Cine Sesi Cultural promove sessões gratuitas de cinema em Nova Era

de 29/1 a 31/1 · Nova Era, MG
Divulgação
Pequenas Histórias de Helvécio Ratton
1
Luciana. CL Assessoria · Belo Horizonte, MG
27/1/2010 · 1 · 0
 

Depois de realizar concorridas sessões de cinema nas cidades de Bocaiúva, Janaúba, Taiobeiras, Salinas, Turmalina, Resplendor, Carlos Chagas, Manhumirim e Belo Oriente, o projeto CINE SESI CULTURAL encerra sua segunda etapa de 2010 em Nova Era. O município, localizado na região central de Minas, receberá nos dias 29, 30 e 31 de janeiro apresentações gratuitas de seis filmes na, a partir das 19 horas.

Dia 29/01: “Vida Maria” e “Tapete Vermelho”
Dia 30/01: “Os Filmes Que Não Fiz” e “Pequenas Histórias”
Dia 31/01: “Até O Sol Raiar” e “A Era do Gelo 3”

Os filmes que serão exibidos em Nova Era são brasileiros e premiados, com exceção de “Era do Gelo 3”, animação norte-americana dirigida pelo carioca Carlos Saldanha, que foi a produção cinematográfica mais vista no Brasil em 2009, ultrapassando nove milhões de espectadores. Entre os nacionais, destaque para os filmes de cineastas mineiros que serão exibidos: no sábado, o premiadíssimo curta-metragem “Os Filmes que não Fiz” dirigido por Gilberto Scarpa; e o longa “Pequenas Histórias” de Helvécio Ratton, um dos mais importantes nomes do cinema mineiro.

Antes da programação principal, serão apresentados quatro pequenos ‘curtas’ produzidos nas oficinas de stop-motion realizadas, nesta edição do projeto, nas cidades de Salinas e Turmalina. Os filmes foram realizados por estudantes do Ensino Médio que têm no máximo 18 anos de idade, com orientação de professores universitários.

A coordenadora do Cine Sesi Cultural pelo SESI/MG, Alexandra Santos, destaca que a iniciativa traz um importante retorno. “Nesta quinta edição em Minas Gerais, superamos todas as expectativas de público nas cidades contempladas. Por várias vezes, nos deparamos com pessoas emocionadas, como as que nunca tinham visto um filme em um ambiente de cinema ou aquelas que puderam reviver os tempos em que assistiam com freqüência a filmes em salas de projeção. O público sempre recebe o projeto com alegria e satisfação, tecendo muitos elogios e agradecimentos”, revela.

A produtora cultural e idealizadora do projeto, Lina Rosa, ressalta ainda o potencial aglutinador da iniciativa. “Esperamos que a luz do projetor gere outra luzinha, na cabeça das pessoas. E que essa luz possa se propagar até que, um dia, as cidades do interior não necessitem mais do projeto, porque já contarão com a reabertura das suas salas de projeção. Acreditamos na possibilidade de unir pessoas em torno da arte”, diz.

“Para o SESI, o evento é de grande importância já que leva a cultura para cidades de todas as regiões do estado, cumprindo o compromisso da instituição de facilitar o acesso da população aos bens e manifestações culturais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades”, completa Alexandra.

Cine Sesi Cultural
O projeto circula desde 2002 e leva cinema a lugares que não possuem salas de projeção em funcionamento, levantando a discussão sobre a democratização do acesso à cultura. Após percorrer várias cidades do interior de Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, a oitava edição da iniciativa retornou a Minas Gerais, no final de 2009, levando filmes para mais uma parcela da população do interior do estado. As cidades contempladas com esta etapa foram Bocaiúva, Janaúba, Taiobeiras, Salinas, Turmalina, Resplendor, Carlos Chagas, Manhumirim, Belo Oriente e Nova Era. Em 2009, a caravana levou a arte cinematográfica para outros dez municípios mineiros, entre os dias 7 de agosto e 18 de outubro.

A atual etapa (segunda) pelo interior mineiro começou no dia 13 de novembro de 2009. As projeções ocorrem sempre a partir das 19 horas na sexta, sábado e domingo, ao ar-livre em área cedida ao SESI, em acordo com a prefeitura local, podendo ser em uma praça ou local de conhecimento do público.

onde fica
Praça da Matriz - Nova Era - a 137 quilômetros de Belo Horizonte
quando ir
29/1/2010 a 31/1/2010, às 19:00h
quanto custa
Gratuito
contato
Coordenadora do evento pelo SESI/MG- Alexandra Santos – (31) 3241-7140/8871-9625
Produtor de Campo: Ricardo Reichmann (11) 8527-4295 / Nextel 46*149

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados