Esta semana na Ufrgs: cultura circense, maracatu, cortejos
Cultura brasileira através da linguagem circense
O grupo paulista Nau de Ícaros, expoente do Novo Circo nacional, traz a Porto Alegre espetáculos que envolvem teatro, dança, música e circo.
Companhia caracterizada por propor uma nova visão da cultura popular brasileira através da linguagem circense, Nau de Ícaros consegue promover interação única entre espetáculo, público e ambientes.
Nesta edição em Porto Alegre serão apresentados “Cidade dos Sonhos”, “Cortejos” e “El Gran Circo Carnaval”.
Cidade dos Sonhos é uma peça que mescla teatro e circo, uma grande “ópera bufa”, que resgata o mito da terra fantástica de São Saruê (lugar onde não há suor, dor, velhice ou morte, apenas prosperidade e fartura) e conta a história de seu rei, Panigon.
As apresentações de Cidade dos Sonhos serão nos dias 29 de abril e 6 de maio - 17horas,.
Entrada franca, no Salão de Atos da Ufrgs, Avenida Paulo Gama, 110.
Dia 2 de maio
El Gran Circo Carnaval
Cortejo de artistas desfilará pelas ruas de Porto Alegre ao som do Maracatu-Nação, como em uma grande festa popular. Inspirado na cultura do Nordeste e de Minas Gerais.
Ás 13 horas, na Rua Uruguai, 185.
Dias 3 e 4 de maio, às 14 horas, dia 5, às 11horas.
Concentração para cortejos no Campus Central da Ufrgs de palhaços, malabaristas e acrobatas.
Todos os eventos têm entrada franca (*)
Oficinas
Ritmos que representam a cultura do Brasil
O grupo cênico Nau de Ícaros ministrará oficinas de Danças Brasileiras, Dança com Tecido e Maracatu.
A proposta de Danças Brasileiras é o encontro com a ginga e a expressão características das manifestações culturais do Brasil. Ritmos, passos, ritos e símbolos de danças de orixás dão os moldes para o aprendizado.
Da Dança com Tecido é o aprendizado das técnicas básicas do belo e aclamado espetáculo do Novo Circo. Contando com todos os equipamentos de segurança necessários, o público poderá aventurar-se nesta modalidade de acrobacia aérea.
No Maracatu, a ênfase é ao estudo desta das mais fortes e tradicionais expressões da cultura brasileira, fonte de constante pesquisa da Cia. Nau de Ícaros.
Brincando com arte
Uma programação divertida e especial está sendo desenvolvida durante o Centro Cultural Banco do Brasil diariamente, desde 26 de abril até 6 de maio, com exceção das segundas-feiras.
Trata-se da oficina Brinquedoteca com Sapecão, cujo objetivo é ensinar o público infantil a misturar arte e brincadeiras. Sapecão é o personagem que conduz as atividades sempre encontrando um meio de divertir todo o grupo. Os encontros são realizados como oficina aberta, de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas, no Salão de Atos da Ufrgs, Avenida Paulo Gama, 110 – Campus Central e área externa)
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!