível! Tentarei assistir e vou divulgar p/ os amigos, ok?
Jenny Horta · Niterói, RJ 23/11/2008 23:32muito importante nessa época cruel - nossos direitos humanos são desprezados, ignorados, desrespeitados a todo momento. A lembrança da declaração universal e a montagem de Antígona são oportunos e necessários para esses tempos de "liberdade".
alexandre alencar · Rio de Janeiro, RJ 24/11/2008 13:34
Oi Mariozinho. Votado.
Irei assistir no dia 10...
Essa Montagem de Antígona, sem duvids deve surpreender..
MUita merda
Até breve
Ray Cenna
Eu acho legal e estou torcendo para que Antígona alcance o maior sucesso de público porque direitos humanos é uma das coisas que menos se vê nesse país. Meus sinceros aplausos e abraços, amigo Mariozinho.
Carlos Magno.
Desculpe a demora em votar. Parabéns pela iniciativa, pela peça, por tudo. Vá em frente. Voto com prazer. Gde abraço em vc e em todos os atores e técnicos. Sucesso!
Fausto F · Rio de Janeiro, RJ 30/11/2008 12:18
Muito obrigado amigos!
Será um enorme prazer recebe-los no teatro, após a apresentação do espetáculo, conversaremos sobre a relação existente entre Antígona e o princípio jurídico que teve a sua consagração com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a seguir faremos uma leitura pública da Declaração.
MURAL DE EVENTOS DA ONU - 2008
60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos
http://www.knowyourrights2008.org/index.php?nav=campaign&key=2007121812535072
No link acima, selecione: CULTURAL EVENTS
O Brasil também está celebrando a data!
SELECIONE DEZEMBRO E VEJA TODOS OS EVENTOS DO MÊS!
Direitos Humanos:
Divulgue - Prestigie - Participe
--
http://teatroderoda.org
.
MUITO OBRIGADO A TODOS OS QUE APOIAM, FICAMOS EMOCIONADOS COM A GRANDE PRESENÇA NA APRESENTAÇÃO DE ANTÍGONA DE TERÇA-FEIRA, DIA 9 DE DEZEMBRO.
HOJE, QUARTA-FEIRA, DIA 10 DE DEZEMBRO, TEREMOS MAIS UMA SESSÃO, ÀS 21H: PARA QUE EM ALGUM DIA A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS DEIXE DE SER UMA UTOPIA!!!
http://www.overmundo.com.br/agenda/leitura-publica-da-declaracao-universal-dos-direitos-humanos
.
Agora o projeto CLÁSSICOS DO TEATRO está no Circuito Estadual de Artes:
http://www.overmundo.com.br/agenda/projeto-classicos-do-teatro-no-circuito-estadual-de-artes-rj
Dê o seu voto, faça um comentário e principalmente apareça ao vivo no teatro para conversarmos!!!
.
Mariozinho, obrigada pelo convite! Nossa, tenho uma paixão louca por teatro! Ainda cursarei artes cênicas... Bjs. Parabéns e votado, claro!
Vanessa David · Rio de Janeiro, RJ 15/12/2008 22:40Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!