A Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Cinesul e a Universidade Federal Fluminense através de seu Laboratório de Investigação Audiovisual orgulhosamente apresentam: SESSÃO COMEMORATIVA DE TRÊS ANOS DO CINECLUBE SALA ESCURA SESSÃO LATINA com o filme Habanera (Pastor Vega, Cuba, 1984)
Dia 14/6/ 2007, quinta-feira, Ã s 18:30 na Cinemateca do MAM. ENTRADA FRANCA!
Após a sessão: Tragos y Sonidos especial
* * *
Habanera
Dir: Pastor Vega, Cuba, 1984
Roteiro: Ambrosio Fornet
Com: Daisy Granados, Miguel Benavides, César Evora
Sinopse: Laura é uma psiquiatra casada, com filhos. O seu mundo pessoal e profissional se funde, e ela enfrenta uma crise matrimonial pouco convencional, que evoca novas formas de convivência. Continuando suas pesquisas formais e temáticas anteriormente expostas em Retrato de Tereza (1979), Pastor Vega
em seu segundo longa-metragem de ficção analisa a questão e o papel da mulher cubana, que em uma sociedade dita revolucionária, ainda sofre uma série de preconceitos e limitações.
* * *
O Cineclube Sala Escura Sessão Latina foi uma iniciativa de alunos e de um professor da Universidade Federal Fluminense que, imersos no estudo da cinematografia latino-americana, tão pouco conhecida e difundida entre nós, resolveram suprir a sua carência no circuito comercial brasileiro fundando um cineclube que dedicasse a ela sua exclusiva atenção.
Nos seus três anos de trajetória na cinemateca do MAM, o Sala Escura levou ao público filmes pouco vistos de autores consagrados: O Castelo da Pureza (Arturo Ripstein), Inimigo Principal e Fora Daqui (Jorge Sanjinés) Martin Fierro (Leopoldo Torre Nilsson), A Morte de um Burocrata e As Doze Cadeiras ( Tomás Gutiérrez Alea), Sur (Fernando Solanas); grandes clássicos da História do Cinema Latino-Americano: El Compadre Mendoza, La Mujer del Puerto, Pelota de Trapo, Dos Monjes ; filmes populares: Favela, Mecânica Nacional, Nua e Acossada ; filmes comerciais dos anos 80/90: Se Permuta, Entre três y Dos, Como Ãgua para Chocolate, Mi Querido Tom Mix, Reportaje a la Muerte.
Buscando promover uma abrangência compatÃvel com a pluralidade e a diversidade de uma cinematografia tão vasta e pouco explorada o Sala Escura sempre teve como objetivo principal difundir tanto os clássicos referendados pela historiografia do cinema latino- americano- porque até eles são marginalizados e praticamente nunca exibidos no Brasil- quanto os filmes que são freqüentemente esquecidos por ela.
Comemorando seus três anos de atividade, o Cineclube Sala Escura juntamente com o Cinesul, outro importante foco de difusão do cinema latino-americano no paÃs, realizará sessão especial com a projeção do filme Habanera e a presença da atriz cubana Daisy Granados.
Após a sessão, tragos y sonidos especial no pátio da Cinemateca.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!