Carlinhos Ferreira lança “Percuciência” no Stereoteca

13/6 · Belo Horizonte, MG
Kika Antunes. Direitos reservados.
Acompanhado de DJ Renatito, o percussionista mineiro lançará disco de estréia
1
Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG
13/6/2007 · 70 · 0
 

No dia 13 de Junho o percussionista Carlinhos Ferreira apresenta o show de Lançamento do CD PERCUCIÊNCIA, que acaba de sair do forno. A apresentação acontece dentro do Projeto Stereoteca, no Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa. às 20h30.

Como característica principal, o repertório trará composições percussivas próprias, além de inserções sonoras recolhidas pelo artista através das suas vivências com o universo da cultura popular brasileira. A concepção deste trabalho passeia por quatro elementos que norteiam a cultura brasileira: o indígena, o europeu, o árabe e o africano.

O CD Percuciência, conta com a participação especial do mestre e também percussionista Carlos Caçapava, de São Paulo, criador do termo percuciência - a ciência de pesquisar os ritmos e movimentos sonoros percussivos. Para Caçapava é surpreendente e muito carinhoso ser convidado pelo percussionista Carlinhos Ferreira para participar do seu primeiro CD, que é batizado com este nome de sua criação. “Para mim é muito importante ser reconhecido como mestre pelo Carlinhos. Estar na trilha do trabalho deste músico é para mim uma honra, trilhamos caminhos muito parecidos”, diz Caçapava.

A direção musical do trabalho foi realizada pelo cantor e arranjador Tatá Sympa. O percussionista será acompanhado dos músicos Emília Chamone (percussão) e Thiago Peixoto (percussão e gravações). Carlinhos conta ainda com a participação do técnico de som Felipe Amaral que faz inserções sonoras como DJ durante o show.

O repertório é um desenho do CD “Percuciência”, que trará um recorte do universo percussivo brasileiro e suas influências vividas pelo músico em suas pesquisas. Canções como Arabérico Brasileiro fazem uma reflexão histórica das origens árabes do ritmo baião, já Boizinho Celta conta sobre a viagem do adulfe (pandeiro) que aparece com muita freqüência nos bumbas meu boi, do Maranhão. E ainda, Moçambique Chico Rei, que homenageia, através da figura de Sinval da Costa (último Chico Rei coroado) a todos os congadeiros de Minas Gerais. Além de várias outras composições que refletem suas influências musicais.

O cenário do espetáculo será concebido pela artista plástica Thereza Portes.

onde fica
Teatro da Biblioteca Luiz de Bessa
Praça da Liberdade, 21
quando ir
13/6/2007, s 20:30h
quanto custa
Inteira: R$6,00
Meia-entrada para estudantes: R$ 3,00
(Ingressos vendidos no dia do show, na bilheteria.)
website
http://www.myspace.com/carlinhosferreira7
contato
Informações 3223.7331
www.stereoteca.com.br

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Percussionista mistura cultura indígena, européia, árabe e africana zoom
Percussionista mistura cultura indígena, européia, árabe e africana

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados