Ator Samir Murad entra em cartaz com “Édipo e seus duplos” no Café Cultural

de 05/7 a 27/7 · Rio de Janeiro, RJ
Marcelo Cabanas
Samir Murad desconstrói o mito de Édipo
1
Mônica Mourão · Fortaleza, CE
7/7/2008 · 91 · 0
 

A peça “Édipo e seus duplos (...ou porque dois é igual a três)” estréia sábado, dia 5 de julho, no Café Cultural, em Botafogo, ficando em cartaz até dia 27, aos sábados e domingos, às 20h30min. Produzido pela Burburinho Cultural, com apoio da Seguradora Porto Seguro, o espetáculo-solo do ator Samir Murad esteve em temporada em abril, no SESC Tijuca, a convite da Ana Kfouri, coordenadora do projeto Palco de Experimentação. Segundo a crítica Bárbara Heliodora, do jornal O Globo, o espetáculo revela uma pesquisa clamorosa e se trata de “um complexo e sinuoso misto de mitologia e psicologia”.
Dirigido por Fayvel Hochman e Samir Murad, o espetáculo apresenta um Édipo já velho e cego que relembra e avalia sua trajetória, incorporando os diversos personagens de seu passado, na verdade, fantasmas que ele precisa exorcizar, tentando entender o seu destino. A partir dessa situação, o espectador deve ser levado, juntamente com Édipo, a refletir sobre as escolhas que determinaram seu percurso.
A ação se passa num local indefinido no tempo e no espaço, deixando para o espectador decidir se trata-se do verdadeiro Édipo ou de um ator que se mistura ao personagem, intercalando a narrativa com momentos trágicos e cômicos, assumindo o papel de um contador de estórias. Com uma pesquisa de linguagem que valoriza o diálogo entre o ator e os elementos de cena, o espetáculo propõe uma respeitosa desconstrução do mito. A partir da reflexão sugerida por Édipo sobre sua condição trágica, a encenação procura discutir o papel da criação artística como instrumento de transformação das escolhas que constroem um destino. Através de uma evocação de elementos mítico-simbólicos, a encenação procurar tocar, por extensão, o universo do homem contemporâneo.

onde fica
Café Cultural – Rua São Clemente, 409, Botafogo.
quando ir
05/7/2008 a 27/7/2008, às 20:30h
quanto custa
R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia)
website
www.burburinhocultural.com.br
contato
Burburinho Cultural: (21) 2233-6879
Café Cultural: (21) 2286-2648

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados