Caleidos leva dança contemporânea para escolas

06/8 · São Paulo, SP
1
Anna Munhoz · São Paulo, SP
29/7/2011 · 0 · 0
 

Projeto “Leituras de Dança” une arte e educação em série de atividades que circularão por escolas da cidade de São Paulo entre os meses de agosto a outubro

São Paulo (SP) – Crianças e professores de seis escolas da rede de educação infantil da capital paulista terão a oportunidade de vivenciar e apreciar a dança de uma maneira diferente. Entre os meses de agosto a outubro estudantes e professores das EMEIs circularão pela nova sede do Caleidos Cia. de Dança por meio do projeto “Leituras de Dança”, contemplado em 2010 com o prêmio ProAC 22 e elaborado pelos diretores da Cia., Isabel Marques e Fábio Brazil.

O CEU Vila Atlântica recebe a abertura do projeto no próximo sábado (06) com o Seminário “Apreciação da dança: leituras da dança, leituras de mundo”, onde professores, coordenadores e diretores participarão de discussões sobre dança contemporânea (frequentação, fruição, leitura e crítica) e as possibilidades de continuidade de formação de público nas instituições escolares junto aos estudantes. O evento integra a terceira versão do Seminário Coreológicas.

As apresentações do espetáculo “Coreológicas Ludus” e o mini-curso “Interfaces entre a arte e a educação” para os educadores da rede dão sequência ao cronograma do projeto. O curso, com duração de oito horas, será ministrado nas escolas e trabalhará as etapas anteriores e posteriores ao espetáculo com o objetivo de propor e discutir atividades de continuidade com os alunos.

Ao todo, o projeto pretende atingir um público de cerca de 1500 pessoas, entre alunos, professores, coordenadores e diretores. A EMEI Noemia Hyppolito é a próxima a receber o Caleidos Cia. de Dança.

Arte e Educação

Desde 1996 quando foi criado, o Caleidos Cia. de Dança busca relacionar a produção artística em suas interfaces com a educação. Em “Leituras de Dança” não seria diferente. Os diretores da cia. utilizaram-se da experiência adquirida nas pesquisas, palestras, montagem de espetáculos e assessorias culturais e educacionais para levar à comunidade escolar a proposta de ampliação do acesso a espetáculos e a integração entre produção cultural e educação formal.

Os autores sentiram a necessidade de proporcionar a esse público um projeto que contemplasse a compreensão e leitura da arte, transformando meros espectadores em apreciadores críticos e frequentadores da dança contemporânea. “Essas atividades, de cunho educativo, permitem a integração entre arte e educação, entre artistas e público e entre arte e cidadania”, explicou Isabel Marques.

O projeto “Leituras de Dança” tem como premissa básica que a formação de público para a dança contemporânea e para a arte em geral não pode se limitar à frequentação esporádica e à circulação de espetáculos desvinculados do currículo escolar. “Na maioria das vezes reconhecem como dança somente os balés de repertório, as danças da mídia e as danças virtuosas como o hip hop. Isso se dá principalmente pelo pouco acesso que a grande maioria da população escolar tem à dança contemporânea e também pelo tipo de leitura especifica que essa arte requer”, esclarecem os autores do projeto.

Brincar e dançar

A interação e participação do público, marca registrada nas apresentações do Caleidos Cia. de Dança, estarão presentes no projeto “Leituras de Dança” com as apresentações do espetáculo “Coreológicas Ludus”, em que a cia. remonta e relê as nove versões do espetáculo Coreológicas realizados nos últimos 13 anos e contemplado duas vezes pela Lei de Fomento (2007 e 2009).

O espetáculo, apresentado na nova sede da cia., propõe novos jogos entre os elementos da linguagem da dança e o público, onde cada apresentação é uma única composição de cenas dos espetáculos anteriores.

onde fica
Abertura do projeto “Leituras de Dança” – Seminário “Apreciação da dança: leituras da dança, leituras de mundo”
Dia 06 de agosto, sábado, às 9h30

Local: CEU Vila Atlântica – Rua Coronel José Venâncio Dias, 840 – Jd. Nardini – SP
Informações: 3021-7510
Entrada Gratuita

quando ir
06/8/2011
quanto custa
Entrada Gratuita
website
www.caleidos.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados