Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Bienal Do Mercosul & Bienal B: Essa Poa É Boa - II

de 01/9 a 02/12 · Porto Alegre, RS
Divulgação - hagah
Mboitatá - Grupo Aflecha - Essa Poa É Boa
1
Levi Orlando · Porto Alegre, RS
17/9/2007 · 124 · 24
 

(continuação do post anterior)


Bienal B:

www.bienalb.org

Mostra alternativa à 6ª Bienal do Mercosul, organizada de forma independente, agregando mais de trezentos participantes, ocupando em torno de vinte e cinco espaços na cidade: galerias de arte, bares, Aeroporto, Mercado Publico, etc. Além das exposições, mostra de vídeo-arte, fotografia, promove diversas atividades paralelas, como performances, talk-shows e encontros com os artistas.

Exemplos de três espaços mais centrais:

- Beco 203 - cenário da cultura underground, mantém o Beco Cultural, espaço para a Cultura e a Arte. Alê Souto, Cristina Marostica e Caroline Weinberg. Das 16:00 às 24:00 hs. Av. joão Pessoa, 203. www.beco203.com.br - tel. (51)84047077, com Vitor.

-Salão de Exposições do Escritório de Turismo de Porto Alegre - obras de vinte e três artistas com as mais variadas temáticas.
Travessa do Carmo, Largo Zumbi dos Palmares.

- StudioClio - Instituto De Arte & Humanismo - é um espaço voltado ao prazer do conhecimento. Mostra de video-arte de Elise Hill, que se utiliza do efeito "negative art". - José do Patrocínio, 698.
www.studioclio.com.br


Essa Poa É Boa:

Privilegiando artistas locais, agrupando nomes consagrados e jovens grafiteiros, num total de 224 participantes reunidos em doze projetos coletivos, Essa Poa É Boa se constitui como uma reação à internacionalização da Bienal.

Gerida em regime cooperativo, financiada com recursos próprios - inclusive com a venda promocional de obras como forma de arrecadação - e alguns apoios, a mostra se desdobra numa diversidade de conceitos e formatos: desde grafites, desenhos, cerâmicas, fotografia, pintura, esculturas, e até poesias. Uma instalação que se transforma em pista de skate, intervenções transformadoras na paisagem do Bairro Navegantes, e oficinas junto à comunidade. Quando a Arte intervém no espaço concreto e produz transformação, completa o seu ciclo e se realiza plenamente.

Entrar no prédio de 3.400 metros quadrados da antiga tecelagem é um mergulho prazeroso no universo da Arte, um olhar sobre aquilo que além de proporcionar prazer estético, é questionador e provoca reflexão.

"Nossa proposta é socializar a Arte, chamar a comunidade para participar", resume Maria Tomaselli, uma das âncoras do projeto. Esse post se constitui numa tentativa de atender a esse chamado irrecusável.

Enfim, a soma de todos estes eventos são um exemplo feliz - criador e criativo - de como a diversidade, a fricção entre as diferentes concepções estéticas e do fazer artístico, pode se converter em enriquecimento para o artista e, por via de consequência, em ganho para o espectador, o cidadão, entre os quais eu me incluo.


(linck para a primeira parte da matéria:
www.overmundo.com.br/agenda/bienal-do-mercosul-bienal-b-essa-poa-e-boa-i )




onde fica
Bienal B - Vários locais da cidade.

Essa Poa É Boa - Shopping DC Navegantes - Prédio da antiga fábrica da Renner - Av. Frederico Mentz, 1561.
quando ir
01/9/2007 a 02/12/2007, às 12:22h
quanto custa
Entrada Franca
(domingos e feriados: 10:00 às 20:00 hs.)
(dias de semana: 12:00 às 22:00 hs.)
website
www.essapoaeboa.com.br
contato
Bienal B - info@bienalb.org

Essa Poa É Boa - secretaria@essapoaeboa.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Cecilia de Paiva
 

aihauhauauaha.. essa é mais kiboa... completa... vou votar assim ki for pra fila.. abs

Cecilia de Paiva · Campo Grande, MS 14/9/2007 09:06
sua opinião: subir
Levi Orlando
 

Olá, Cecília:
Legal que vc tenha gostado. Convido vc a ler a primeira parte da matéria, que teve de ser dividida em duas.
Vc está muito simpática na foto.
Um beijo pra vc.

Levi Orlando · Porto Alegre, RS 14/9/2007 13:39
sua opinião: subir
Levi Orlando
 

Em tempo:
Quero deixar registrada a colaboração da overmana Patrícia Moreira - artista plástica e video-maker - na edição das imagens.

Levi Orlando · Porto Alegre, RS 14/9/2007 17:52
sua opinião: subir
Labes, Marcelo
 

Não poderia esperar mais nada! Agora, parece, a mostra está completa: o pop e o underground dividindo o mesmo oxigênio? E essa descentralização é a marca da Bienal do Mercosul, não? Mais uma vez, parabéns pelo texto.

>> Acho que poderíamos marcar um encontro entre overmanos gaúchos, que tal?

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 15/9/2007 12:23
sua opinião: subir
Patricia Moreira
 

Gerida em regime cooperativo e financiada com recursos próprios!!?
- Realmente muito interessante essa informação! Um evento dessa grandeza realmente não poderia ficar sem a devida evidencia no OVERMUNDO.

Impressionante a diversidade artística, as possibilidades criativas, esse encontro real com a arte contemporânea bem elaborada, conceitual e de uma força tamanha que chega a sacudir as cordas vibráteis da alma! isso se chama prazer! E seu texto mostrou as possibilidades do encontro com essa sensação! Os links postados são excelentes - ótima pesquisa! Quase me sinto lá!

Parabéns pelo texto tão bem elaborado, pensando, imaginado e diversificado - tal qual a própria Bienal!

Forte abraço!

Patricia Moreira · Vitória da Conquista, BA 15/9/2007 18:30
sua opinião: subir
Patricia Moreira
 

ah.. já que ainda está em tempo você poderia colocar um LINK para a primeira parte desse texto (no final ).. e o LINK deste no final do outro.

VIVA A ARTE!!!!

Patricia Moreira · Vitória da Conquista, BA 15/9/2007 18:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Branca Pires
 

Fiquei com mais vontade ainda...
Olha que momento bom ai na cidade. Penso que em todas as cidades, sobretudo, as capitais, deveriam sediar um evento desse porte. Mesmo q não fosse uma mostra internacional, mas nacional, regional, quem sabe. Cra, isso é muito legal, é um intercâmbio e tanto! Ganha-se todo mundo. Uma certa vez da minha vida, participei coletivamente em Sergipe *morava lá e retornarei em breve), de intercâmbios nas artes plásticas, com vários estado brasileiro, inclusive do sul (Sta Catarina), e foi uma experiência ímpar!
Penso também, que as Beinais deveriam estender-se as diversas modalidades da arte, claro que demandaria maiores recurso, mas seriao máximo!
Mais uma vez, uma grande abraço!

Branca Pires · Aracaju, SE 16/9/2007 12:14
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Levi Orlando
 

Labes:
Obrigado pelas referências elogiosas. Quanto ao encontro, não posso garantir que vá estar em Porto Alegre, mas se estiver, seria um prazer pra mim, com certeza.
Um abraço.

Levi Orlando · Porto Alegre, RS 16/9/2007 12:40
sua opinião: subir
Levi Orlando
 

Patrícia:
Mais uma vez, e sempre, muito obrigado por todas as palavras tão amáveis ao conjunto do trabalho.
Um beijo.

Levi Orlando · Porto Alegre, RS 16/9/2007 12:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Levi Orlando
 

Branca:
Obrigado pela leitura e os comentários, e um grande abraço pra vc também.

Levi Orlando · Porto Alegre, RS 16/9/2007 12:45
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cecilia de Paiva
 

lida e votada... e a boina é de POA, alias 'buena' como diz um amigo gaudério

Cecilia de Paiva · Campo Grande, MS 16/9/2007 14:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Levi Orlando
 

Cecília:
Sabia que tinha algo familiar no seu visual, além desse sorrisão simpático.
Obrigado pela leitura e pelo voto.
Um beijo pra vc.

Levi Orlando · Porto Alegre, RS 16/9/2007 23:42
sua opinião: subir
linney
 

Perfeita a divulgação desses eventos tão importantes para a nossa cultura!
Imperdíveis!!!
Texto e fotos,maravilhosos!
Abraços.

linney · Canoas, RS 17/9/2007 16:53
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Francinne Amarante
 

que bacana!
parabéns pela divulgação.
abraços

Francinne Amarante · Brasília, DF 17/9/2007 22:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Branca Pires
 

Votado!
bjs

Branca Pires · Aracaju, SE 17/9/2007 23:10
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Levi Orlando
 

linney:
Obrigado por me honrar com a sua leitura, e a sua presença sempre tão carinhosa.
Um abraço.

Levi Orlando · Porto Alegre, RS 17/9/2007 23:14
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Levi Orlando
 

Francinne:
Obrigado pela leitura e o estímulo.
Um abraço.

Levi Orlando · Porto Alegre, RS 17/9/2007 23:16
sua opinião: subir
Levi Orlando
 

Branca:
Mais uma vez obrigado, vamos ficar em contato. E não esqueça: estamos todos curiosos pra conhecer melhor o seu trabalho.
Um abraço.

Levi Orlando · Porto Alegre, RS 17/9/2007 23:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Branca Pires
 

Pode deixar, mas acho q vai demorar um pouquinho, tá? Mas estou mesmo amadurecendo a idéia.
Super beijos!

Branca Pires · Aracaju, SE 18/9/2007 00:13
sua opinião: subir
Letícia L. Möller
 

Levi,
segui aqui em devaneios, sonhando uma Porto Alegre de arte, literatura, musica, teatro. E, especialmente, de solidariedade, curiosidade pela diversidade, de abertura incessante - o ano todo. Sera possivel?
Beijos.

Letícia L. Möller · Porto Alegre, RS 21/9/2007 06:37
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Levi Orlando
 

Letícia:
Como diz o Raul, sonho que se sonha junto é realidade.
A reposta à sua pergunta teria que ser dada a partir do coletivo, os cidadãos. Inclusive, desde aqueles que estão excluídos, passando pelos que dela abriram mão, até aqueles que por alguma razão preferem negar a cidadania.
Pessoalmente, tento fazer a minha parte, na medida do possível.
Beijo pra vc.

Levi Orlando · Porto Alegre, RS 21/9/2007 14:17
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Levi, Só agora achei sua matéria, adorei , como amava ir as Bienais de Arte de São Paulo!
Parabéns!
Desce dessa escada e vamos ter uma conversinha!rsrs
BJS
CRIS

crispinga · Nova Friburgo, RJ 27/9/2007 16:16
sua opinião: subir
Edu Cezimbra
 

Aí Levi,
Valeu a divulgação.Bem legal.
Visitei parte da Bienal B, na Cia de Arte, onde nos reunimos no Fórum De Culturas Populares do RS ao qual estás convidado a participar.
Abração
Edu Cezimbra

Edu Cezimbra · Porto Alegre, RS 3/10/2007 15:21
sua opinião: subir
andruchak
 

Isso sim é arte. Mais ou menos como o grito da semana de arte moderna... Um "quê" de underground erudito e pinceladas de paixão cheio de pretextos e fantasias que nascem da criatividade de muitos e florescem pelas mãos dos idealizadores, artistas e comunidade... Excelente notícia Levi! Como não gostar?! A cultura neste nicho de diversidades é colírio e incentivo aos mais jovens pois graças ao projeto, o desenvolvimento e apoio leva a oportunidade a muito mais talentos. É dez. Grande exemplo a ser seguido...

_________________________
Andruchak é artista plástico e professor de arte e arte digital pelas Universidades UMC e UNIP. É doutor pela Escola de Comunicação e Artes da USP e coordenador do Espaço Cultural UMC.
www.andruchak.com.br [pintura e arte]

andruchak · São José dos Campos, SP 3/10/2007 20:28
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

POA - Vista aérea do Parque Farroupilha - (ao fundo, o Delta) zoom
POA - Vista aérea do Parque Farroupilha - (ao fundo, o Delta)
Arca Do Arroio Dilúvio - Gustavo Nakle e os Arcanautas zoom
Arca Do Arroio Dilúvio - Gustavo Nakle e os Arcanautas
Espécie Humana - Adriana Xaplin - Bienal B zoom
Espécie Humana - Adriana Xaplin - Bienal B
Zero Hora - Contracapa zoom
Zero Hora - Contracapa
Esculturas Skatáveis - Galeria Adesivo - Essa Poa é Boa zoom
Esculturas Skatáveis - Galeria Adesivo - Essa Poa é Boa
Lima & Silva - foto - Adreson - Bienal B zoom
Lima & Silva - foto - Adreson - Bienal B

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados