Choro calibre 45

16/8 · São Luís, MA
[Foto: Gilson Teixeira. Acervo Sociedade Maranhense de Direitos Humanos]
Clube do Choro Recebe trará Joãozinho Ribeiro de volta aos palcos
1
Zema Ribeiro · São Luís, MA
14/8/2008 · 92 · 0
 

Completando 45 edições ("45 não é idade, é calibre", diria o dramaturgo Mário Bortolotto, 45) o Clube do Choro Recebe traz ao palco do Restaurante Chico Canhoto, sábado (16), o Instrumental Pixinguinha e o poeta e compositor Joãozinho Ribeiro.

Será o primeiro show do hoje secretário de estado da Cultura desde que assumiu a pasta, em janeiro de 2007.

Joãozinho Ribeiro tem estreita ligação com o samba e o choro: entre 2002 e 2003 apresentou o projeto Samba da Minha Terra, que percorreu 18 bairros em São Luís levando a essas comunidades música de qualidade e gratuita. Em 2003 também, liderou a Serenata dos Amores, com música, teatro e poesia no Largo dos Amores, como foi re-batizado, por conta do projeto, o largo da Igreja do Desterro, no bairro homônimo, um dos três do Centro Histórico ludovicense.

O Samba da Minha Terra venceu duas categorias do Prêmio Universidade FM, em 2003: melhor show e melhor músico violonista (dividido entre Celson Mendes, seis cordas, e Francisco Solano, sete cordas). No ano anterior, Joãozinho Ribeiro venceu as categorias melhor música e melhor letra, por sua Milhões de uns, interpretada magistralmente por Célia Maria, em seu homônimo álbum de estréia.

Para acompanhá-lo, o também premiado Instrumental Pixinguinha, primeiro grupamento de choro do Maranhão a gravar um disco: Choros Maranhenses (Prêmio Universidade FM 2006, melhor disco de música instrumental), todo de composições próprias e releituras de mestres maranhenses. Domingos Santos (violão sete cordas), Juca do Cavaco, Nonatinho (pandeiro), Raimundo Luiz (bandolim) e Zezé Alves (flauta) é a formação deste Pixinguinha do Maranhão.

O Projeto Clube do Choro Recebe tem apoio cultural de TVN São Luís, Energético Hiro, Clinimagem, Honda Gran Line e Rádio Universidade FM.

onde fica
Restaurante Chico Canhoto (Residencial São Domingos, Cohama).
quando ir
16/8/2008, às 19:00h
quanto custa
R$ 5,00 (couvert artístico individual).
website
http://fotolog.terra.com.br/choromaranhao
contato
pelos telefones [98] 3252-1219, 9128-6278 e/ou e-mails ricochoro@hotmail.com e clubedochorodomaranhao@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados