BARRELA na Sala Principal do Teatro Castro Alves, Salvador, BA · 22/7
Everton Machado · Salvador (BA) · 10/7/2007 21:23 · 79 votos · 1 comentários ·  
 
1
overponto
Nathan Marreiro
BARRELA - Sala Principal do TCA. Ingressos R$ 1,00
A Cia de Teatro Gente apresenta:

Depois do grande sucesso de público e crítica da quarta temporada, a premiada montagem de BARRELA, texto de Plínio Marcos dirigido por Nathan Marreiro, que pela 1ª vez foi montado em Salvador, fará apresentação única na Sala Principal do TCA com ingressos à R$ 1,00, no dia 22/07/2007 às 10:00 horas.
Vencedor do PRÊMIO BRASKEM DE TEATRO 2006, na categoria MELHOR ATOR COADJUVANTE PARA EVERTON MACHADO E TAMBÉM INDICADO COMO MELHOR ESPETÁCULO. BARRELA participou em março deste ano do Festival Internacional de Teatro Contemporâneo de Curitiba, onde recebeu vários convites para se apresentar no segundo semestre em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro, sendo um sucesso de critica e público no festival. No segundo semestre participará do projeto “Caminhos da Arte” da Secretaria de Educação Municipal de Salvador, em um total de 40 apresentações.
BARRELA, que recebeu 07 Indicações no Festival de Teatro de Ipitanga incluindo: Melhor Espetáculo, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante foi escrita a partir da real situação carcerária do País, se propondo a discutir problemas atuais... Direto de 1958, ano em que foi escrita.
A peça se passa em um dia, dentro de uma cela, em que Portuga, Bahia, Tirica, Fumaça, Louco e Bereco (o chefe) dividem o pequeno espaço. Tirica, o mais violento, se indispõe com Portuga, um interno de aparência estranha, que acabou preso por assassinar a mulher e o amante. Os conflitos se acirram com a chegada de um novo preso, o Garoto, que, chamado de carne nova, é violentado pelos outros. Características recorrentes nos textos de Plínio, como a brutalidade e a força da palavra por ela mesma, são utilizadas neste texto para mostrar a capacidade de sobrevivência humana.
Barrela trata de um tema atualíssimo: a situação desumana e de caos do sistema penitenciário brasileiro. O diretor Nathan Marreiro aproveitou a força e violência características do texto de Plínio Marcos, fazendo uma analogia da montagem com fatos do contexto atual, como o descontrole da contaminação por HIV, os celulares no presídio, etc.
“Barrela, é um espetáculo que leva a pensar ao mesmo tempo sobre o ser, a escolha do desejo, a miséria, a sociedade e a liberdade, assumindo assim o seu aspecto Educativo, Social e Artístico”, diz Isa Trigo, doutora em Artes Cênicas que ficou encantada ao assistir o fragmento do espetáculo que foi apresentado na Sala 5 da Escola de Teatro da UFBA.
No elenco, André Nunes, Daniel Calibam, Daniel Sobreira, Davi Maia Everton Machado, Franclin Rocha, Heraldo Souza, Ismael Marques, Lindolpho Neto, Ricardo Gonzaga, Ruhan Álvares e Victor Kizza. Direção – Nathan Marreiro; Assistência de Direção - Noeli Campos; Iluminação -Fernanda Paquelet; Cenário - André Cruz; Figurino – Direção e elenco; Estudo de Partituras Dramáticas – Gideon Roa; Design e Direção de Vídeos - Paulo Fernandes; Produção – EAG/Cia de Teatro Gente.

Atenciosamente,

Cia de Teatro Gente
Produção Executiva BARRELA

tags: Salvador BA artes-cenicas


canto_esquerdo onde fica canto_direito
  Teatro Castro Alves - Campo Grande - Salvador-BA  
canto_esquerdo quando ir canto_direito
  22/7/2007, às 10:00h  
canto_esquerdo quanto custa canto_direito
  1,00 (inteira) e 0,50 (meia)  
canto_esquerdo website canto_direito
  www.flogao.com.br/barrela  
canto_esquerdo contato canto_direito
  (71) 88055840/88041667
barrelaplinio@hotmail.com
 


 
canto_esquerdo comentários rss postar novo comentario canto_direito
 
Longa vida à Barrela!
Amanda Maia · Salvador (BA) · 10/7/2007 23:22 
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião: Útil   
 



  Adicione seu comentário: para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

 
canto_esquerdo   canto_direito