Carnaval do CCBB - Original PE e Olinda 2014

03/3 · Brasília, DF
Heudes Regis
Banda Eddie, com participação de Erasto Vasconcelos
1
Rodrigo Machado · Brasília, DF
19/1/2014 · 6 · 1
 

Tomem fôlego, preparem suas fantasias, ensaiem seus passos que vem aí o Carnaval do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Festival CCBB do Carnaval - Original PE e Olinda 2014


Consagrados artistas da cena atual pernambucana trazem à área externa do CCBB Brasília, toda a essência do Carnaval Pernambucano em mais de 6 horas de cortejo e shows, apresentando a riqueza e cultura da festa mais popular, multicultural e multifacetada do Brasil.


Para a segunda-feira de carnaval, dia 3 de março, das 13h30 às 19h30, o CCBB Brasília preparou uma tarde inteira para foliões e brincantes colorir de azul, verde, amarelo e vermelho a área externa do Centro Cultural agitando sombrinhas e jogando confete e serpentina, exibir adereços, máscaras e fantasias e esbanjar alegria, ao som e animação de uma orquestra de frevo, casal de passistas, Boneco Gigante, banda Eddie, Siba e a banda Mombojó.

Considerado como o carnaval mais democrático do mundo, onde os foliões não precisam pagar para brincar, onde não há cordões de isolamento e pulam o carnaval sem setores nem áreas ou muito menos mortalhas e abadás que os distinguem. “Os foliões do CCBB Brasília poderão experimentar um pouco da intensidade de um carnaval que tem como característica principal a democratização da brincadeira, bastando apenas ter vontade, alegria e muita disposição para pular e se divertir”, comenta José Oliveira, produtor do Carnaval 2014 do CCBB Brasília.

Abrindo a tarde de folia no CCBB, acompanhado por um boneco gigante de Olinda e casal de passistas, o cortejo da Orquestra de Frevo Henrique Dias vai desfilar pela área externa do Centro Cultural levantando poeira e arrastando os foliões com suas marchinhas de levadas quentes e aceleradas das 13h30 às 14h30. Em seguida, a banda Mombojó, principal representante de uma nova geração da música pernambucana, fruto e cidadão perfeito da utopia Mangue Beat imaginada por Chico Science, ocupa o palco que será montado no gramado. O maracatu e a ciranda singulares e ritmados de Siba vem logo depois, a partir das 15h45. O caldeirão borbulhante de frevo, samba e reggae da Banda Eddie, com participação de Erasto Vasconcelos fecham o dia de frevo e ferveção, também no palco, a partir das 17h30.


FREVO e PASSISTAS
Gingados, malabarismos e rodopios são alguns dos passos do Frevo, que é dançado ao som de marchinhas aceleradas e, ao contrário de outras, não possui letra. Os passistas de frevo encantam com técnica e improvisação ao som de uma banda, geralmente formada por metais tamborins, tambores e reco-reco. “O Frevo é um ritmo quente, que anima e arrasta uma multidão de fervidos foliões desde 1911. Para o carnaval do CCBB, preparamos um dia de muita farra pra agitar o brasiliense. Sabemos que será uma festa animada, sabemos que em Brasília têm muita gente que curte Frevo,” aposta o produtor.

BONECO GIGANTE de OLINDA
Com cerca de 3,5 m de altura e pesando em média 35 kg, o Bonecos Gigantes de Olinda são uma das atrações do Carnaval Pernambucano que traz mais vida e cor às ruas exibindo seus adereços (colares, chapéus, gravatas, enfeites de cabelo...), e são gastos mais de 20m de tecido para vesti-los. A pessoa que dá vida ao gigante se orienta através de uma abertura na braguilha da calça do boneco. Além de força, é preciso de muito folego para suportar os mais de 40 graus que fazem dentro da estrutura do boneco. O mais popular deles é o Homem da Meia Noite, que desfilou pela primeira vez em 1932 e até hoje é responsável por abrir o Carnaval Olindense à zero hora de sábado.

onde fica
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
13h30 - Concentração da Orquestra, em frente ao palco, e depois segue em cortejo pela área externa do CCBB, voltando à frente do palco.
14h30 - Mombojó
15h45 - Siba - (Projeto ¨Azougue Vapor¨)
17h30 - Eddie, com participação de Erasto Vasconcelos
Classificação indicativa: Livre para todos os shows do Festival
quando ir
03/3/2014, às 13:30h
quanto custa
Entrada franca
website
bb.com.br/cultura
contato
facebook.com/ccbb.brasilia

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Rodrigo Machado
 

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Dia 03 de março
14h30 - Concentração da Orquestra, em frente ao palco, e depois segue em cortejo pela área externa do CCBB, voltando à frente do palco.
15h30 - Siba - (Projeto ¨Azougue Vapor¨)
17h - Eddie, com participação de Erasto Vasconcelos
18h30 - Mombojó
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF
Informações: 61 3108-7600
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre para todos os shows do Festival

Rodrigo Machado · Brasília, DF 29/1/2014 11:02
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

13h30 - Orquestra de Frevo Henrique Dias zoom
13h30 - Orquestra de Frevo Henrique Dias
14h30 - Mombojó zoom
14h30 - Mombojó
15h45 - Siba - (Projeto ¨Azougue Vapor¨) zoom
15h45 - Siba - (Projeto ¨Azougue Vapor¨)
17h30 - Eddie, com participação de Erasto Vasconcelos zoom
17h30 - Eddie, com participação de Erasto Vasconcelos

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados