Cantora Amelinha concede entrevista aberta ao público no Nomes do Nordeste

30/5 · Fortaleza, CE
1
Luciano Sá · Fortaleza, CE
29/5/2006 · 21 · 0
 

“Vá jandaiazinha, abra as asas, alce vôo, voe bem alto e cante tudo por aí afora, porque você canta lindo. E já que eu estou dando Bandeira, se a estrela da manhã cantasse, aquela que o poeta reservou só para si, num poema tão casto, seria como você, com este timbre puro e cristalino de menina fazendo roda, que quando canta, enternece a alma da gente e refrigera o ar em torno”.
Este carinhoso vaticínio foi dirigido pelo poetinha Vinícius de Moraes à cantora e compositora cearense Amelinha, no verão de 1975, na praia de Itapuã, em Salvador, na Bahia. A artista concederá entrevista aberta ao público, dentro do programa Nomes do Nordeste, a realizar-se no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), na próxima terça-feira, 30, às 19 horas. O Nomes do Nordeste tem entrada franca.
Entrevistada pelo jornalista, ator, dramaturgo e diretor teatral Ricardo Guilherme, Amelinha contará sua história de vida, descreverá sua trajetória artística e recordará sucessos de sua carreira, como “Frevo Mulher”, “Foi Deus Quem Fez Você”, “Flor da Paisagem” e “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor”, entre outros. Durante a entrevista, Amelinha será acompanhada pelo violonista, guitarrista e bandolinista Carlinhos Patriolino.
Na noite do próximo dia 3 de junho (sábado), a cantora fará dois shows em Fortaleza: o primeiro, dentro do programa Cultura Musical, no Centro Cultural Banco do Nordeste, às 19 horas; e o segundo, no BNB-Clube de Fortaleza (av. Santos Dumont, 3646 – Aldeota – fone: (85) 4006.7200), às 22 horas. Nas duas apresentações, os músicos Luiz Antônio Gomes (direção musical e teclados) e Paulo Ciranda (violão) acompanham a artista.

Trajetória artística
Nascida em 21 de julho de 1950, Amelinha (Amélia Cláudia Garcia Collares Bucaretchi) começou a cantar no início dos anos 1970, participando de shows de Fagner. Em 1974, passou a participar de programas musicais de TV no eixo Rio-São Paulo, mostrando seu talento e voz.
No ano seguinte, com Toquinho e Vinícius de Moraes, viajou para Punta Del Leste, no Uruguai, onde fez temporada com a dupla. Nessa época, Vinícius compôs para ela a canção “Ai Quem me Dera”. Nesse período, Amelinha integrava o grupo de artistas nordestinos que reunia nomes como Fagner, Ednardo, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Fausto Nilo, Robertinho do Recife e Manassés.
Em 1977, lançou o LP “Flor da Paisagem”, pela gravadora CBS, que incluiu “Depende” (Fagner e Abel Silva), “Acalmar-se” (Ednardo e Brandão), “Ponta de Espinho” (Ednardo) e a faixa-título, de Robertinho do Recife e Fausto Nilo.
No ano seguinte, pela mesma gravadora, lançou o disco “Frevo Mulher”, cuja faixa-título, de autoria de Zé Ramalho, despontou como o primeiro sucesso de sua carreira no contexto nacional. Este LP, com o qual Amelinha conquistou o “Disco de Ouro”, incluiu outras composições de sucesso, como “Dia Branco” (Geraldo Azevedo e Renato Rocha), “Coito das Araras” (Cátia de França), “Noite de Cetim” (Herman Torres e Sérgio Natureza) e “Santa Tereza” (Raimundo Fagner e Abel Silva).
Em 1979, a banda Santarém, grupo que tinha Elza Maria como cantora, gravou uma música de sua autoria, “Melão Caetano” (parceria com Ife e Fausto Nilo). No ano seguinte, participou do Festival MPB 80, da Rede Globo, classificando em 2º lugar a música “Foi Deus Quem Fez Você”, de autoria de Luiz Ramalho. Devido ao sucesso desta música, vendeu mais de um milhão de cópias do compacto homônimo.
Ainda neste mesmo ano, lançou o LP “Porta Secreta”, pela CBS. O disco trouxe dois grandes sucessos – “Gemedeira” (Robertinho do Recife e Capinan) e “Foi Deus Quem Fez Você” (Luiz Ramalho).

onde fica
Centro Cultural Banco do Nordeste - rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza (CE) - fone: (85) 3464.3108
quando ir
30/5/2006
quanto custa
Grátis
website
www.bnb.gov.br/cultura
contato
Luciano Sá - (85) 9117.1234 / 3464.3196 - lucianoms@bnb.gov.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados