"Aprenda a Organizar um Show" no RJ

28/4 · Rio de Janeiro, RJ
Everson Nazari
Capa do livro "Aprenda a Organizar um Show"
1
Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ
24/4/2011 · 4 · 0
 

“Aprenda a Organizar um Show” trata-se de uma ideia que virou livro virtual, livro impresso e um empreendimento educativo que já percorreu vários estados brasileiros.

Em 2007, o produtor cultural Alê Barreto publicou “Aprenda a Organizar um Show” de forma livre e gratuita na internet através do portal Overmundo (conheça a história), permitindo que pessoas interessadas pudessem copiar e utilizar o conteúdo para fins não-comerciais. A ideia teve boa repercussão e motivou a publicação da primeira edição impressa, pela editora independente Imagina Conteúdo Criativo, dentro da programação do IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em maio de 2008. Esta edição contou com prefácio de Leonardo Costa, pesquisador e doutorando do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade desta universidade.

A partir de 2009, “Aprenda a Organizar um Show” tornou-se um curso que ensina passo a passo como realizar um show musical. Idealizado em linguagem descontraída, dinâmica e objetiva, o curso proporciona informações úteis para quem deseja trabalhar com cultura e entretenimento.

Em 2010 “Aprenda a Organizar um Show” passou a ser recebido também em espaços universitários e culturais. Foi ministrado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/RS), na Incubadora de Arte e Cultura do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (Brasília/DF), no Instituto Cervantes (Belo Horizonte/MG) e no Santander Cultural (Porto Alegre/RS).

O curso “Aprenda a Organizar um Show” já formou no Brasil 13 turmas e capacitou 300 pessoas nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Acre e Minas Gerais.

Prepare-se para as oportunidades

Organize seu tempo e priorize sua qualificação. Participe do curso.

“Aprender a Organizar um Show” é
- uma oportunidade de se aprender um trabalho;
- uma ponte para construir novas parcerias e conviver com pessoas que atuam em arte, comunicação, cultura, entretenimento e eventos;
- trocar informações sobre agenciamento de espetáculos culturais;
- possibilidade de aprender mais sobre o método (para quem já baixou o livro);
- uma visão ampla sobre o processo de organização de um show;
- uma reflexão sobre a necessidade de se organizar as carreiras artísticas.


Conteúdo programático

- O que é fazer a produção?

- As etapas de um show

- Pré-Produção
(Quando/ Onde/ Conhecendo o local/ Cronograma/ A equipe/ Necessidades de músicos e técnicos/ Necessidades de infra-estrutura/ Necessidades da equipe de produção/ Solicitações, autorizações e contratos/ Direitos Autorais/ Divulgação/ Custos e Sustentabilidade)

- Produção
(Sala de produção/ Montagem de palco e cenário/ Montagem do som e da luz/ Montagem de camarim/ Receptivo e acompanhamento/ Credenciamento e cortesias/ Bilheteria/ Passagem de som/ A cobertura do show/ Segurança/ O momento do show)

- Pós-Produção
(Fechamento de bilheteria/ Pagamentos/ Desmontagem da infra-estrutura/ Limpeza/ Retorno dos músicos/ Liberação da equipe de produção/ Entrega do espaço/ Reunião de avaliação/ Registro do projeto)


Conteúdo adicional não disponível ainda na internet

- Noções sobre agenciamento de espetáculos culturais
(Agenciamento/ O que é fundamental no agenciamento/ Formas de agenciamento/ Roteiro para começar a agenciar espetáculos culturais)

Vagas Limitadas

onde fica
Espaço Ideal Eventos
quando ir
28/4/2011, às 18:00h
quanto custa
R$ 100,00
website
www.aprendaorganizarumshow.blogspot.com
contato
(21) 7627-0690, das 9h às 19h ou pelo e-mail alebarreto@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados