Bloomsday 2009 - Tributo a James Joyce (edição PG/PR)

16/6 · Ponta Grossa, PR
Ben-Hur Demeneck
1
Ben-Hur Demeneck · São Paulo, SP
14/6/2009 · 19 · 4
 

Você é nosso convidado para participar na próxima terça, às 20h, do Bloomsday 2009 - edição Ponta Grossa. 16 de Junho é o dia mundial de tributo a James Joyce, um dos maiores escritores de todos os tempos. São 105 anos da ação de Ulysses, o monumental livro que reinventou o romance contando um dia na vida de Leopold Bloom,um homem comum.

Programação do evento:
- Apresentação sobre Ulysses: “O prazer da leitura de um clássico absoluto”
- Leitura de trechos escolhidos de Ulysses, Finnegans wake, Dublinenses e Pomas, a um tostão
- Debate
- Distribuição de Joyzines

Literatura regada a Irish Coffee e cerveja Guinness com sanduíche de mortadela. No endereço www.artigo.zip.net você encontra o cartaz do evento, feito pelo cartunista J. Robson, e o artigo "Há 105 anos, Leopold Bloom vivia o seu dia", de Helcio Kovaleski.

O evento está aberto a quem não está iniciado nos livros de James Joyce, quem procura estabelecer um primeiro contato. Para eles recomendamos os artigos sobre Bloomsday publicados na edição 17 do suplemento Gazeta Alt, da Gazeta do Paraná (Cascavel-PR). Os textos “Joyce é rock´n´roll”, de Silvio Demetrio, “Bloomsday: o dia de Ulisses (1922), de James Joyce (1882-1941)”, de Valdomiro Polidório, e “Joyce e o cinema”, de Vander Colombo. Para baixar o pdf clique aqui.

Nos vídeos, vale a pena assistir ao longa-metragem “Vou para Casa” (2001), de Manoel de Oliveira. O protagonista é um ator entusiasmado com a possibilidade de trabalhar numa adaptação de Ulisses para o cinema (trailer e sinopse). Em curta-metragem, não se indica o experimental “Odysea” para quem está se digladiando com a história de Leopold Bloom, sob risco de tomar uma ação extrema.

Bloomsday em outras cidades: São Paulo (SP), Curitiba (PR),
Santa Maria (RS).

onde fica
O evento será no Lolla Café (Galeria Gravina, na esquina da Dr. Collares com a Cel. Dulcídio - Centro - Fone (42) 3025-2914). Ponta Grossa fica a 120 km de Curitiba (PR).
quando ir
16/6/2009
quanto custa
Entrada franca.
website
www.artigo.zip.net (posts de 11 e 13/06/2009)

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Doroni Hilgenberg
 

Ben- Hur,
que ótima programação
se eu estivesse ai, por certo não perderia.
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 14/6/2009 23:42
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

muito bacana ter notícia sobre a movimentação joyceana no Paraná - por favor não deixe de dar notícias depois do evento - vídeos e arquivos sonoros são muito bem-vindos!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 15/6/2009 23:25
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ben-Hur Demeneck
 

Doroni: obrigado pelo incentivo. Avisa a seus contatos sobre o evento. Indo poderão aumentar a animação das leituras e do debate.

Hermano: estamos nos organizando para documentar o evento, inclusive em vídeo. Em verdade, o seu incentivo nos animou a incluir esse expediente, pois estávamos certos apenas de gravar o áudio. Uma troca de e-mails e telefonemas com uma turma participativa garantiu esse outro registro. Teremos notícias e audiovisual, tudo correndo bem.

Ben-Hur Demeneck · São Paulo, SP 16/6/2009 13:28
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Ben-Hur - que bacana! no aguardo então - valeu e bom Bloomsday!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 16/6/2009 13:30
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados