No mês em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Racismo na Educação, 03 de maio, será inaugurada a primeira biblioteca comunitária especializada em cultura afro-brasileira e africana, denominada “Biblioteca Abdias do Nascimento – Espaço BNB de Incentivo à Culturaâ€. Trata-se de uma iniciativa de jovens militantes e artistas oriundos de diversos seguimentos dos movimentos sociais da cidade de Salvador, contando com o patrocÃnio do Banco do Nordeste e do Governo Federal através do Programa BNB de Cultura 2008. Este projeto visa incentivar a leitura e a valorização da auto-estima entre os moradores das regiões menos favorecidas, de população majoritariamente negra, ao proporcionar o acesso aos livros produzidos por autores negros ou voltados para esta temática, servindo ainda de instrumento no apoio para a implementação da Lei 10.639/03 ( que estabelece o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas) e terá como sede o bairro de Escada, no subúrbio ferroviário de Salvador – Ba.
O projeto homenageia um exemplo vivo na luta pelos direitos da população afro-brasileira: do alto dos seus 94 anos, Abdias do Nascimento representa um Ãcone na produção literária voltada à comunidade afro-brasileira. Entre peças teatrais, poesia, ensaios e trabalhos de pesquisa, Abdias tem mais de 20 livros publicados de sua autoria. Também organizou revistas, antologias e coletâneas que registram a sua atuação cÃvica e cultural, bem como as realizações das entidades que criou. Além da Literatura, sua obra abrange ainda a esfera das artes plásticas através de diversas telas e realização de exposições em vários paÃses, do teatro (com a Criação do Teatro Experimental do Negro, na década de 50) e na atuação polÃtica voltada para a valorização e defesa dos direitos dos negros.
O evento de inauguração, que acontecerá no dia 30 de maio, será marcado pela realização de intervenções artÃsticas de grupos locais e convidados, durante todo o dia, realizadas em frente a sede da biblioteca, localizada no bairro de Escada (ao lado do extinto almoxarifado do BANEB) e pela realização de mesa redonda que discutirá com alunos e professores de escolas locais, a importância do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, culminando com um show musical com diversos convidados.
Maiores informações pelos telefones (71)8742-1045 / 8764-7967 ou pelo e-mail iya_ccan@yahoo.com.br .
Adorei! Na primeira oportunidade farei uma visita.
Sucesso na inauguração.
Parabens por esta empreitada. Um homem que sabe o sabor dos livros é um homem sem fome...
Oi ,
Bom saber... parabéns pela iniciativa!
Estou divulgando o evento 'Dia D do RPG' , está na fila de votação da agenda.. se der dá uma passadinha por lá e vota.
http://www.overmundo.com.br/agenda/dia-d-do-rpg-agita-a-universidade-veiga-de-almeida
Beijo
Parabéns! Já votei e li. Um incentivo de todo o coração para meus amigos afro-descendentes
Bruno Resende Ramos · Viçosa, MG 3/5/2008 08:12
Projeto importantÃssimo. Agora mesmo, votamos em sessão especial do Conselho Municipal de Cultura, o aumento de cadeiras para que pudéssemos contemplar as etnias: negra e indÃgenas. Sempre estive com os movimentos organizados desde o MOAN Movimento Alma Negra, fundado por meu amigo-irmão Nestor Nascimento. Aqui na Amazônia o racismo não é só contra os negros, mas os nossos indÃgenas, que diariamente são destratados. O nosso caboclo, por isso, não quer assumir a sua ascendência indÃgena. Mas a luta será igual a de Salvador com relação à Negritude. A luta continua!!!Parabéns ODÙDÚA!!!
Abraço amazônico
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!