Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Cavalo-marinho Boi PIntado, o dia de Reis e a Lei Rouanet

05/1 · Recife, PE
Eiki Tabata
Boi Pintado morto e a Galantaria
1
Rosa Campello · Recife, PE
31/12/2007 · 157 · 18
 

Celebração ao Dia de Reis, evento que acontece sempre dia 06 de janeiro, estaremos antecipando-o um pouco, para o dia 05 de janeiro de 2008, e com motivos de sobra para comemorá-lo: Mestre Grimário acaba de receber incentivo para finalizar seu CD CAVALO-MARINHO BOI PINTADO, o qual tem a participação especial das crianças do Ponto de Cultura do MOVIMENTO PRÓ-CRIANÇA através da Lei Rouanet!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A Empresa socialmente responsável , é a STN - SISTEMA DE TRANSMISSÃO DO NORDESTE.
"CAVALO-MARINHO, Uma Dança Dramática Brasileira:
Cavalo-marinho, uma tradição folclórica do ciclo de Natal, é a versão pernambucana do Bumba-meu-Boi. Encontrado em toda parte do Brasil, o Bumba-meu-boi é uma dança dramática que tem como elemento principal a morte e ressurreição do boi mágico.
Uma apresentação de cavalo-marinho abrange música vocal, dança, cenas dramáticas, ação, poesia improvisada, música instrumental, máscaras e fantasias. No interior, para o norte do Recife, apresenta-se durante a safra da cana-de-açúcar( agosto a janeiro).
O enredo do Cavalo-marinho concentra-se em torno do Capitão, um proprietário rural que tinha deixado suas terras sob o controle de Mateus e Sebastião, dois vaqueiros. O Capitão deseja celebrar a volta dele às suas terras, mas, os vaqueiros não deixam. O Capitão manda um Soldado tirar a licença à força, e ele consegue, após muita confusão cômica e pancadas altas, mas, sem dor, das bexigas de boi que o Mateus e o Sebastião usam como armas e instrumentos musicais. Agora é a vez do Mestre Ambrósio, que imita todas as personagens do folguedo, que continua com uma longa seqüência de danças pelo Capitão e seus Galantes, uma guarda de honra. Entre elas, são danças em homenagem aos Reis Magos, que compartilha temas musicais com as devoções de Reis no Portugal, e uma para São Gonçalo de Amarante.
Entram, em seguida, dezenas de personagens, cada uma das quais faz parte do mundo do engenho-de-açúcar. Entre elas, há personagens realísticas, como o Valentão, o Cangaceiro e o Vaqueiro- que fala na poesia do Sertão, e imaginárias- como o Caboclo de Urubá. A apresentação termina com a entrada, dança, morte e ressurreição do Boi. O acompanhamento musical fica por conta do banco, um grupo de músicos que tocam Rabeca, Pandeiro, Bage( Reco-reco) e Mineiro( Ganzá). Os Percussionistas e, às vezes, o Rabequeiro também cantam. Entre seqüências, se ouve toadas do vasto repertório, versos improvisados e música instrumental para dança.
Durante os anos 90, o interesse no Cavalo-marinho por parte do público da região metropolitana do Recife tem crescido muito, como parte de um ressurgimento de interesse na cultura popular em geral. Jovens visitam o interior para assistir a apresentações e para entrar no Mergulhão – a dança de abertura do Cavalo-marinho, e existem diversos projetos de pesquisa e documentação" .
Texto: John Murphy, Ph.D., Etnomusicólogo e professor de música na Western Illinois University( até 2001) e a University of North Texas(à partir de Agosto de 2001). Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=v-ZbgFv74HE
http://www.youtube.com/watch?v=YrnTAI0WwPc
http://www.youtube.com/watch?v=_sNqh-3HtbA
http://www.youtube.com/watch?v=DCwYzhMXlUI

onde fica
Sítio Trindade, Recife - PE
quando ir
05/1/2007, às 19:00h
quanto custa
Grátis! Traga, apenas, um par de pernas bem dispostas...
website
www.movimentoprocrianca.org.br
contato
Rosa Campello: 81.96927778
rosacampel@hotmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Cintia Thome
 

Rosa

Boa informação. Que todos pudessem ter olhos pra isso!
E ouvidos para este CD. Sucesso ao Mestre Grimário
Dia 05/01 em Recife, PE
Obrigado pelo convite.

.

Cintia Thome · São Paulo, SP 29/12/2007 09:32
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Rosa,

Tua colaboração está muito legal, informativa.
Eu mesmo nunca soube muito sobre o folclore do boi. Via a alegoria mas nunca entendia. Agora, através de sua explicação deu para tornar mais real o sentido dessa manifestação cultural. Tudo a ver com a História e a identidade de nossa gente.


Parabéns!!!

Marcos Paulo Carlito · , MS 30/12/2007 13:48
sua opinião: subir
Rosa Campello
 

obrigadinha, Carlito, valeu! na verdade, a explicação- maravilhosa-é de um etnomusicólogo que pesquisou pro Doutorado dele, a brincadeira do Cavalo-marinho de Camutanga, Chã do Esconso, Ferreiro, todos distritos da cidade de Aliança, na Zona da mata Norte de Pernambuco. Castigada pela cultura da cana-de-açúcar e grandes diferenças sociais, há 500 anos. Aguardo voce na votação( acho q vou dançar, pois, no meio do feriado, quem vai conectar-se?!?!?!? ) Feliz 2008!

Rosa Campello · Recife, PE 30/12/2007 14:10
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Rosa

Voltei para o voto e para aplaudir....
Vostos de um ano cheio
de humildade, irmandade entre todos.
Muito Amor neste 2008, amanhã..
bj

Cintia Thome · São Paulo, SP 31/12/2007 08:35
sua opinião: subir
brigitte
 

Rosa,
que festa maravilhosa! Com certeza o sucesso e o brilhantismo estarão presentes.
Feliz 2008, Rosa.
Abração.

brigitte · Goiânia, GO 31/12/2007 09:15
sua opinião: subir
Nydia Bonetti
 

Rosa
Que trabalho bonito! Precisamos mesmo divulgar as nossas tradições, antes que elas se acabem. Aqui em minha cidade, é muito forte o costume da dança de São Gonçalo. Temos a Catira, As Congadas e o maravilhoso Caiapó. As festas de janeiro se aproximam, e se eu conseguir tentarei mostrar aqui no OVER um poco das nossas tradições.
Beijo
Feliz 2008!

Nydia Bonetti · Campinas, SP 31/12/2007 09:49
sua opinião: subir
Branca Pires
 

Olá Rosa, que linda festa e que linda encenação. Adoro folclore. sobretudo o auto do Bumba-meu-boi. E cavalo-marinho Boi pintado, tem tudo a ver. Eu não conheço, nunca vi, mas pela tua apresentação e descrições, tem tudo a ver e é muito legal.
Parabéns!
Grande abraço e Feliz 2008!

Branca Pires · Aracaju, SE 31/12/2007 09:53
sua opinião: subir
Sinvaline
 

Gostei muito, parabens! Votado
Sinvaline

Sinvaline · Uruaçu, GO 31/12/2007 11:18
sua opinião: subir
Marcos André Carvalho Lins
 

muito legal, Rosa. vamos ver se em 2008 conseguimos novas parcerias como a do Leão Coroado, para produzir belíssimas matérias e pautas como esta!!!Penso que precisamos divulgar a cultura "popular", temos que fomentar todo forma de manifestação das nossas raízes para que elas não desapareçam, ou enfraqueçam...
abração,

Marcos André Carvalho Lins · Recife, PE 31/12/2007 12:30
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Tá vendo como você conseguiu?

Parabéns!!!

Marcos Paulo Carlito · , MS 31/12/2007 12:51
sua opinião: subir
BETHA
 

Rosa,
vim a convite de Carlito.
Admiro demais a cultura brasileira, em especial, a pernambucana, porque conheço mais de perto. Parabéns pela imagem e pela explicação, o que é essencial para sabermos todo o sentido do que assistimos.
abçs de betha.

BETHA · Carnaíba, PE 31/12/2007 13:41
sua opinião: subir
anamineira
 

Rosa,
também vim a convite do Carlito.
Sua matéria está excelente. A imagem também.
Precisamos divulgar nossa cultura.
Abraços.

anamineira · Alvinópolis, MG 31/12/2007 15:04
sua opinião: subir
ILZE SOARES
 

Rosa,

Parabéns pela reportagem. Sou recifense, adoro tudo da minha terra. Grande reportagem, me deu saudade de ver o Cavalo-marinho, lembro que assisti muito quando era pequena, tempos que não voltam mais... me deu saudade!

Valeu!!

Parabéns, votado.

Feliz 2008!!!

Bjos

ILZE SOARES · Salvador, BA 31/12/2007 15:47
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Frazao my brother
 

Rosa,
muito boa a informação. Trouxe-me lembrança do Norte.
Carlito, obrigado pelo convite.
Coincidência: tenho uma peça de teatro chamada "Boi Pantaneiro" - inspirada na mesma raiz - em que apresento o lamento do índio terena pela morte do boi. Faz tempo que não encenamos, por falta de suporte cultural. O texto, porém, guardo em meus arquivos na esperança de que alguém ressuscite a dança por aqui. Afinal, o pantanal é a terra do boi.
abrs

Frazao my brother · Anastácio, MS 31/12/2007 19:20
sua opinião: subir
Rosa Campello
 

obrigada a todos que visitaram e votaram na colaboração, espero que nos encontremos em outras ocasiões, nesta troca maravilhosa que é o OVERMUNDO! Abraços, e FEliz 2008!

Rosa Campello · Recife, PE 1/1/2008 18:12
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Rosa Campello · Recife (PE)
Cavalo-marinho Boi PIntado, o dia de Reis e a Lei Rouanet, Recife, PE · 05/1

Trabalho abençoado pra em qualquer época a gente vir ver e com
todo amor e orgulho votar.

Muita Cidadania.
Beleza e magia.
Faz nossa Cultura mostrar.
Temos de lhe agradecer.
Pois estas é a fazer.
ao nosso povo divulgar.

Parabéns Amiga.
Trabalho em prol da Comunidade.
Valeu Milhóes.
Abração Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 22/5/2008 07:50
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Esplêndida matéria !...
(pelo mesmo caminho, o Antônio Carlos Nóbrega , é nosso querido amigo e gravamos muito juntos, em outros tempos...Figura inigualável da cultura brasileira, alem de ser pessoa inestimável !!!...se , por ventura, encotra-lo, por favor, de meus saudosos cumprimentos a ele ( diga que foi o Canônico, do estudio Cítara, de Sampa...anos 80 +ou-...rsrs)
Grato e votado !!
abs
Joe

joe_brazuca · São Paulo, SP 4/7/2008 13:58
sua opinião: subir
Rosa Campello
 

obrigada, Joe. devo encontrar o Nóbrega em dezembro, quando ele e Rosana vêm pra participar das manifestações da cultura popular, darei suas lembranças. abraços, rosa

Rosa Campello · Recife, PE 5/7/2008 13:34
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados