Autêntica lança obras em congresso internacional

de 25/7 a 28/7 · São Paulo, SP
1
Pluricom · São Paulo, SP
20/7/2012 · 0 · 0
 

A Autêntica Editora apresenta dois lançamentos em evento sobre questões de identidade. Congresso acontece na próxima semana, de 25 a 28 de julho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro


A Teoria Queer se baseia em pesquisas de gênero e afirma que a orientação sexual e a identidade sexual são efeito de uma construção social, ou seja, que não existem papéis sexuais inscritos biologicamente e essencialmente apenas na natureza humana. De forma geral, busca ir além dos estudos de gênero baseados na oposição homem e mulheres, para focar também no aprofundamento dos estudos acerca das minorias sexuais. Dois lançamentos da Autêntica Editora abordam a questão e serão lançados durante o Queering Paradigms, no Rio de Janeiro.

No livro Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças, o sociólogo Richard Miskolci promove uma ampla reflexão sobre os laços entre a educação e a normalização social, entre a escola e os interesses biopolíticos, entre o sistema educacional e a imposição de modelos como ser homem ou mulher, masculino ou feminino, hétero ou homossexual. Miskolci vai além, propondo algo distinto na educação que não seja normalizado ou baseado apenas em modelos e conteúdos, e sim na real experiência do aprender. Clique aqui para mais informações sobre a obra.

Outro título é sobre a provocativa pensadora contemporânea, a feminista americana Judith Butler, que vem questionando e perturbando a forma como pensamos o sexo, a sexualidade, o gênero e a linguagem. Sua obra, para além dos estudos feministas, gays, lésbicos e queer, exerce enorme influência sobre uma série de campos teóricos e disciplinares. Para quem busca se aproximar do pensamento de Judith Butler, chega agora ao Brasil Judith Butler e a Teoria Queer, obra de Sara Salih, com tradução e notas explicativas de Guacira Lopes Louro. O livro apresenta uma introdução às ideias dessa grande filósofa do século XX. Acesse http://www.pluricom.com.br/clientes/grupo-editorial-autentica/noticias/2012/07/obra-apresenta-introducao-as-instigantes-ideias-de-judith-butler-sobre-identidade-e-genero para mais informações sobre a obra.

Congresso Internacional Queering Paradigms 4
Data: 25 a 28 de julho de 2012
Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Campus Praia Vermelha (Botafogo)
Site do evento: www.alab.org.br/eventosalab/queering

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.

Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | capucho@pluricom.com.br
Naya Whitaker | naya@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

onde fica
Congresso Internacional Queering Paradigms 4
quando ir
25/7/2012 a 28/7/2012
quanto custa
Site do evento: www.alab.org.br/eventosalab/queering

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados