Caixa Cultural recebe palestra de Enock Sacramento

28/10 · Recife, PE
1
Seven Star · Rio de Janeiro, RJ
26/10/2017 · 0 · 0
 

ENOCK SACRAMENTO REALIZA PALESTRA E VISITA GUIADA NA EXPOSIÇÃO POTEIRO: O COLORISTA DO BRASIL
O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia.
A CAIXA Cultural Recife recebe no dia 28 de outubro de 2017, às 11h, o premiado crítico de arte e curador da exposição "Poteiro: O Colorista do Brasil", Enock Sacramento, para uma palestra seguida de visita guiada pela mostra em cartaz na CAIXA Cultural Recife. O evento, assim como a exposição, tem entrada gratuita e não é necessária inscrição prévia, mas haverá distribuição de senhas a partir das 10h. A visitação à mostra é gratuita e pode ser feita das 10h às 20h de terça a sábado e das 10h às 17h aos domingos. O projeto tem patrocínio CAIXA e Governo Federal.

Dono de um repertório narrativo muito particular, Poteiro cruza, de forma inaudita, cenas religiosas do cristianismo com mitos indígenas e figuras do folclore, sempre embebido de intenso colorido. A mostra agrupa obras da coleção do instituto Antonio Poteiro em que o conteúdo narrativo já não importa tanto como os problemas formais que o pintor decidiu enfrentar no crepúsculo de sua existência.

Nascido numa aldeia do Minho, no norte de Portugal, Antônio Batista de Souza emigrou para o Brasil com um ano de idade, fixando-se inicialmente em São Paulo. Com oito anos, foi morar em Araguari (MG) cidade que ele chamou num de seus poemas de "terra da minha juventude", "terra das cabeceiras". Viveu em vários lugares, como Uberlândia, Ilha do Bananal, Nerópolis, exercendo, dentre outros, os ofícios de oleiro, ferreiro, cozinheiro, garçom, entregador de pães, pedreiro meia colher, cisterneiro. Mudou-se, finalmente, para Goiânia, onde voltou a trabalhar com o barro e, mais adiante, com as tintas, as telas e os pincéis. Morreu em 2010, na capital de Goiás, conhecido pelo nome de Antônio Poteiro e reverenciado como um dos maiores artistas do estado e do país.

Por tudo, Poteiro foi e é um grande artista. Transcende as definições com sua personalidade e sua produção tão singulares. A pintura do artista está entre as mais importantes do país. De origem humilde, Poteiro conseguiu, graças a seu talento esforço, reconhecimento do mercado de arte na maturidade. Como artista, primou pelo colorido. Pode-se dizer como Paul Klee: "A cor apoderou-se de mim; não tenho mais necessidade de persegui-la". Esta qualidade faz da pintura de Poteiro um regalo para a vista, um deleite para o espírito. Ele nos entrega uma pintura que encanta pela beleza, que é a promessa de felicidade de que nos fala Stendhal, algo "que ensina as luzes a brilhar", na expressão de Shakespeare.

O curador da exposição, Enock Sacramento, propõe uma questão àqueles que visitarem "Poteiro, o Colorista do Brasil": "De onde vem a potência da pintura de Poteiro, considerado um gênio da arte brasileira? Não vamos responder. Cada um que procure, no fundo das telas dele, a resposta. E se você descobrir, não conte a ninguém. Faça deste conhecimento o seu segredo.".

Serviço:
Palestra e Visita Guiada com Enock Sacramento na exposição "Poteiro, o Colorista do Brasil"
Local: Caixa Cultural Recife - avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife/PE
Data: sábado, 28 de outubro de 2017
Horário: 11h.
Entrada gratuita com senhas distribuídas às 10h.
Telefone: (81) 3425-1915
Visitação da exposição: de terça a sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 17h.

onde fica
Caixa Cultural Recife
quando ir
28/10/2017, às 11:00h
quanto custa
Gratuito

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados