BLUME-ZOOF, O HOSPITAL DE BRINQUEDOS
estreia dia 02 de outubro no Centro Cultural São Paulo
O TEATRO DA GIOCONDA já conquistou importantes prêmios, como o “Prêmio Funarte de Dramaturgia”; “APCA – Melhor Texto”; “Femsa - Melhor Ator Coadjuvante”, “Prêmio de Melhor Espetáculo Infantil” no Cultura Inglesa Festival – 2009, entre outros, e também participou de diversos festivais no Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de projetos especiais.
“Blume-zoof, O Hospital dos Brinquedos”, se aprofunda na relação da criança e do adulto com o brinquedo, suas relações de afeto e consumo.
O conceito do espetáculo foi concebido a partir do livro “Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação” de Walter Benjamin. São ensaios redigidos entre 1913 e 1932, quando era líder estudantil. Benjamin coloca o brinquedo e o brincar como um par dialético que traduz o relacionamento entre adulto e a criança. Enquanto o brinquedo representa a proposta pedagógica do educador, o brincar expressa a resposta da criança, onde, na imprevisibilidade de suas reações, ela preserva sua autonomia.
Algumas citações das narrativas de “Infância em Berlim em 1900”, também de Benjamin estão presentes. Blume-zoof, o nome da peça, era a pronuncia do nome da rua da casa da avó, Blumeshof, lugar de mistério e felicidade. Segundo ele, pronunciar Blume-zoof, “era uma imensa flor de pelúcia num invólucro rugoso que vinha de encontro ao meu rosto.”
Palavras, cores, movimentos, reflexões sobre o brinquedo e o brincar, tudo passa pelo espetáculo “Blume-zoof, o hospital de brinquedos.”
Em tempo, os últimos espetáculos do TEATRO DA GIOCONDA foram os premiados “O CADARÇO LARANJA”, “HISTÓRIAS DE CHUVA – GÊNESE”, “ENJOY!” e “HISTÓRIAS DE CHUVA”, apresentado na própria sede da Cia, a CASA DA GIOCONDA.
Dramaturgia e Direção: Milton Morales Filho
Sinopse: Num bairro afastado, fica um local que recebe brinquedos quebrados para conserto. Lá é conhecido como “Blume-zoof, o hospital dos brinquedos”. Cada brinquedo que chega traz também uma história pra contar ou para ser revelada. Sonhos, memórias, situações inusitadas e invenções. Lá, tudo pode acontecer antes que o brinquedo consertado volte para seu antigo dono ou ganhe um novo amigo.
Elenco
Joice Jane Teixeira, Isabel Rodolfo, Leandro Madeiros e Danilo Mora
Figurinos: Daniel Infantini
Direção musical, composições: Fernanda Maia
Cenografia: Marcela Donatto e Milton Morales Filho
Iluminação: Fábio Ferretti
Serviço:
Temporada: De 02 de outubro até 07 de novembro
Sábados e domingos às 16h
Duração: 55 minutos
Censura: recomendado para maiores de 04 anos
SESSÃO EXTRA E GRATUITA: 12 DE OUTUBRO
Nos dia 03 e 31 de outubro não haverá espetáculo devido às eleições.
O CCSP estará fechado!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!