Caymmi na beira do mar

05/11 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
flautistas da pro arte na beira do mar
5
Cida Fernandes RJ · Rio de Janeiro, RJ
1/11/2014 · 5 · 0
 

O cantor e compositor Dorival Caymmi(30/4/1914–16/8/2008) será o grande homenageado, dia 5 de novembro, quarta-feira, “Dia Nacional da Cultura”, com apresentação única dos Flautistas da Marambaia e Flautistas da Pro Arte, às 13 horas, na Escola Municipal Professor Viera Fazenda, em Barra de Guaratiba. O cenário é na beira do mar na Restinga da Marambaia, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A entrada é franca.

É um espetáculo da natureza a localização da pequena escola. Um cenário que certamente encantaria o baiano que tanto cantou e escreveu sobre os encantos que o mar e os pescadores da Bahia lhe trouxeram e que ele soube como ninguém retratar em sua obra.

Esse projeto foi desenvolvido com os alunos em Guaratiba pela flautista Claudia Ernest Dias, que é professora de história na escola municipal e também está a frente da Pro Arte. "Caymmi foi apresentado às crianças de diversas turmas através de músicas, textos, biografia, vídeos, desenhos e pesquisas".

O trabalho com os alunos de 11 aos 14 anos de idade foi inspirado no vitorioso projeto Flautistas da Pro Arte. A partir de atividades interdisciplinares envolvendo diversos núcleos da escola, vinte alunos receberam aulas de flauta, canto e dança e aprenderam o repertório de canções como "Histórias de Pescadores", "Maracangalha", "Canoeiro", entre outras.

O projeto foi abraçado pela direção e professores da escola: Claudia Vieira (teatro), Lívia Benassi (sala de leitura), Eliane de Castro Assumpção (português) e Maria de Fátima Osório (educação artística). Contou também com as participações da professora de canto Laura Gubernikoff e na preparação cênica, Joana Nicioli.

Essa apresentação será somada aos Flautistas da Pro Arte, trabalho de educação musical através da música popular brasileira, desenvolvido há 25 anos e que também estará homenageando o mestre. Os dois grupos – Flautistas da Marambaia e Flautistas da Pro Arte – estarão juntos neste dia lembrando o grande Dorival Caymmi.

_ Neste dia o canal MultiRio, que tem acompanhado o processo de trabalho com os alunos na escola e na Pro Arte, volta a Marambaia para também registrar esta apresentação e finalizar a série “Coletivamente”, disse Claudia Ernest Dias.

A direção do projeto Flautistas da Pro Arte é de Bebel Nicioli, Bruno Jardim e Claudia Ernest Dias e a direção e coordenação geral dos Flautistas da Marambaia é assinada apenas por Claudia Ernest Dias. O projeto Flautistas da Pro Arte conta com o Patrocínio da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

onde fica
Local: Escola Municipal Professor Viera Fazenda
quando ir
05/11/2014, às 13:00h
quanto custa
Entrada Franca
website
www.flautistasdaproarte.com.br
contato
Clóvis Corrêa - 982897728

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados