Cinema, música e formação

de 30/7 a 31/7 · Floresta, PE
1
Sambada · Olinda, PE
17/7/2011 · 0 · 0
 

Depois do recesso de junho, o Ponto de Cultura Sertão Itaparica Mundo retoma suas atividades culturais em Floresta.

Começando em grande estilo, o CineClube Florestano vai realizar a quarta edição do projeto Cinema e Música. Desta vez, o convidado será a Orchestra de Pífanos de Floresta, grupo criado em 2010, pelo Ponto de Cultura, com 14 integrantes entre jovens e adultos de Floresta.

Antes do pocket show da Orchestra, haverá a exibição de cinco curtas pernambucanos com temática musical. Três deles (Fuloresta do Samba; Tebei e Do Morro?) já foram exibidos, em 2010, na Escola Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho e a sessão foi um sucesso. Os outros dois curtas nunca foram exibidos em Floresta.

Em julho, também acontecerá a oficina de captação de áudio em campo, no auditório do Instituto Federal de Floresta (IF), ministrada pelo músico, professor e mestre em etnomusicologia, André Sonoda, um dos melhores especialistas em áudio e acústica do Recife. A oficina será gratuita e terá 15 vagas.

Inscrições pelo e-mail: sertaoitaparicamundo@gmail.com

Sinopse dos filmes:
A ficção Maracatu, Maracatus (PE, 1995), do diretor Marcelo Gomes, exibe as diferenças culturais entre diversas gerações de integrantes do folguedo maracatu rural, ritual afro-indígena que tem suas origens nos engenhos de açúcar da Zona da Mata pernambucana. Chico Science, Antônio Carlos Nóbrega e Cannibal assinam a trilha sonora deste curta-metragem.

Documentário de Marcelo Pinheiro, Fuloresta do Samba (PE, 2005) conta um pouco da trajetória do músico pernambucano Siba Veloso, artista que abandonou a carreira em São Paulo para ir morar em Nazaré da Mata/PE, onde formou uma banda com músicos tradicionais e excursionou pela Europa.

Tebei (PE, 2008), de Gustavo Vilar, Hamilton Costa, Paloma Granjeiro e Pedro Rampazzo é uma das poucas obras audiovisuais realizadas no Sertão de Itaparica. Retrata o dia-a-dia dos integrantes do grupo Coco de Tebei, formado por moradores da comunidade Olho D’Água do Bruno, em Tacaratu/PE.

Terceiro melhor curta da 1ª Mostra Nacional Curta Sertão, Do Morro? (PE, 2010), de Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro exibe a opinião de músicos, formadores de opinião e acadêmicos sobre a trajetória do músico João do Morro, discutindo polêmicas e os mecanismos contemporâneos de divulgação da cultura.

O Mundo é Uma Cabeça (PE, 2004) é um registro do movimento musical pernambucano Manguebeat. Recheado de depoimentos e imagens de shows, o documentário é conduzido por Chico Science, cantor e idealizador do movimento, a bordo do seu Galaxe, num passeio noturno pelo bairro do Recife. Na trilha sonora, músicas de Chico Science, Otto, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Mestre Ambrósio e Ortinho.

onde fica
CineClube Florestano: Bar dos Amigos - pça. Cel. Fausto Ferraz - Centro
Oficina: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Floresta - rua Projetada, s/nº. - Caetano 2
quando ir
30/7/2011 a 31/7/2011
quanto custa
Gratuito
website
sertaoitaparicamundo.blogspot.com
contato
sertaoitaparicamundo@gmail.com

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados