Programação dedicada à comemoração dos 80 anos do autor.
O projeto Ariano Suassuna 80 comemora o aniversário do autor com várias manifestações, em diversos locais da cidade.
Programação Completa
. A Terra, o Altar e o Sonho
11/6 a 30/9 - Exposição que mostra sua trajetória, caracterÃsticas culturais de sua obra, a produção para livros e teatro, a ênfase no regionalismo nordestino e sua universalização, o surgimento e a consolidação do Movimento Armorial. 3a a sábado, 12h à s 20h e domingos, 11h à s 17h.
. Semana Armorial
- 12/6, 16h - Ariano na tela: exibição do documentário Folia Geral, de Luiz Fernando Carvalho, no qual Ariano analisa a formação do povo brasileiro sob o aspecto das manifestações do Carnaval; 18h - Lançamento do livro Perfil de Ariano Suassuna, de Bráulio Tavares; 19h - Mesa-redonda: Brasil Real x Brasil Oficial, com a participação de Fernanda Montenegro, Maria Aparecida Lopes Nogueira, Guel Arraes e Selton Melo, mediação de Carlos Newton Jr.
- 13/6, 16h - Ariano na tela: exibição de Reino de Taperoá, de Márcia Antabi; 18h - Exibição do primeiro capÃtulo da minissérie para TV A Pedra do Reino, dirigida por Luiz Fernando Carvalho; 19h - Apresentação do grupo musical Acariocamerata.
- 14/6, 16h - Ariano na tela: exibição do curta-metragem Música Armorial, de Ana Paula Campos, que resgata a trajetória do Movimento Armorial, com depoimentos dos artistas que primeiro propuseram e executaram uma música erudita baseada nas raÃzes da cultura popular; 18h - Exibição do segundo capÃtulo de A Pedra do Reino; 19h - Mesa-redonda: Movimento Armorial, com a participação de Laura Cardoso, Antunes Filho, Maria Amélia Mello e Antonio Madureira, mediação de Bráulio Tavares.
- 15/6, 16h - Ariano na tela: exibição de Uma Mulher Vestida de Sol, adaptação para a TV de uma peça de Ariano, dirigida por Luiz Fernando Carvalho; 18h - Exibição do terceiro capÃtulo de A Pedra do Reino; 20h - Apresentação do poeta, compositor, músico e repentista Oliveira de Panelas, de Pernambuco.
- 16/6, 12h - Contação de histórias, com os temas Literatura de Cordel, Maracatu e Mamulengos; 15h - Ariano no palco: apresentação da peça A História de Amor de Romeu e Julieta, com o Grupo Confraria da Paixão; 16h - Ariano na tela: exibição do documentário Sertãomundo de Suassuna, de Douglas Machado, um mergulho no universo do autor; 18h - Exibição do quarto capÃtulo de A Pedra do Reino.
- 17/6, 12h - Contação de histórias, com os temas Literatura de Cordel, Maracatu e Mamulengos; 15h - Espetáculo de dança: Sambuassuna, com a Cia. Andréa Jabor; 16h - Ariano na tela: exibição de O Auto da Compadecida, de Guel Arraes; 18h - Exibição do quinto e último capÃtulo de A Pedra do Reino; 19h - Leitura dramatizada: A Farsa da Boa Preguiça, direção de Aderbal Freire.
Aprovo totalmente o evento. Ariano é uma instituição nacional!
Ilhandarilha · Vitória, ES 8/6/2007 22:29
Viva Ariano Suassuana! Parabéns pela matéria!
Cris
Salve Suassuana, Salve o Armorial!
Essa comemoração podia se estender para outros Estados, né? Como falou o Ilhandarilha "Ariano é uma instituição nacional!". Queremos celebrar tbm...
Yuga
Uma boa amostra da vida de Ariano Suassuna estará no livro ABC de Ariano Suassuna, editora José Alympio, de Bráulio Tavares, escritor paraibano radicado aqui no Rio de Janeiro, que será lançado amanhã a noite durante a programação.
O escritor Bráulio tavares também foi um dos responsáveis pela adaptação da "A Pedra do Reino" que estréias também amanhã.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!