Eraldo Ébano, acompanhado do grupo Chorando Calado, apresentará repertório do mestre de Mangueira, que completaria 100 anos em 2008.
Diversos tributos a Cartola chegaram às lojas em 2008. O compositor mangueirense completaria 100 anos em 2008 e fez por merecer cada homenagem prestada. O projeto Clube do Choro Recebe não ficaria de fora: neste sábado (12), o grupo Chorando Calado recebe o cantor Eraldo Ébano, que interpretará músicas como Alvorada, Minha, O sol nascerá e O mundo é um moinho, entre outras.
Como o mestre homenageado, José Eraldo Rocha – nome de pia de Ébano – não vive apenas de música: atua em áreas tão diversas como comunicação e alimentação (é formado em Marketing e Técnico em Nutrição e Dietética). Nesta apresentação, será acompanhado por Tiago Souza (saxofone, clarinete), João Eudes (violão), Wendell Cosme (cavaquinho) e Paulinho Sabujá (pandeiro), que formam o grupo Chorando Calado.
À frente do grupo Ébano – conhecido pela preferência por sambas de raiz –, Eraldo já apresentou tributos a Cartola em outros palcos ludovicenses. O autor de Alvorada está em sua lista de preferidos, o que não tem difícil explicação: ele foi um dos maiores gênios da música popular brasileira em todos os tempos.
Cartola – Fundador da Estação Primeira de Mangueira, ainda no final dos anos 20, Angenor de Oliveira, o Cartola – que trabalhava como servente de obra e ganhou este apelido por conta do chapéu que usava para se proteger da poeira – sumiu do mapa, só reaparecendo em fins dos anos 50, encontrado pelo jornalista Sérgio Porto (o Stanislaw Ponte Preta), trabalhando como lavador de carros.
Na década de 60, abriu, com a então esposa, Dona Zica, o restaurante Zicartola, palco importante para o cenário da música popular brasileira, que veio a falir em seguida. Cartola só gravou o primeiro de seus quatro discos em 1974, na gravadora Marcus Pereira, que lançou outros nomes importantes como Canhoto da Paraíba, Doroty Marques, Papete e Chico Maranhão. Faleceu em 1980, aos 72 anos.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!