Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Arrastão do Boi Pavulagem - Arraial do Pavulagem

de 21/6 a 06/7 · Belém, PA
Natália Amorim
Arrastão do Boi Pavulagem
1
Natália Amorim · Rio de Janeiro, RJ
24/6/2008 · 135 · 17
 

Os domingos do mês de junho serão coloridos pelos arrastões do Boi Pavulagem a serem realizados nos dias 15, 22, 29 e 06 de julho.

O já tradicional arrastão do Boi Pavulagem é resultado do trabalho iniciado em maio pelo Instituto Arraial do Pavulagem quando foram realizadas oficinas de ritmo, percussão e dança das quais participaram cerca de 500 pessoas entre músicos, tocadores, e dançarinos. As oficinas foram realizadas no Centur.

“Estes arrastões são o resultado de todo um processo que envolve o Instituto Arraial do Pavulagem, parceiros como o Governo do Estado, a Fundação Tancredo Neves, a Secretaria de Cultura e o patrocinador deste ano que é a Celpa, e claro, os integrantes do Batalhão da Estrela formado por todos aqueles envolvidos neste grande cortejo”, afirma Júnior Soares, do Instituto Arraial do Pavulagem.

O Batalhão da Estrela é formado por 250 percussionistas; 50 músicos de sopro, os metais; 200 dançarinos e mais cerca de 300 pessoas que cumprem o cortejo carregando as bandeiras, os estandartes e o mastro.

O Cortejo
O cortejo é formado pelas bandeiras, mastros, estandartes, santos cavalinhos, cabeçudos, mastro, convidados do interior dançarinos, boi–bumbá, vaqueiros, músicos e pelo batalhão das bandeiras coloridas, organizados nessa ordem durante o cortejo. No primeiro arrastão o ponto é o momento em que o mastro será erguido na Praça da República e onde permanecerá até o fim dos cortejos que serão encerrados no primeiro domingo do mês de julho (06).

O mastro irá zarpar da Praça Princesa Izabel (no bairro da Condor), por voltas 9h da manhã e chegará pelas águas da Baía do rio Guamá na “escadinha da Estação das Docas”.

“Trazemos o mastro pelas águas porque queremos que as atenções da cidade se voltem para esse bem tão importante, a água. Afinal temos boa parte da água doce do planeta e precisamos cuidar para que ela não falte”, diz Júnior.

A concentração do cortejo será na “escadinha” de onde partirá em direção à Praça da República logo depois da chegada do mastro. O tradicional arrastão será encerrado com show da banda Arraial do Pavulagem.

Serviço
Arrastões do Boi Pavulagem
Data: 15, 22, 29 e 06 de julho
Hora: 9h
Local: Escadinha da Estação das Docas
Informações: (91) 3230-5264

onde fica
Belém - Pará
quando ir
21/6/2008 a 06/7/2008
quanto custa
De Graça
website
http://www.arraialdopavulagem.com.br/
contato
Informações: (91) 3230-5264

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Spírito Santo
 

Natália,

bem bacana a matéria (principalmente pelas suas belas imagens)
CUrioso que sou, só senti falta do contexto, dos antecedentes, da história da coisa.
Quando começou esta manifestação por aí? Antes dela, bem remotamente, havia o que parecido, ou seja, em que ela foi baseada? E aqueles tambores de barrica (vi uma cuíca-tambor de onça bem ali no meio) quem fabrica?
Mata a minha curiosidade, vai.
Abs

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 21/6/2008 18:25
sua opinião: subir
Natália Amorim
 

Spírito,

Grata pelo comentário.
Preparar uma matéria completa sobre o Arrastão do Pavulagem é algo que farei sim. Essa foi algo sintético para postar na agenda, um informativo. Aproveitei o material do próprio blog da Fundação Arraial do Pavulagem.
Estarei publicando em breve matéria completa. Acredito que para semana.
Po deixar que vou matar sua curiosidade sim.Princialmente agora que você cutucou.
Forte abraço.

Natália Amorim · Rio de Janeiro, RJ 21/6/2008 18:58
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Natália Amorim · Belém (PA) ·
Arrastão do Boi Pavulagem - Arraial do Pavulagem, Belém, PA · 21/6 a 06/7

Uma Beleza sem Igual.
Verdadeira Imensidáo.
Ver um espetáculo desses, no que o coração vai a mil, é também o próprio alívio do coração.
Temos de ver para a vida valer a pena neste seu rápido passar.
Gostei muito.
Verei com porazer tudo que vocé postar mais.
Abração Fraterno

azuirfilho · Campinas, SP 21/6/2008 22:16
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Deve ser muito alegre e divertido, ainda terei o prazer de ir visitar minha tia para ver de perto essa e tantas outras belezas do estado e povo paraense. Abraços

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 21/6/2008 22:25
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Retornando e votando. Sucesso! Bjs

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 23/6/2008 18:13
sua opinião: subir
Natália Amorim
 

Falcão,
Passar o mês de junho em Belém é garantia de alegria certa, tudo na santa paz. Muita comida boa, música, cultura popular e gente bonita. E o que é melhor de graça, na maioria das vezes, festas espalhadas pela cidade, mais ainda as festas nos Municípios do Estado. Venha visitar a sua tia.
Abração!

Natália Amorim · Rio de Janeiro, RJ 24/6/2008 10:02
sua opinião: subir
Natália Amorim
 

Pra quem não conhece, pavulagem, a palavra, muito usada na região há um tempo (hoje um pouco em desuso) quer dizer gabolice, vaidade, faceirice, quando se está todo prosa. O arrastão é uma retomada da palavra, da forma de falar, e da cultura, e do ser caboclo, cabano. Colorido, alegre, falante, cheio de pavulagem.
Abs!

Natália Amorim · Rio de Janeiro, RJ 24/6/2008 10:44
sua opinião: subir
Andreia Costa
 

Gente, quantos "Bois" existe neste país.
Cada dia conheço um mais bonito!!!
Viva o Boi"

Andreia Costa · Belo Horizonte, MG 24/6/2008 12:34
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Nossa...Que maravilha de texto, eu nao sabia nada sobre este evento e essa gente que faz tão bem ao povo brasileiro. Pavulagem, nunca tinha ouvido este termo....Já disseram, mas reforçoque seria um tema para uma boa matéria para o Overblog. As imagens estão maravilhosas, texto rico.
ab

Cintia Thome · São Paulo, SP 24/6/2008 15:21
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Natalia, no meu lugar as pessoas eram poucas os dois cordões pequenos muitas vezes para gerar polêmica, animação, festividades maiores, rachavam-se e as metades trocavam de lados. Um acontecimento naquele ano.
Que maravilha de texto, que enredo bem tecido, mesmo sendo na luz da verdade é preciso uma tecitura........
abraço
obrigado por ter ido na minha ESCOLA SEM RETRATO,
ANDRE.

Andre Pessego · São Paulo, SP 24/6/2008 16:26
sua opinião: subir
Benny Franklin
 

Oi, Natália... Domingo passado eu brinquei na Praça.

Que maravilha, viu?

Bebo do mel que me ofeceres em taças de cultura: veja só: eu que vinha lentamente produzindo algo sobre o ARRAIAL para publicar no Over, fico feliz que tenhas feito o que eu iria fazer.

Tudo em paz. A equipe do Araial merece este prêmio.

E mais: seu trabalho está ótimo. Mas concordo com o Spirito.

No geral...

Parabéns por você expor ao mundo a nossa cultura e tradições.

Forte abraço,

Benny Franklin

Benny Franklin · Belém, PA 24/6/2008 16:27
sua opinião: subir
musicaparaense
 

Sem Comentários, o arrastão tem vida própria, abraços

musicaparaense · Belém, PA 24/6/2008 22:38
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Natália Amorim · Belém (PA)
Arrastão do Boi Pavulagem - Arraial do Pavulagem, Belém, PA

Com todo orgulho e Carinhosamente estou aquie com toda humildade para votar neste Boi Maravilhosa da Nossa Belém do Pará.
Glória a Deus e a Senhora de Nazaré e todas as representacóes da Santa Máe do pai Celestial.
Veleu demais.
Bencáo de Deus estar aqui.
Abracáo Amigo e voto de ouro.

azuirfilho · Campinas, SP 24/6/2008 23:21
sua opinião: subir
carlos magno
 

Adorei demais este arrastão, as cores são belíssimas. O mais importante é que essa riqueza toda é coisa nossa. Meus sinceros aplausos e beijos, amiga Natália, e viva o Brasil.
Carlos Magno.

carlos magno · Rio de Janeiro, RJ 25/6/2008 22:35
sua opinião: subir
Renata Rimet
 

Agradeço o convite, realmente esse nosso país é mágico,
sou fâ de peculiaridades, e saiba que o Arrastão do Boi Pavulagem já faz parte da minha lista, preciso viver esta emoção de perto, fico também, no aguardo do contexto histórico/cultural.
Sucesso
R.Rimet

Renata Rimet · Salvador, BA 26/6/2008 13:51
sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

Natalia, o Axe' pra vc, vc/s do PA,

"somos primos" sabia..?.. pois sendo manauara eu a gente pode far assim neh?

Olha, foi bom vc ter me 'chamado' pra gingar nessa roda, me fez lembrar os meus tempos de menino no 'seringau mirim' lah em MAO, que hj ja era, infelizmente, como muita coisa que tinhamos lah que virou 'boi de parintins' (o que ta valendo, mass....).

Bom,nesse seringau mirim, chei de serinqueiras do tempo colonial que foram lah plantadas creio que pelos ingleses, ouvi falar, o boi rolava lah, o batuque, parecido um pouco com esse de vc/s, mas, mas indigena, a mistura.

Fico contente que em BE ainda temos muita coisa que representa o nosso estado de cultura que identifica o que foi evoluido das misturas de racase culturas que fomos colonizados, nos tornando essepovo e cultura, BR.

O questao so spirito eh valida, pois, se perguntar de mim a mesma coisa em relacao ao que era do boi de manaus, eu nao saberei muito responder sem antes correr atras de uma pesquisa. Eu, vivi o processo lah quando crianca, depois sai mundo afora de Manaus... volto lah vez em outra, as veses sinto eh desgosto, de ver tanta 'plastificacao' feita em nome do progresso, aonde nossos valores culturais, o folclore que tem base na funcao de familia, tribo, se vai, perdemos este legado. Triste realidade, rola mundo afora, eu sei.

Entao, parabens pelo teu produto aqui no Over, e, como enviei pra alguns de vc/s aih, sobre o Carimbo que estarah sendo votado pra se tornar um patrimonio cultural de vc/s, do BR, esepro que esta manifestacao do boi possa arrastar o povo sempre, e nesse arrastao nao deixar de levar o que aih tb tem, de comercializacao e prostituicao da nossa arte e cultura... ehhh... tem jandada no mar... ehh, la vem vindo arrastao...

Sarava pra quem de arte e cultura, vivo o boi do PA.

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 26/6/2008 21:37
sua opinião: subir
Natália Amorim
 

Amigos,

Grata por todos os comentários. Uma matéria mais completa sobre o Boi Pavulagem, que é ao mesmo tempo manifestação popular, grupo de música, o Arraial do Pavulagem, e agora Instituto sairá, está sendo providencianda. Estamos marcando o encontro com o pessoal do Pavulagem, Ronaldo Silva e Junior para a entrevista. Agora no mês de junho estão de agenda cheia, se apresentando pelo estado nas festas juninas, essa semana saí o encontro e a matéria. Eles são os idealizadores do Arraial, e estão na frente até hoje. Uma espécie de Dodô e Osmar paraenses.
Eu sou solidária com Mestre Jerônimo, quando fala sobre a "plastificação", gosto de adicionar "os excessos" aí, se tratando das manifestações populares. O Arrastão do Boi Pavulagem é gratuito e o "brincante" vai como pode. Basta a alegria, e a Paz claro. Quem pode vai com um pouco de colorido que é bom para alegrar, uma xita, um chapéu de palha enfeitado, efeito que pode ser conseguido até mesmo com uma flor na cabeça.
Amanhã estarei na Barraca do poeta, no anfiteatro, colorida como sempre, e do jeito que posso. Benny se estiver por lá apareça na barraca.
Deixo meu convite para todos virem conhecer e prestigiar a festa.

Forte abraço e Salve todos os Bois!

Axé e Saravá. Agradecida!

Natália Amorim · Rio de Janeiro, RJ 28/6/2008 16:22
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Pau de São Sebastião zoom
Pau de São Sebastião
Percussionista do Batalhão da Estrela zoom
Percussionista do Batalhão da Estrela
Integrantes do Batalhão da Estrela zoom
Integrantes do Batalhão da Estrela
O Batalhão da Estrela zoom
O Batalhão da Estrela
A Praça da República tomada com o Arrastão zoom
A Praça da República tomada com o Arrastão
Estandartes dos Santos zoom
Estandartes dos Santos

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados