Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Ciência em Foco apresenta 'Teorema', de Pasolini

05/9 · Rio de Janeiro, RJ
Casa da Ciência da UFRJ
Filme abre discussão sobre o papel dos problemas na construção do conhecimento.
1
gcg · Rio de Janeiro, RJ
24/8/2009 · 1 · 0
 

O cineclube da Casa da Ciência, que já é sucesso de público (apesar da pouca idade), exibirá, em sua edição de setembro, “Teorema”, de Píer Paolo Pasolini. Após a projeção do filme, no dia 5 de setembro, às 16h, a doutora em Filosofia da Ciência e professora do Instituto de Matemática da UFRJ, Tatiana Roque, apresentará a palestra “Teorema x problema: uma tensão fundamental”. Tatiana irá discutir a potência dos problemas como motores do conhecimento.

“Teorema”, lançado 1968, é um filme representativo do chamado “Cinema de Poesia”, do escritor e cineasta Pasolini. Inspirado na liberdade da poesia, o diretor busca romper com a ortodoxia das obras cinematográficas através, por exemplo, de uma mescla de diferentes linguagens e de uma não linearidade espaço-temporal em alguns de seus filmes. Nessa obra, Pasolini faz um relato alegórico sobre a dissolução de uma família burguesa a partir da chegada de um misterioso hóspede, que provoca uma espécie de libertação em cada um dos personagens da casa a que visita.

A proposta do Ciência em Foco é a de estimular a produção e circulação de novas ideias a partir da exibição de filmes e de debates com professores e pesquisadores. Desde a temporada no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), entre 2004 e 2006, e com a edição de seu livro em 2008, o Ciência em Foco busca promover o pensamento a partir do cinema, estimulando o debate sobre a dimensão filosófica dos temas apresentados. As sessões do cineclube são realizadas todo primeiro sábado do mês.

onde fica
Casa da Ciência da UFRJ
R. Lauro Müller, 3 – Botafogo.
quando ir
05/9/2009, às 16:00h
quanto custa
Entrada franca.
Distribuição senhas meia-hora antes da sessão.
website
http://www.casadaciencia.ufrj.br
contato
casadaciencia@casadaciencia.ufrj.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados